CROSSFIT – Conheça a nova prática que é o esporte do fitness

crossfit post

O Crossfit, denominado o “esporte do Fitness” (do inglês, significa estar em boa forma física), é um programa de condicionamento físico não tradicional que visa a melhora das capacidades físicas. Qualquer pessoa pode praticá-lo seja em qual idade for, podendo ser jovem ou mais velha. Basta ter disciplina esportiva. O Crossfit é uma forma empírica de exercitar o corpo, baseada na sua própria vivência e interpretação de resultados na prática.  O treinamento visa conquistar maior equilíbrio para melhor funcionamento do organismo. Uma das suas finalidades é fazer com que o praticante perca peso. A especialidade do Crossfit é justamente não ser especializado em nada, atuando com vários tipos de exercícios. Essa nova rotina que o praticante do método tem de encontrar a cada dia é denominada WOD (Work of the day – trabalho do dia).

O Crossfit está baseado em três pilares básicos: variação, intensidade e funcionalidade. Sua eficácia é bastante grande se o treinamento for bem direcionado.

Benefícios da prática do Crossfit

-Aumento da força

-Redução da medida de porcentagem de gordura

-Equilíbrio de equipe

-Melhora de flexibilidade

-Aumento de explosão e velocidade

-Aumento da resistência muscular

-Melhora de equilíbrio

-Redução de stress

-Definição de tônus muscular

-Redução de tempo e resistência

-Fortalecimento do corpo inteiro

-Aumento da autoconfiança

Aspecto Histórico

O pai do Crossfit é o americano Greg Glassman. Ele nasceu e cresceu em um subúrbio de Los Angeles, ao lado de seu pai, cientista espacial com quem Glassman relata ter tido muitas discussões quando adolescente. Segundo ele, era inevitável, pois o fato do pai ser pesquisador fazia qualquer conversa normal tomar proporções de debate acadêmico. Glassman terminou indo para o lado dos esportes, se apaixonou por ginástica (segundo ele responsável por sua claudicação), levantamento olímpico e ciclismo. Em 1974, aos 18 anos, Glassman conseguiu seu primeiro trabalho como treinador de ginástica em Pasadena, onde após abandonar seus estudos, começou a atuar como treinador em algumas academias. Montou seu primeiro Box (local de treinamento do Crossfit) em Santa Cruz CA. Constituiu a marca Crossfit e possui um verdadeiro império com mais de mil franquias vendidas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O Crossfit para Idosos

Como já mencionei, os idosos podem praticar o Crossfit, uma seqüência sugerida é, burpess, remo, corrida e levantamento de peso. Tudo isso adaptado para um praticante com 70 anos, por exemplo. O que vale aqui é a intensidade e a forma como o esporte é praticado. O tempo estimado pode ser 60 minutos por dia sempre, voltando a frisar, com adaptações necessárias para cada idade. É importante alongar 45 segundos depois dos movimentos.

Perda de calorias

Em uma aula de Crossfit para jovens, por exemplo, um treino mais pesado (ultrapotente), o chamado treino para definir pode se perder em média 800 calorias. A modelo Mirella Santos, perdeu 10 kg com o Crossfit e destaca: “Seca sem fazer dieta”.

Vale conhecer a modalidade, é bem interessante.

Até mais, Gabriel Ábalos

Fontes: Crossfit79, mdemulher e Gease