Alimentos orgânicos Saúde e Meio ambiente também fazem parte desse tipo de cultivo de alimentos

Alimentos - Post
Você sabe mesmo o que é de fato um alimento orgânico? É uma categoria de comestíveis que não contém fertilizantes químicos, adubos também químicos e está livre de tóxicos, pesticidas antibióticos e hormônios.
São várias as versões no que se refere aos benefícios e malefícios do consumo desse tipo de comida. De acordo com dados fornecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicados pela revista Corpo a Corpo, até os alimentos mais prejudiciais a saúde podem ser encontrados em versões orgânicas, o que traria grandes benefícios para a saúde de quem os consome. A entidade afirma que os agrotóxicos dos inorgânicos podem causar grande
s danos ao solo onde são plantados esse outro tipo de alimento.
Um fator que pode ser considerado inconveniente para o consumidor é o alto preço do produto. Isso ocorre devido ao custo de produção e a conseqüente baixa escala de venda.
Embora existam estudos que constatam não muitas diferenças entre produtos orgânicos e inorgânicos, uma pesquisa realizada pela universidade de Stanford na Califórnia, nos Estados Unidos, revela que encontrou níveis muito altos de pesticidas em alimentos inorgânicos, mas não atribuiu importância a isso porque o que foi encontrado estava abaixo das quantidades permitidas. No entanto é necessário estar atento a essa questão.
Outro aspecto interessante são os benefícios dos alimentos orgânicos ao meio ambiente. Vamos a eles:

-Redução nas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.
-Conservação e enriquecimento dos solos agricultáveis.
-Preservação dos recursos hídricos, com práticas que não usam venenos.
-Enriquecimento da biodiversidade local.
-Garantia de biodiversidade de sementes locais.

Na minha opinião, devemos ter maior consciência no que diz respeito ao consumo indiscriminado de alimentos, analisando prós e contras para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Até mais, Philô

Fontes: Revista Tudo, Rvista Corpo a Corpo e www,1.folha.uol.com.br