Como evitar estria na gravidez

A gestação pode ser um momento de muita alegria mas ela também pode gerar inseguranças com o corpo. Confira como evitar estria na gravidez.
Como evitar estria na gravidez

A gestação pode ser um momento de muita alegria e de uma infinidade de sensações na mulher. Mas ela também pode gerar inseguranças com o corpo. Aumento de peso e as marcas que podem ficar no corpo para sempre são questões que preocupam várias mulheres.

Muitos movimentos ajudam as mães a entenderem que suas marcas fazem parte de sua história, e isso é muito importante de se manter em mente. Entretanto, o autocuidado pode ser um momento importante para as gestantes também.

Além de evitar as temidas estrias, criar um momento de autocuidado pode ser muito importante para a autoestima da grávida. Em um período em que todos estão pensando no bebê, é importante ter alguns momentos para pensar apenas em si. Esse momento pode ser o cuidado de como evitar estria na gravidez. 

O que causa estrias na gravidez?

As estrias são resultado do efeito de esticamento na pele devido à expansão do útero. Apenas um número muito pequeno de mulheres não as desenvolve, seja pelo cuidado, seja pela genética que dá flexibilidade e elasticidade à pele. Essas marcas costumam surgir a partir do quarto mês de gestação, sendo os cuidados de como evitar estria na gravidez desde o primeiro mês. 

Quais os tipos de estrias e suas características?

Quais os tipos de estrias e suas características

Existem dois tipos de estrias: as estrias brancas, as roxas e as estrias vermelhas. As estrias brancas, também chamadas de nacaradas, são as mais temidas, pois são mais difíceis de se reverter. Elas podem ter um aspecto enrugado, sendo que a área afetada já não recebe irrigação sanguínea

Já as estrias vermelhas ou rosadas ocorrem em decorrência do rompimento de vasos capilares sanguíneos. Como são mais recentes nessa fase, as chances de regeneração são maiores havendo um tratamento adequado. Elas podem evoluir para um tipo menos falado de estrias, que são as estrias roxas. 

As estrias roxas já estão num processo inflamatório mais avançado e com tecidos da pele comprometidos. Quando não há mais circulação de sangue, elas se tornam as estrias brancas.

Dicas para evitar estriar na gravidez

Hidratação é fundamental para se evitar estrias durante a gravidez. Por isso, a partir do primeiro mês já aposte em alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, beba muita água e tenha uma boa rotina de cuidado da pele, conforme as dicas que estão abaixo. 

Usar cremes e óleos hidratantes

Óleos e hidratantes são fundamentais para dar mais flexibilidade e elasticidade à pele. Invista em bons cremes e óleos que tenham muitas propriedades naturais, vitaminas, ácidos bons para a pele e que sejam aprovados pelo seu médico com uma composição saudável. 

Massagens regulares na barriga

Estimule a circulação sanguínea com massagens regulares, sobretudo na barriga, que é a região em que a pele será esticada. Com isso, você dará mais saúde e elasticidade à pele, evitando o rompimento de vasos e o surgimento de estrias. 

Roupa íntima apropriada

Esse é um período de grandes mudanças no corpo. Escolha roupas íntimas que não marquem o corpo, que estejam numa altura adequada e, de preferência, que sejam feitas 100% de algodão. Quanto menos você forçar a região ou marcar o corpo, menores as chances de rompimentos de vasos sanguíneos e do surgimento de estrias. Além disso, ao usar roupas íntimas adequadas, você evita infecções urinárias e outros problemas aos quais você possa estar mais suscetível durante a gravidez. 

Alimentos ricos em vitamina C e E

Alimentos ricos em vitaminas C e E ajudam a produzir colágeno, além de terem propriedades antioxidantes que melhoram a circulação, sustentação e firmeza da pele, prevenindo o envelhecimento e aumentando a firmeza da pele. 

Seja a fruta em si, seja em suco, as frutas cítricas serão excelentes para a sua gestação. Laranja, limão, acerola, morango e goiaba são algumas das várias fontes de vitamina C. Já a vitamina E pode ser encontrada em amêndoas, gérmen de trigo e óleos vegetais. 

Mas não se limite a esses alimentos: quanto mais você diversificar sua alimentação durante a gravidez, melhor para você e para o bebê. 

Controlar o peso

Controlar o aumento excessivo de peso durante a gravidez é uma das principais preocupações das gestantes. Muitas estrias aparecem com um aumento de peso muito rápido.  Além de aumentar o risco de aparecerem as estrias, o aumento excessivo de peso também pode ser ruim para a pressão durante a gestação. Por isso, fazer exercícios físicos leves e ter uma dieta saudável é fundamental, sempre acompanhada pelo seu médico para fazer as melhores escolhas durante esse período. 

O que agrava as estrias durante a gravidez?

Uma alimentação ruim, deixar a pele ressecada, não beber água o suficiente e tomar muito sol são algumas das situações que deixam a pele mais ressecada e podem agravar as estrias durante a gravidez, além de ser péssimo para a saúde da gestante e do bebê. Além disso, ganhar peso em excesso também pode influenciar no aumento das estrias. Outro fator a se evitar são roupas que marquem muito o corpo ou que sejam com elásticos apertados, sobretudo roupas íntimas. 

Quais os tipos de tratamento para estrias?

Quando não foi possível prevenir, é possível tratar as estrias. Na maioria dos casos, sua aparência é amenizada, mas há tratamentos que podem eliminá-las. Confira quais são. 

Esfoliação

Tanto a esfoliação quanto o peeling físico podem ajudar a amenizar a aparência das estrias. A partir da renovação da pele, eliminando-se células mortas e estimulando a produção de colágeno e elastina, estrias vermelhas podem ser amenizadas. 

Esfoliação
Cremes com ácido retinóico

Cremes com ácido retinóico

Outra opção para amenizar o aspecto das estrias é o uso de cremes com ácido retinóico. Cremes com esse ativo melhoram a produção de colágeno na pele e tornam as fibras mais elásticas, diminuindo o comprimento e largura das estrias.

Peeling químico

Agindo de forma mais profunda do que o peeling físico, o peeling química provoca a descamação da pele, renovando as células e estimulando a produção de colágeno. Isso torna a pele mais uniforme e reduz significativamente as estrias. 

Peeling químico
Laser fracionado

Laser fracionado

Assim como a luz pulsada, o laser fracionado traz melhores resultados na eliminação de estrias. A partir de um pequeno dano térmico feito a laser, a cicatrização do tecido lesado faz com que um novo tecido na região afetada da pele se forme com um aspecto mais uniforme. 

Microagulhamento

O microagulhamento estimula a reconstrução dos tecidos da pele, facilitando também a permeação de produtos na área tratada. Com esse tratamento, aumenta-se a firmeza e a elasticidade da pele na região, amenizando com sucesso a aparência das estrias.

Microagulhamento
Subcisão

Subcisão

A subcisão é um método cirúrgico em que a derme profunda é descolada agulha de ponta cortante. Sem necessidade de pontos, o pequeno corte estimula a produção de colágeno e ameniza a aparência das estrias. 

Melhores cremes e óleos para estrias

Para evitar estrias ou amenizar seu aspecto, é possível utilizar cremes e óleos específicos para tal finalidade. Confira quais são as melhores opções. 

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas contém propriedades importantes para melhorar a elasticidade e a firmeza da pele. Ele pode ser um grande aliado durante a gravidez, sobretudo nos meses iniciais, dando mais força para que a sua pele esteja pronta para o crescimento que se dará nos meses subsequentes. 

Hidratantes com ácido hialurônico

Os hidratantes são fundamentais no combate às estrias. Eles podem ser usados em conjunto com os óleos, promovendo maior hidratação, elasticidade e firmeza que sua pele tanto precisa. Se tiverem ácido hialurônico, ainda melhor: sua pele será renovada e estimulada para ficar ainda mais bonita e evitar ou amenizar as estrias. 

Produtos específicos para evitar estrias gravidez

Usados em combinação com outros hidratantes e óleos em sua rotina de cuidado, óleos específicos para as estrias de gestação podem ser uma excelente escolha – inclusive para quem não está esperando um bebê. Isso porque, apesar de serem mais caros, eles contêm mais substâncias como o próprio ácido hialurônico que são pensadas para dar tudo o que a sua pele precisa para evitar as estrias. 

Além disso, por serem mais hidratantes, esses cremes específicos para estrias da gravidez podem amenizar muito a aparência de estrias já existentes, servindo, por vezes, até para quem nunca teve filhos. 

Confira também nosso artigo: Qual a idade ideal para engravidar

Conclusão

Durante a gestação, inserir uma rotina de autocuidado e de pensar em si pode ser muito importante para a saúde física e psicológica da gestante. Um desses momentos de se dar carinho pode ser a hidratação, que evitará as temidas estrias de gravidez. 

Para isso, é preciso usar os produtos certos. Óleos e hidratantes comuns são muito uteis e bem-vindos, sobretudo nos primeiros meses da gestação. O uso de produtos específicos para estrias de gestação pode ser uma excelente ideia também, nutrindo a sua pele e dando a você um momento para curtir não só o crescimento da sua barriga com o bebê que está lá dentro, mas também de aproveitar o seu corpo e a si mesma como mulher.