Como ser uma mulher empoderada

Como ser uma mulher empoderada? As mulheres já são muito mais empoderadas do que em outros tempos. Entretanto, ainda há um longo caminho
Como ser uma mulher empoderada

As mulheres de hoje em dia já são muito mais empoderadas do que em outros tempos. Entretanto, ainda há um longo caminho a se percorrer. Ser uma mulher empoderada requer autoconhecimento, entendimento da história de si e do mundo, além de compreender as amarras sociais a que estamos vinculadas.

É preciso estar atenta para o que nos faz bem. Ao longo da história, as mulheres foram ensinadas a serem doces e gentis, suprimindo suas vontades para não serem firmes e vistas como megeras. Uma mulher empoderada é aquela que impõe limites e define sua própria história.

O que é empoderamento feminino

É um conceito que vem do feminismo em que mulheres buscam sua força para alcançarem direitos iguais. É uma forma de consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres de todas as classes e cores, buscando sempre desenvolver a equidade de gênero.

Esse empoderamento foi desenvolvido ao longo da história e ainda está em desenvolvimento. A conquista do direito de trabalhar, de ter propriedades, direito ao voto são alguns dos exemplos de coisas que mulheres empoderadas podem fazer juntas. Hoje, a luta continua com temas como igualdade salarial, violência doméstica, subjugação sexual e entre outros.

Contudo, outros aspectos perpassam o conceito de empoderamento feminino. No âmbito individual, esse conceito se refere ao poder da mulher de se impor, de quebrar amarras machistas como a competitividade feminina, almejando sucesso nos diversos âmbitos da vida e impondo sua capacidade de escolher o que é melhor para si apesar do julgamento social.

Como se sente uma mulher empoderada?

Em primeiro lugar, é importante saber que uma mulher empoderada é um ser humano com emoções como qualquer outro. Logo, ela também sente tristeza, raiva, momentos de fraqueza e outros sentimentos negativos que nem sempre conseguimos evitar. Qual é, então, a diferença de uma mulher empoderada?

A diferença é sua capacidade de agir sobre sua própria vida. A mulher empoderada não se priva por julgamentos, ela se conhece, sabe seus valores, conhece a história do mundo e sua própria história, o que faz com que ela supere melhor os momentos ruins e imponha limites aos outros para que sua vida siga o curso de sua vontade. 

A mulher empoderada pode ter cabelos longos e lisos ou a cabeça raspada, se quiser. Sua aparência não lhe define, nem seu cargo ou sua classe social. O empoderamento lhe dá a capacidade de escolha e a força para lutar pelo que deseja. 

Como ser uma mulher empoderada?

Como ser uma mulher empoderada

Tornar-se uma mulher empoderada depende de um longo processo que envolve estudar o feminismo e o feminino, a história do mundo, além de se conhecer melhor e buscar formas de se cuidar e de se empoderar para fazer escolhas. Isso significa investir em si, investir em conhecimento e em independência tanto financeira quanto emocional em relação a outras pessoas. 

Nunca acredite que não é capaz

Estudos revelam que as mulheres tendem a não aplicar para determinados cargos quando não preenchem todos os requisitos, enquanto os homens o fazem frequentemente. Esse é apenas um exemplo dentre vários outros sobre como as mulheres às vezes podem duvidar de sua capacidade, muitas vezes até por estarem tentando entrar em ambientes majoritariamente masculinos. 

Se você quer se empoderar, invista em conhecimento, em amor próprio e em autocuidado e acredite que esse investimento lhe trará resultados para assim aceitar os desafios. Todos somos capazes de ser qualquer coisa, então acredite em si!

Conheça seus direitos

Para ser empoderada, é muito importante conhecer os seus direitos de forma prática. Saiba o que seu chefe pode fazer, o que pode ser considerado abusivo por um colega ou até mesmo por um familiar ou companheiro amoroso e, principalmente, saiba a quem recorrer quando seus direitos forem violados. Violência física e psicológica são, infelizmente, muito comuns contra mulheres e nós devemos saber como proteger a nós mesmas. 

Reconheça o valor de outras mulheres

A competitividade feminina é uma das principais artimanhas que mantém o machismo tão vivo em nossa sociedade. Saiba reconhecer o valor de outras mulheres não importando qual seja suas decisões. Mulheres que buscam maior liberdade sexual, por exemplo, têm tanto valor quanto mulheres mais recatadas. Reconheça o que há de bom em outras mulheres – e saiba que o valor delas não diminui o seu.

Não julgue outras mulheres

Se você quer ser empoderada, aprenda a não julgar outras mulheres. Parte do seu empoderamento é reconhecer o poder de escolha de outras mulheres. Mostrar opções é algo que fazemos com pessoas próximas, mas o poder de escolha individual não deve ser talhado com julgamentos. 

Conheça o feminismo

O feminismo é um fator chave no processo de empoderamento. Conheça o feminismo, suas teorias e pontos de apoio (casas de mulheres, cursos, etc). Você com certeza acabará fazendo parte de uma rede de mulheres que se apoiam e se ajudam no processo de empoderamento e de autoconhecimento, facilitando a sua jornada. 

Não se cale

Não se cale diante de situações que sejam desconfortáveis para você ou para outra mulher. Se você está passando ou conhece alguém que esteja sofrendo abusos (físicos, psicológicos, assédio ou machismo), reaja e não se cale diante de injustiças.

Não permita que outras mulheres sejam coagidas

O empoderamento é muito mais viável de forma coletiva. Uma mulher empoderada não tem medo de reagir quando percebem que outras mulheres ainda não estão prontas para fazê-lo. Respeite as escolhas de outras mulheres, mas sem permitir que abusos sejam feitos e sempre fazendo o possível para que coações e situações constrangedoras ou ameaçadoras para qualquer mulher sejam expostas e punidas.

Auxilie outras mulheres

O empoderamento feminino é uma rede que se amplia quanto mais nos ajudamos entre nós. É um processo cíclico. Ajudar outras mulheres pode também te ajudar a perceber situações na sua própria vida que você queira mudar.

Confira também nosso artigo: Como trabalhar o empoderamento feminino

Conclusão:

O empoderamento feminino é um processo gradual, circular e comunitário pelo qual as mulheres conhecem a si e ao mundo. Ele permite se impor, se conhecer e ser feliz consigo e com suas decisões apesar de todo o machismo do mundo e de todas as imposições feitas a mulheres.