ESPORTE – AS MULHERES COMANDANDO O JORNAL FUTEBOLÍSTICO

futebol1
Futebol também é para elas por que não? Elas, as mulheres, têm espaço em quase todos os setores do mercado de trabalho, quando comecei a acompanhar futebol, não haviam mulheres jornalistas cobrindo os eventos, hoje já são muitas que dão o ar da graça nas coberturas esportivas na imprensa em geral. Isso me faz lembrar uma mulher em especial, a jornalista Regiani Ritter, ela foi uma das primeiras a se aventurar no esporte com destaque especial para o futebol. Na época em que eu era ouvinte da Rádio Gazeta, Regiani comandava vários programas esportivos nos 890 AM da emissora paulista dentre eles a Jornada Esportiva que antecedia as transmissões dos jogos de futebol.

Na televisão, Simone Mello, que hoje é dona de casa, fez parceria durante muitos anos com o jornalista Elia Júnior na apresentação do Show do Esporte da TV Bandeirantes. Esse programa ia ao ar aos domingos e tinha uma proposta inovadora fazendo esporte durante muitas horas ininterruptas em TV aberta, algo parecido com o que as emissoras a cabo fazem hoje.

Mas eu queria destacar a forma graciosa com que Simone Mello apresentava o esporte na Bandeirantes. Era muito atenta e já dava show de opinião e informação. Opinava melhor do que muitos marmanjos da sua geração. Depois dessas duas grandes comunicadoras, a participação da mulher na imprensa esportiva foi se tornando cada vez mais comum, Silvia Vinhas, Cléo Brandão e a polêmica Sonia Francine, a Soninha que foi jornalista esportiva na Espn Brasil e hoje se dedica à política.

É interessante observar que muitas mulheres têm a beleza física como aliada, até pelo aspecto comercial das emissoras. Renata Fan foi miss Brasil e assistente de palco de Milton Neves., hoje ela apresenta o Jogo Aberto na hora do almoço e foi destaque pela cobertura da Copa do Mundo. Por último, Glenda Koslowiski, apresentou o Globo Esporte por anos e na minha opinião, é uma excelente repórter.

Todas essas mulheres mostram sua competência jornalística e seu olhar feminino para o esporte. Parabéns a vocês que gostam da profissão e de trabalhar na área esportiva, continuem assim que serão cada vez mais reconhecidas.

Até mais, Gabriel Ábalos

cleardot