FESTA JUNINA – SAIBA DETALHES DE EVENTOS PELO BRASIL

No post anterior, destacamos vários aspectos da festa junina por todo o país. Agora você pode ter ficado com vontade de curtir tanta coisa boa que esses encontros populares proporcionam. Seja pelas comidas típicas,  quadrilhas ou até brincadeiras, os motivos são muitos para que se possa comemorar as datas festivas deste mês de junho.

Fizemos uma lista com algumas das principais festas juninas do Brasil. Seguramente você irá se divertir muito, confira:

BUMBA MEU BOI NO MARANHÃO festa 1

Com o propósito de contar a história da escrava Catirina, onde ela e seu marido têm que ressuscitar o animal que mataram. As manifestações ocorrem a partir do dia 13 de junho, dia de Santo Antônio e vão até dia 30, dia de São Marçal. É uma festa muito popular.

 FESTA DE SÃO JOÃO DE ARACAJÚ festa 2

Aracajú é uma boa opção para festas de São João. Os eventos costumam contar com instrumentos como a zabumba, a sanfona e o triângulo de metal. No  centro, entre os mercados públicos, acontece o Forró Caju, onde artistas regionais e grandes nomes da música brasileira animam o público; e na orla de Atalaia é realizado o Arraial do Povo, com uma cidade cenográfica que imita uma vilinha de interior.

FESTA DE SÃO JOÃO DE CARUARU
festa 3

A festa de Caruaru disputa o maior São João do mundo. Com muito forró e quadrilhas, as barracas com comida típica enchem o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Centro, e o bairro Alto do Moura. A programação que começa no final de maio e vai até o final de junho, tem como ponto alto as apresentações de bandas de pífano e os desfiles de bacamarteiros, personagens eternizados pela arte do Mestre Valentino.

FESTA DE SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE
festa 4

Em junho, Campina Grande se enfeita para o que chama de “maior São João do mundo”, orgulho da cidade. A enorme Praça Parque do Povo recebe o evento, com palcos de forró, comida típica, quadrilhas e shows – há mais movimento às sextas, sábados e no dia 24 de junho, dia de São João.

FESTA JUNINA DE SALVADOR festa 5

O Parque de Exposições de Salvador contará com 5 dias de festa, tendo início no dia 20 de junho e deve emendar com São João do Pelô, tradicional comemoração do Centro Histórico da Bahia.

FESTA JUNINA DE SÃO PAULO festa 6

A Festa Junina do Clube Pinheiros promete esquentar o frio do grupo de forró Bicho de Pé, a cantora Paula Fernandes, a dupla Munhoz & Mariano e o compositor Ricardo Teixeira. A festa também terá atrações infantis, como o arraiá da criança, as barracas de jogos e brinquedos infláveis, além – é claro – das comidas típicas de São João.

Agora, é só entrar na folia por todo o território nacional e curtir a festa.

Até mais, Gigi