Qual a idade ideal para engravidar

Entenda como funciona o corpo da mulher ao engravidar em diferentes idades e descubra se existe uma idade ideal para engravidar.
Idade ideal para engravidar

Muitas mulheres se perguntam qual é a idade ideal para engravidar. Para algumas, ter filhos é um grande sonho, e decidir quando realizar esse sonho é um desafio. Pensar no ponto de vista biológico é, geralmente, o principal fator que leva as mulheres a pensar no assunto. Isso porque se tem uma concepção de que a idade ideal para engravidar é de cerca de 20 a 30 anos, sobretudo por causa do desenvolvimento do corpo. Quem nunca ouviu falar sobre o relógio biológico da mulher? A preocupação com o corpo e com como o tempo o atinge é uma realidade para muitas mulheres que querem ter filhos, mas que não se encontram no melhor momento financeiro ou emocional. 
A vida financeira, a estabilidade emocional e o status de relacionamento são fatores que devem ser levados em consideração na hora de decidir quando ter filhos. Além disso, cuidar-se para não ter uma gravidez indesejada e fazer um planejamento é crucial para decidir quando ter filhos. Confira aqui os principais fatores a se levar em consideração na hora de decidir por uma gravidez.

Idade ideal para engravidar de diferente pontos de vista

Existem diferentes pontos de vista que tratam sobre a idade ideal para engravidar. Há o ponto de vista biológico, o ponto de vista financeiro ou econômico, além de se pensar na situação psicológica da mulher para escolher ter ou não filhos em determinado momento. 

Biologicamente, a mulher está em uma boa fase para ter filhos dos 20 aos 30 anos. Nessa fase, ter filhos de forma natural tem mais chances de sucesso, pois a fertilidade está alta e as chances de complicações decorrentes da gravidez são menores. Além disso, os óvulos são mais novos, o que torna a gravidez mais propícia e mais saudável. Entretanto, ter um filho não é brincadeira e requer tempo, esforço, dedicação e recursos financeiras. Por isso, muitas mulheres optam por ter filhos mais tardiamente.

Viajar, conhecer pessoas e lugares, atingir determinados níveis na carreira profissional ou acadêmica são alguns dos fatores que fazem com que as mulheres queiram engravidar mais tarde ou nem engravidar. Do ponto de vista financeiro, geralmente há mais estabilidade depois dos 30 anos para arcar com os custos de cuidar de uma nova vida. 

Também é importante pensar no aspecto emocional da mulher. Muitas mulheres querem ter filhos sozinhas, enquanto outras preferem encontrar um romance ou uma relação mais estável para realizar esse desejo junto com o(a) parceira. Dessa forma, emocionalmente falando não há um momento certo para ter filho. Entretanto, é preciso levar em conta que a idade escolhida pode exigir que soluções sejam usadas, como a fertilização in vitro, por exemplo, para garantir a realização do sonho da mulher que quer ser mãe e também sua saúde.

Planejamento familiar

Planejamento familiar

O planejamento familiar é muito relevante para escolher o momento certo para ter filhos. É preciso pensar nos gastos que isso envolve, desde alimentação e vestuário, até saúde, educação e lazer. Também deve-se pensar em como a rotina da criança vai ser ajustada aos seus horários, sua jornada de trabalho, se você continuará trabalhando e deixará a criança com alguém ou se você pausará sua carreira São diversos fatores que devem ser considerados para um bom planejamento familiar, escolhendo-se o melhor momento e a quantidade de filhos que se quer ter. 

Ponto de vista biológico

Ponto de vista biológico

Como já dito, do ponto de vista biológico, a idade ideal para se ter filhos é entre 20 e 30 anos. Isso porque é a idade em que a mulher está com uma boa fertilidade e em que há menos chances de complicações para a mulher e para o bebê. Entretanto, há alternativas propiciadas pela ciência para que a mulher drible essa barreira biológica e tenha filho em um momento financeiro e emocional mais adequado. 

Visão social

Visão social

Socialmente, já há cobranças sobre filhos a partir do momento que a mulher se casa. Em geral, entre 25 e 35 anos são as idades em que há mais cobrança social – o que nem sempre significa que seja mais socialmente aceitos. A visão social dá sinais trocados e complicam a decisão sobre o melhor momento para se ter filhos. Isso porque a mulher é constantemente lembrada de seu “relógio biológico” e do envelhecimento de seus óvulos, enquanto também se espera que ela aguarde condições financeiras favoráveis para ter filhos. 
Deve-se levar em consideração que, a cada ano que passa, os adultos têm um aumento médio de 10% em sua renda. Dessa forma, a partir dos 30 anos a mulher consegue dar condições melhores para os filhos, permitindo que a criança atinja um maior desenvolvimento pelas melhores condições em que se encontre. 

O que é gravidez tardia

A gravidez tardia é aquela que ocorre depois da idade considerada ideal pela biologia. Ou seja, depois dos 30 anos uma gravidez já é considerada tardia. Esse conceito não é fixo, pois a idade considerada ideal para ter filhos mudou um pouco conforme a longevidade e o comportamento social da mulher mudou. Antes, por exemplo, já foi considerado que a idade biológica ideal seria até os 25 anos. Por isso, é cada vez mais comum ver mulheres mais velhas engravidando.

Quais são os riscos de uma gravidez tardia?

Os riscos de uma gravidez tardia se aplicam tanto para o bebê quanto para a mulher. Com o passar do tempo, o corpo vai mudando, deixando a mulher mais propensa a determinados riscos quanto engravida mais tarde. Os principais deles são a pré-eclâmpsia, que está relacionada ao aumento da pressão arterial durante a gravidez, diabetes gestacional e a hipertensão.

Além disso, há risco para o bebê, pois há mais chances de ocorrer um aborto espontâneo, um parto prematuro, ou até mesmo a criança ter síndrome de down por causa do envelhecimento dos óvulos. 

Entretanto, esses riscos têm sido superados pelo avanço da ciência. Mulheres têm optado por uma gravidez entre 30 e 40 anos por sua estabilidade financeira, tendo menos riscos quanto mais novas forem.

Confira também nosso artigo: O que é Amor Ágape (Guia do Amor)

Gravidez e suas diferenças causadas pela idade

Cada fase da vida é marcada por diferentes características. Por isso, cada idade gera diferentes fatores na gravidez. Veja os principais deles em cada fase da vida. 

20 anos

Dos 20 aos 30 anos é a fase biologicamente ideal para se ter filhos. É quando há menos riscos para a saúde do bebê e da gestante. Entretanto, nem sempre é o momento financeiro ideal, o que pode fazer com que a mulher escolha adiar ter filhos, se os queira.

30 anos

As mulheres têm cada vez mais optado por ter filhos depois dos 30 anos. Dos 30 aos 35 anos ainda há menos riscos para a gestante e para o bebê. Já a partir dos 35, pode ser mais difícil ter uma gestação, tanto pela dificuldade de engravidar quanto pelos riscos ocasionados por uma gravidez tardia. Muitos especialistas recomendam congelar os óvulos caso a mulher queira ter filhos mais tarde do que isso.

40 anos

Nessa fase, há mais riscos para se ter os filhos. O ideal é ter congelado os óvulos mas, quando não tenha sido possível, deve-se ter um acompanhamento médico adequado. Muitas mulheres têm adiado ter filhos para depois dos 40 anos, pois geralmente não se tem a sensação de estar perdendo algo da vida nessa faixa etária.

Qual a idade limite para engravidar naturalmente 

Casos comuns na mídia têm mostrado que não há idade limite para engravidar. Entretanto, para não se frustrar, é preciso pensar que a partir dos 35 é difícil uma gestação natural saudável. A partir dos 40 anos, principalmente, torna-se bem difícil e com muitos riscos engravidar naturalmente.

Tipos de tratamentos para engravidar disponíveis no Brasil

Há diversos tipos de tratamento para quem não pode engravidar naturalmente. Confira abaixo os principais tipos de tratamento para engravidar disponíveis no Brasil atualmente.

Namoro programado

É um tratamento de estimulação ovariana por meio de medicamentos hormonais. Eles permitem o  desenvolvimento folicular dos óvulos, que é acompanhado por meio de ultrassonografia. Depois de 36h de aplicação do hormônio, o casal deve ter a relação sexual com mais chances de fecundação.

Namoro programado
Inseminação Intrauterina (IIU)

Inseminação Intrauterina (IIU) 

A ovulação feminina é estimulada por meio de hormônios e são colocados espermatozoides capacitados na cavidade uterina. É um tratamento popular e de custo mais baixo, usado sobretudo por mulheres que não conseguem engravidar sem causas específicas.

Fertilização in vitro (FIV) 

É uma forma mais complexa de inseminação, em que há estimulação ovariana, capacitação dos espermatozóides, fertilização e transferência do embrião para o útero. É um método indicado em caso de idade avançada, infertilidade de uma das partes, etc.

Fertilização in vitro (FIV)
Super ICSI.

Super ICSI. 

É similar à inseminação ICSI convencional, mas com uma técnica mais avançada para a seleção do espermatozoide capacitado. É indicado em casos como  fator masculino grave, dificuldades na implantação embrionária, abortos de repetição e fragmentação do DNA espermático anormal.

Doação de óvulos

É indicada em casos em que a mulher não pode produzir mais óvulos, utilizando os óvulos de uma doadora em fertilização com o espermatozóide do parceiro ou de um doador. 

Doação de óvulos
Doação Temporária de Útero

Doação Temporária de Útero

Quando a mulher por algum motivo não pode gestar o bebê (ausência de útero ou má formação, por exemplo) pode ser feita a doação temporária de útero. 

Doação de Espermatozoides

Similar à doação de óvulos, ocorre frequentemente em casais homoafetivos, em mulheres sem parceiros, ou em casos em que há algum impedimento de uso do espermatozoide do homem.

Doação de Espermatozoides

Conclusão

Não há um momento certo para engravidar. Diversos fatores devem ser levados em consideração, como a saúde e a viabilidade biológica, aspectos socioeconômicos e também emocionais da mulher. As pressões sociais não devem ser um impeditivo ou pressionador de sua decisão. Faça seu planejamento familiar levando em consideração suas condições e consulte um médico para realizar seu sonho quando for mais viável para você.