O que é Barbatimão

O que é barbatimão: Popular do cerrado, o barbatimão é uma planta medicinal com muitas propriedades benéficas para o corpo.
O que é Barbatimão

Confira a seguir o que é barbatimão e seus benefícios medicinais.


Popular do cerrado, o barbatimão é uma planta medicinal com muitas propriedades benéficas para o corpo. Ele foi usado de geração em geração para combater diversos males, tendo suas propriedades sido amplamente estudadas por pesquisadores que queriam comprovar seu poder de cura.

São utilizadas a casca e as folhas do barbatimão para tratar uma grande diversidade de males. O barbatimão também é conhecido como como barbatimão-verdadeiro, barba-de-timão, borãozinho-roxo, casca-da-virgindade ou uabatimô. Esse fitoterápico é amplamente utilizado em diferentes culturas e tem se popularizado cada dia mais por sua eficácia em diversos tratamentos.

Além de seu uso medicinal, o barbatimão tem excelentes usos cosméticos e para a higiene íntima feminina, sendo essa planta componente para diversos produtos que podem mudar completamente sua rotina por sua eficácia.

Para que serve o barbatimão?

O barbatimão serve para tratar diversas doenças, sempre dependendo da forma que é utilizado. Seu uso tópico auxilia no tratamento de diversos males, como diversas inflamações. Além disso, seu poder adstringente também é utilizado para apimentar a relação. Sua capacidade adstringente, anti-inflamatória e antioxidante foi muito estudada no Brasil, sendo suas propriedades de grande ajuda medicinal.  Confira algumas das utilidades do barbatimão abaixo.  

Candidíase

As propriedades do barbatimão ajudam no combate à proliferação dos fungos responsáveis pela candidíase. Ele é um componente natural que torna o ambiente (seu corpo) inóspito a esses microrganismos. É possível fazer um banho para aplicação tópica do barbatimão para combater a candidíase.

Candidiase

Anti-inflamatória

O barbatimão tem ação anti-inflamatória que ajuda no tratamento de inflamações, sobretudo quando se está com dor de garganta causada por inflamação na área. Basta tomar o chá de barbatimão e ver sua dor de garganta diminuir. Também pode ser usado para inflamações cutâneas leves, sendo possível o uso tópico sempre que consultado o médico. São propriedades intensas devido ao tanino presente na casca, que é muito mais concentrado do que o tanino da uva, por exemplo, e que dá incríveis propriedades ao barbatimão.  

Antioxidante

A oxidação celular pode ser reduzida pelas propriedades do barbatimão, que é um antioxidante natural.

Cicatrizante

O uso tópico do barbatimão tem ação adstringente e cicatrizante, agilizando a cura de ferimentos, queimaduras leves e ajudando a tratar problemas de pele de um modo geral. 

Diurética

Para quem quer desinchar, o barbatimão também é uma boa escolha. Ele também é conhecido por ter ação diurética. 

Diuretica

Antibacteriana

Não apenas fungos, mas também bactérias são combatidas pelas excelentes propriedades do barbatimão. 

Onde se encontra o barbatimão?

O barbatimão é uma planta típica do cerrado, mas também pode ser encontrada nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Pará. Assim, nessas regiões é mais fácil encontrar o barbatimão em casca em feiras e mercados. Ainda assim, o produto tem tantos usos que é possível encontrar ele natural ou em seus produtos derivados (cremes, pomadas, chás, sabonetes íntimos, etc) nos mais diversos estados, em farmácias, lojas que tenham fitoterápicos, etc.

Como identificar barbatimão?

A árvore do barbatimão é bem característica, com suas folhas bipinadas, de flores na cor creme ou quase brancas. É uma árvore de 3 a 5 metros de altura. Sua casca, quando vendida, tem um vermelho característico devido à alta concentração de tanino desta planta. O barbatimão possui fruto de formato similar à vagem, grosso, carnoso e alongado com cerca de 10 cm de comprimento. 

Qual o nome científico do barbatimão?

O nome científico do barbatimão é Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville. Ele é amplamente estudado por diversos pesquisadores que comprovaram suas propriedades, identificando diversos usos possíveis para essa planta, além de permitir o uso seguro como insumo para diversos produtos que se beneficiam de suas propriedades.

Benefícios do barbatimão para a parte íntima feminina

O barbatimão ficou popularmente conhecido por seu efeito adstringente, deixando “apertadinho” e deixando a casca conhecida como “casca da virgindade” por esse efeito. Mas não é esse o principal uso do barbatimão para a saúde íntima feminina. Suas propriedades também são excelentes para reduzir o corrimento vaginal e combater a candidíase, pois tem efeito antifúngico e antibactericida. 

Produtos adstringentes com barbatimão

A Feitiços traz o melhor da natureza para seus produtos, inclusive com o barbatimão. Nossos géis adstringentes têm propriedades naturais que vão dar aquele efeito apertadinho para a relação ficar ainda mais gostosa para o casal. 

Segredos de Anita – Adstringente 

Com o gel Adstringente Segredos de Anita, é possível lubrificar com um gel que causa a sensação de estreitamento do canal vaginal. Isso permite diversão com uma sensação gostosa tanto para o homem quanto para a mulher. Com extrato de barbatimão, esse gel possui substâncias que vão naturalmente deixar a experiência sensorial de quem o use mais gostosa, divertida e intensa. Ele mantem as propriedades incríveis do barbatimão para revolucionar a sua relação. São os segredos passados de geração anterior para uma sensação intensa e que vai deixar o casal delirando.

Encontre agora mesmo o gel que lhe proporciona mais prazer e experimente sensações prazerosas durante o sexo.

Confira também nosso artigo: Como aumentar a libido sexual feminina

Conclusão

O barbatimão é uma planta com propriedades sensacionais. Usado como fitoterápico, ele tem capacidade de reduzir inflamações, ajudar a combater fungos e bactérias, além de ser insumo para diversos produtos incríveis que vão tornar seu uso ainda mais potente.

Seja em forma de chá ou em uso tópico com banhos de barbatimão, essa planta é capaz de fazer milagres em seu dia a dia. São diversos benefícios, sobretudo para a saúde da mulher. E é claro que a Feitiços não ia deixar de usar uma planta com tantas propriedades benéficas comprovadas, não é mesmo? Você pode encontrar nosso gel adstringente em nossa loja, além de diversas outras opções de produtos com componentes que vão trazer o melhor da natureza para o seu dia a dia.