O que é espectrofilia

Descubra o que Espectrofilia, qual a historia desse tipo de relação, quando começou e muito mais. Confira também a Parafilia e seus desejos
O que é espectrofilia

A espectrofilia é uma das diversas parafilias de difícil compreensão. Ela consiste no desejo ou fetiche por fantasmas, espíritos ou deuses. Tema de alguns filmes e documentários, a espectrofilia foi causa de muito sofrimento para Carla Moran, um dos casos de espectrofilia estudados cientificamente e que causam muitas reviravoltas e desafios para quem o estuda. 

Existem vários fetiches ou até mesmo parafilias que causam desconforto e constrangimento a quem os tem. Por isso, a educação sexual, além de acompanhamento profissional quando necessário, é fundamental para a pessoa aprender a lidar com seus desejos e vivenciá-los da melhor forma.

O que exatamente é espectrofilia?

Espectrofilia é o desejo ou fetiche sexual por fantasmas, deuses ou até mesmo sombras. É um tipo de Para quem tem essa parafilia, é comum a busca por excitação através de fantasias mortas com fantasmas, espíritos ou deuses. 

Apesar de a espectrofilia ser sobre ter esse desejo, há casos em que a pessoa afirma vivenciar esse tipo de relação sem o seu consentimento, sendo-lhe imputado sofrimento e dor pelas experiências vividas. 

Qual a historia da espectrofilia?

Para quem possuía essa parafilia na antiguidade, era comum abrir a janela e evocar os espíritos para atender seus desejos sexuais. Apesar das inúmeras histórias não-comprovadas de espectrofilia, a parafilia se tornou mais conhecida com o caso Carlo Moran. Ainda hoje, as histórias e lendas sobre a espectrofilia seguem vívidas, havendo forte dificuldade em ser expressa e estudada. 

Protagonistas da espectrofilia

Os protagonistas da espectrofilia são os espíritos malignos que invadem os sonhos das pessoas, relacionando-se com elas. Conforme a crença, esses espíritos raramente deixam a pessoa viva depois de se relacionarem com elas, alimentando-se da energia que drenam das pessoas. 

Íncubos

É o espírito maligno do sexo mascuino que invade o sonho das pessoas, tendo relações sexuais com elas e drenando sua energia.

Íncubos
Súcubos

Súcubos

É a entidade feminina desses espíritos malignos que se relacionam sexualmente em sonho com as pessoas. 

Caso de espectrofilia

Pode parecer lenda urbana, mas a verdade é que há um caso registrado de espectrofilia estudado cientificamente. Os resultados são imprecisos, mas a pesquisa gerou até mesmo filme, documentários e diversas reviravoltas sobre o tema. 

Caso de Carla Moran

Carla Moran, ou Doris Bithler, como ficou mais conhecida, foi um dos casos mais representativos de espectrofilia que se tem na história. O caso da dona de casa atacada por entidades foi investigado por mais de 30 profissionais universitários.

Parafilia e seus desejos

Parafilia e seus desejos

Parafilia é todo comportamento onde o foco do prazer não é a cópula em si, não se baseia no prazer proporcionado pelos genitais, muitas vezes esses comportamentos podem ser tratados como doença ou como anormalidades. Porém, são mais comuns do que se pensa. Podem ser usados como preliminar ou como clímax para o prazer. 

As pessoas que praticam alguma parafilia muitas vezes acabam sofrendo angústia pelo preconceito em torno do seu desejo. Qualquer prática sexual entre pessoas maiores de idade, plenas de suas faculdades mentais e com consentimento, devem ser respeitadas, desde que não prejudique outrem. 

Entretanto, existem os transtornos parafílicos, que são perversões e que devem ser tratados por psiquiatra, ou mesmo ter prejuízos legais, como a pedofilia, o voyerismo e o exibicionismo. Além disso, as parafilias quando se tornam uma perversão, ou obsessão devem ser tratadas por um especialista.

Sadomasoquismo

É uma prática que resulta da combinação entre o sadismo (prazer em causar dor/humilhação) e o masoquismo (prazer em sofrer/ser humilhado). Essa prática é uma das parafilias mais famosas e comuns, e muito diversa. Possui várias vertentes. Foi tema do filme Cinquenta tons de cinza, que ajudou a difundir a prática. 

Os sadomasoquistas utilizam da dominação um sobre o outro para atingir o prazer, podendo ou não ter uso de violência consentida, uso de chicotes, algemas, prática de bondage ou apenas humilhação ou subserviência. Alguns casais adotam essas práticas tanto na prática sexual quanto na vida cotidiana. 

Cada casal estabelece suas próprias regras, que devem ser seguidas. No caso em que o prazer é obtido pela dor física, costuma ser usada uma palavra de segurança que deve ser dita quanto o limite de dor é ultrapassado.

Travestismo

Prática que consiste em vestir-se caracterizado como o sexo oposto para obtenção de prazer. Não está relacionado com a orientação sexual. É mais comum em homens, que são chamados de “cross dressers”. Em alguns casos, o prazer é obtido individualmente.

Claustrofilia

A claustrofilia consiste no prazer em sexo em lugares fechados e apertados, podendo estar relacionado ao sadomasoquismo, utilizando jaulas e gaiolas para a transa. Pode ser usada como uma espécie de punição erótica.

Infantilismo

O infantilismo é a parafilia em que há o desejo em vestir-se como criança e agir como tal. Muitas vezes essa prática é confundida com a pedofilia, embora sejam totalmente distintas. No caso do infantilismo, o adulto desempenha um papel infantil. Pode ser praticado individualmente ou com o parceiro. Geralmente o infantilista será cuidado pelo parceiro, que terá de trocar suas fraldas e dar mamadeira.

Podofilia

A podofilia é a prática onde o foco do prazer está relacionado aos pés do parceiro. Os pés podem ser beijados, cheirados, lambidos e até mesmo utilizados nos genitais um do outro. Também há quem goste de ser pisoteado, ou que pulem em cima de si. É uma prática muito diversa. 

Para alguns, apenas olhar os pés já causa excitação. cada podólatra tem sua preferência, alguns curtem pés pequenos, outros pés gigantes. Há quem se excite com pés bem cuidados,e  outros com pés sujos. Há quem prefira ver a parceira num salto alto, e quem prefira pés descalços. Há uma gama de opções.

Flatofilia

Um vídeo adulto brasileiro com cenas de flatofilia viralizou há algum tempo, trazendo ao debate comum esse fetiche. A flatofilia consiste no desejo ou fetiche de ver, cheirar ou ouvir o parceiro enquanto ele solta gases É um tipo de parafilia e pode, por vezes, ser realizada com os próprios gases sendo soltos.

Odaxelagenia

Essa prática, embora muitos não saibam, também é um tipo de parafilia. Consiste em sentir prazer em morder ou ser mordido para obter prazer, porém sem causar sofrimento. Dessa forma não está relacionado a práticas sadomasoquistas.

Erotografomania

Consiste no desejo em ler ou escrever textos de amor ou eróticos. Alguns gostam de ler ou escrever e em seguida praticar sexo.

Confira também nosso artigo: 10 Fetiches Loucos (Guia do prazer 2021)

Conclusão:

A espectrofilia é uma parafilia controversa que desafia a ciência e que foi fortemente representada por um caso de profunda agressão e sofrimento de Carla Moran. É muito difícil estudar ou entender essa parafilia, o que requer um acompanhamento profissional para entender o que pode estar ocorrendo e como a pessoa pode ser ajudada.