O que é sexualidade?

Confira este artigo exclusivo e entenda o que é sexualidade, quais os tipos segundo a ciência e como lidar com a sua.
O que é sexualidade

Confira este artigo exclusivo e entenda o que é sexualidade e como lidar com a sua.

A sexualidade é definida como o conjunto de elementos que proporcionam a satisfação da necessidade e  do desejo sexual do indivíduo. Tem como principal fim a reprodução bem como o prazer.

A sexualidade está presente no ciclo de vida de praticamente todos os animais. E manifesta-se de diferentes maneiras. Tem como principal objetivo, como dito anteriormente, a reprodução e manutenção da espécie, mas também tem como finalidade principalmente para o ser humano o prazer. Também está relacionada aos sentimentos compartilhados pelos indivíduos.

Primeiramente, iremos distinguir o que é sexo e o que é sexualidade.A palavra Sexo refere-se ao gênero masculino e/ou feminino, tendo como principal funçãoa distinção biológica entre homens e mulheres,sendo atribuídos comportamentos e papeis sociais de acordo com estereótipos e padrões, que variam de acordo com a cultura. A palavra sexo também pode ser usada para referir-se a qualquer atividade que resulte em sensação de prazer no corpo gerada por interação entre genitais. 

Para o ser humano o sexo não se resumo a interação biológica, envolve sentimentos, experiências passadas, história familiar, orientação sexual, características físicas e até mesmo espiritualidade; todos esses aspectos influenciam a percepção sexual das pessoas e sua maneira de envolvimento com o ato sexual. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) através de uma comissão de consultores criou uma definição para a sexualidade, que de forma resumida pode ser entendida como as identidades e os papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. 

Dessa forma é possível afirmar que a sexualidade é exclusiva das espécie humana, pois compreende vários aspectos e características restritos à sociedade humana, enquanto o sexo está para todos os animais, pois trata-se de uma necessidade institiva.

O que significa sexualidade?

Para que não haja nenhuma informação errônea, vamos olhar a definição de sexualidade no dicionário e comparar com a definição desenvolvida pela OMS.

Segundo o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, define-se como sexualidade: 

1. Qualidade do que é sexual.

2. Modo de ser próprio do que tem sexo.

Essa definição é bastante breve e um pouco abstrata para a compreensão total do termo. Mas já traz ideia de pluralidade e de que cada indivíduo manifesta sua sexualidade a seu próprio modo.

Em 2002, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu como Sexualidade da seguinte forma: “Sexualidade é um aspecto central do ser humano durante toda sua vida e abrange o sexo, as identidades e os papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é experimentada e expressada nos pensamentos, nas fantasias, nos desejos, na opinião, nas atitudes, nos valores, nos comportamentos, nas práticas, nos papéis e nos relacionamentos. 

Embora a sexualidade possa incluir todas estas dimensões, nem todas são sempre experimentadas ou expressadas. A sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, cultural, éticos, legais, históricos, religiosos e espirituais.” (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007, tradução de Vera Lúcia do Amaral)

A definição da OMS explica mais detalhadamente o que é sexualidade, deixando claro que é algo que transcende ao sexo e interfere diretamente na vida do ser humano em vários âmbitos.

Quando a sexualidade é definida?

Quando a sexualidade é definida?

O indivíduo sofre várias alterações biológicas e psíquicas durante a adolescência, e é nessa fase que a sua sexualidade adulta costuma começar a se manifestar.

Para Freud, a sexualidade se manifesta mais precocemente. Em seu livro “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, de 1905, Freud afirma que a sexualidade está presente na criança desde o seu nascimento, o que gerou bastante polêmica.

A amamentação, para Freud, gerava prazer pelo contato bucal com o seio materno.

Posteriormente, a criança percebe o prazer do contato do dedo com a boca, e dessa forma passa a chupá-lo com único propósito de ter algum prazer. São diversas sensações sendo descobertas e exploradas na infância que, posteriormente, levarão também à descoberta sexual. Apenas a partir dos 4 anos de idade a criança começa a ter consciência da sua genitália e sobre as diferenças entre os sexos. Mas não apresenta a sexualidade adulta,por assim dizer.

Veja que estamos tratando de sexualidade e não do sexo em si. Em 1905 suas proposições acerca da sexualidade estavam mais condizentes com o conceito que usamos atualmente do que à sua época. Mas ainda assim pode ser de difícil compreensão para a maioria, que ainda pode confundi-lo com o de sexo. 

Pode-se dividir o desenvolvimento da sexualidade em 3 períodos:

Fase Pré-Pubertária

De 0 a 12 anos.

Pouca circulação de hormônios, órgãos sexuais pouco desenvolvidos e falta de significado específico para as sensações de prazer.

Adolescência

Várias mudanças biológicas e psíquicas, acompanhadas do desenvolvimento dos aparelhos reprodutores, é quando ocorre a primeira menstruação e começam as ereções, bem como  atribuição de conotação sexual para diversos estímulos. É nessa fase que a maioria possui suas primeiras experiências sexuais.

Fase Adulta

Fase em que a sexualidade costuma ocorrer de forma mais tranquila e mais madura.

A adolescência em si é uma fase bastante conturbada, e no âmbito da sexualidade costuma de forma geral causar muitos desconfortos nos indivíduos, por vários motivos. Seja pela falta de conhecimento sobre o novo corpo: é comum haver vazamento da menstruação, o que gera muito constrangimento nas meninas ou uma ereção num momento inapropriado nos meninos. 

Dessa forma, durante a adolescência o indivíduo começa a observar quais fatores incitam sua excitação sexual, quais as suas preferências e também por qual/quais sexo sente atração. Pode ser uma descoberta bastante conturbada, pois nessa fase a pessoa tem uma maior necessidade da aprovação dos seus colegas para sentir-se validado diante à sociedade. Muitos são repreendidos pela família, podem sofrer bullying por colegas por não corresponder a um padrão social.

A orientação sexual costuma ser desenvolvida na adolescência, enquanto o gênero desenvolve-se ainda na infância.

Como funciona a descoberta da orientação sexual?

Na fase da puberdade e da adolescência, de modo geral, o indivíduo começa a experimentar mudanças em seu organismo, tanto psicológicas quanto biológicas. Essas mudanças ocorrem com muita intensidade. A partir daí começa a ser dada conotação sexual a diversos elementos. 

Começa a ser experimentada a excitação sexual e dessa forma a pessoa passa a identificar quais fatores influenciam sua libido e dessa forma também aprende a identificar por quais indivíduos sente-se mais atraído, bem como por qual gênero(s) se interessa, ou não. Muitos podem acabar optando por reprimir seus impulsos sexuais por medo de julgamentos por parte da família e colegas. É aí que acontece a descoberta da orientação sexual. Por isso, já nessa fase os indivíduos devem ter alguma educação sexual.

Quais os tipos de sexualidade segundo a ciência?

Quais os tipos de sexualidade segundo a ciência?

Do ponto de vista científico,não há consenso quanto à quantas manifestações de sexualidade existem. Estima-se que entre 13 e 20. Segue abaixo uma lista com alguns tipos e uma breve descrição.

Solossexual

Pessoa que sente atração sexual apenas por si mesmo.

Androssexual

Atração por estereótipos masculinos, seja em homens ou mulheres.

Bi-Curioso

Pessoa que ocasionalmente pratica sexo com pessoas do mesmo sexo.

Assexual

Pessoas que não sentem atração sexual

Lésbica

Mulher que sente atração sexual por outras mulheres.

Bissexual

Pessoas que sentem atração por pessoas de ambos os sexos.

Demissexual

Pessoas que sentem atração sexual apenas com pessoas com quem tem vínculo afetivo.

Grayssexual

Pessoas assexuais que ocasionalmente tem interesse sexual por alguém.

Monossexual

Atração sexual por um único sexual. 

Gynessexual

Pessoas com atração pelo estereótipo feminino, seja em homens ou mulheres.

Heterossexual

Pessoas que sentem atração sexual por pessoas do sexo oposto.

Intersexual

Pessoas com ambos os sexos que podem praticar sexo de forma “tradicional” com homens ou mulheres.

Poliamoroso

Pessoas que estabelecem relacionamento amoroso com mais de uma pessoa.

Pansexual

Pessoas que sentem-se atraídas pelos diversos gêneros, binários e não-binários.

Questioning

Pessoas que ainda estão no processo de conhecer sua orientação sexual e possibilidades.

Sexualidade Fluida

Atração fluida pelos diversos gêneros.

Skoliosexual

Atração por pessoas que manifestam seu gênero de forma não-binária.

Preconceito por orientação sexual

O preconceito de orientação sexual é um comportamento negativo em relação a determinado indivíduo ou grupo em razão de sua orientação sexual. Ele difere da homofobia, pois também pode ser uma atitude negativa contra heterossexuais em razão do comportamento sexual de alguém.             Existe uma base cultural para o preconceito sexual, por isso ele constitui uma violência estrutural que faz com que a heterossexualidade seja vista como normativa. Há vários comportamentos característicos do preconceito de orientação sexual, e trabalhar para não os reproduzir é um processo de cada um. O preconceito quanto à orientação sexual é um problema latente no Brasil. Apesar de políticas que visam garantir os direitos da população LGBT estarem avançando, a cultura heteronormativa ainda impõe muitos desafios a populações minoritárias de diferentes orientações sexuais.

Casos famosos de preconceito

Brandon Teena

O filme “Boys don’t cry” de 1999 foi criado baseado em fatos reais. Conta a história de Brandon Teena, um homem trans que foi violentado e brutalmente assassinado nos Estados Unidos por seus amigos quando descobriram que tratava-se biologicamente de uma mulher.

Dandara

Dandara foi um travesti brutalmente assassinada no Ceará por cerca de 5 homens, deram-lhe pauladas, pedradas e um tiro. Toda a covardia realizada foi filmada e publicada na internet. A cena dela sendo carregada num carrinho de mão por um de seus assassinos causou grande revolta.

Samuel Muñiz

Jovem brasileiro que vivia na Espanha foi linchado e xingado até a morte, vítima de homofobia. O caso ocorreu no ano de 2021, e causou grande comoção no país europeu gerando uma onda de manifestações contra a homofobia.

Anthony Avalos

A criança com apenas 10 anos foi morta pela mãe e pelo namorado da mesma, vítima de homofobia nos Estados Unidos.

Problemas psicológicos causados pela sexualidade

Problemas psicológicos causados pela sexualidade

Existem vários problemas que podem ser causados por conta não da sexualidade do indivíduo, mas mais por conta da não aceitação da sociedade às diferenças e individuação de cada pessoa. Assumir-se e lidar com as imposições sociais pode ser um grande desafio que abala profundamente o emocional das pessoas. 

A sexualidade pode causar muito sofrimento, podendo propiciar que o indivíduo sofra bullying pelos mais diversos e torpes motivos, gerando fobia social, ansiedade, síndrome do pânico, depressão e mesmo transtornos mais graves. Durante a adolescência é necessário um bom suporte familiar para que a pessoa consiga enfrentar possíveis intempéries de forma mais amena, sobretudo se houver indícios de homossexualidade. A educação sexual para compreender o próprio corpo e a naturalidade do ser também ajuda no processo de desenvolvimento.

Quem pode ajudar?

Família

A família é um elemento fundamental para que o indivíduo se sinta amado e com valor. Seu suporte é imprescindível para que consiga superar qualquer obstáculo e ter o devido acolhimento.

Rede de Apoio

É importante ter amigos e pessoas que compartilham dos mesmos interesses por perto para que haja trocas benéficas com intuito de não se sentir sozinho, onde haja aconselhamento e acolhimento sem julgamentos.

Profissional

Se a barra estiver muito difícil de segurar sozinho, procure ajuda de um psicólogo que irá ajudar a entender o que está acontecendo e a procurar recursos para passar essa fase da melhor possível

CVV

O centro de valorização da vida é um canal em que há pessoas dispostas a te ouvir a qualquer hora do dia. Podem ser contatados via chat online, email, telefone ou mesmo presencialemente. Para acessar o site deles clique aqui

Confira também nosso artigo: Preconceito quanto a orientação sexual

Conclusão

A sexualidade e o sexo fazer parte da vida de todo ser humano e pode ser uma fonte de prazer ou de sofrimento, por diversas razões, muitas delas relacionadas a julgamentos de terceiros. Todo indivíduo merece respeito e acesso igualitário a todos os recursos que a maioria tem. A orientação sexual não deveria ser motivo de exclusão social e muito menos da marginalização de indivíduos, que tem até mesmo a sua existência invalidada por conta de preconceito, desinformação e maldade.