O RAIO X DA DEPRESSÃO

Muita gente em diversos momentos fica confusa quando está diante de um quadro depressivo. Certamente essa não é uma situação fácil para ninguém, mas é bom saber que existem caminhos para que a doença seja sanada fazendo com que o indivíduo depressivo volte a sorrir novamente.

Resultado de imagem para depressão

Para você que tem dúvidas sobre o assunto, fizemos um raio x do tema, em um bate-papo com a psicóloga Yara Alves Pedreira Ribeiro. Confira:

O que é cientificamente depressão? Ela tem cura?

Depressão é uma doença que causa alterações emocionais importantes e influenciam diretamente na forma como o indivíduo percebe, sente e se relaciona com o mundo e com as pessoas. Há uma perda de interesse em atividades, bem como uma visão negativa sobre si mesmo e em relação ao futuro.

Existem fatores que influenciam o desenvolvimento da depressão, como causas genéticas ou hereditárias e também causas ambientais: um momento estressante da vida, abuso de álcool e outras drogas, traumas ou abusos e deficiência de neurotransmissores.

Se tratada no início, pode ser facilmente controlada e curada. A psicoterapia visa ajudar as pessoas a retirarem a carga emotiva de suas memórias, dando um novo significado mental às experiências vividas, deixando de sofrer com o passado e voltando a encontrar dentro de si todos os seus recursos físicos e emocionais para enfrentar com vontade o seu caminho diário em busca de seus sonhos e da felicidade.

Quais são os sintomas que a doença apresenta?

Sintomas mais comuns:

  • Angústia e tristeza;
  • Fadiga, cansaço e perda de energia;
  • Sentimentos de inutilidade, de falta de confiança e de autoestima;
  • Culpa;
  • Sentimento de desespero;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Perturbações do sono;
  • Preocupações recorrentes;
  • Desinteresse ou apatia;
  • Diminuição do apetite sexual;
  • Irritabilidade;
  • Sintomas físicos como dores musculares, dores abdominais;
  • Pensamentos suicidas.

Existe algum cuidado que o indivíduo possa ter para que a depressão não apareça?

Sim, exercícios físicos regulares, dieta saudável, busca de atividades prazerosas, reconhecimento de seus próprios limites, meditação, yoga, trabalhos voluntários, praticar a gratidão (a gratidão cria emoções positivas, tais como a alegria e o contentamento) e por fim ter e manter bons amigos. 

Que cuidados tomar com o paciente depressivo?

Deixe-o saber que você e as outras pessoas se preocupam com ele. Saiba ouvi-lo sem julgamentos ou críticas, acolha, escute ativamente,  esteja atento e incentive uma consulta com um profissional.

Ligue ou visite essa pessoa, convide-a para atividades diárias, escolha algo que a pessoa ache interessante, mesmo sabendo que ela possa não se sentir empolgada na atividade imediatamente, caminhadas ao ar livre e passeio de bicicleta contribuem  para a liberação de hormônios do prazer como a endorfina e dopamina e não se esqueça de pontuar e elogiar pequenas realizações.

Como a psicologia enxerga a depressão?

Depressão é a consciência do ego de ser incapaz realmente ou imaginariamente de cumprir com um ideal (Gabbard).

Transtorno afetivo que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração, onde o indivíduo com este problema tende a ignorar os pontos positivos da vida, focando apenas em suas nuances negativas. Pode se manifestar em qualquer momento da vida, desde a infância até a terceira idade e entre homens e mulheres.

Curte nosso trabalho? então dá uma espiada nas lojas da Brasil Aromáticos e Feitiços Aromáticos, vai valer muito a pena, temos surpresas para você.

Até mais, Gigi

Yara Alves Pedreira atende: Home Office – consultas particulares e na clínica infantil de Itaquera (adultos).

Facebook: Yara Alves Pedreira Ribeiro.

Instagram: yararegina.psicóloga

Fone: (11) 973107172