Óleo de coco como lubrificante íntimo!

Na última semana surgiu nos grupos da Feitiços um tema bastante polêmico:
Algumas pessoas recomendando o uso de óleo de coco como ”lubrificante íntimo”.

Resultado de imagem para óleo de coco

Tenho formação em Química e Pós-Graduação em Cosmetologia e, confesso que fiquei assustada com a quantidade de postagens que encontrei, inclusive em sites supostamente sérios, reforçando a recomendação.

Eu sempre fui muito criteriosa com relação a produtos íntimos e, quem me conhece mais de perto sabe que me posiciono duramente contra certos “produtinhos” do mercado que, reconhecidamente fazem mal para a saúde, mesmo que tenha de deixar de lucrar com isso.

No meu papel de química, é de extrema importância a responsabilidade que tenho para com o consumidor. Eu não sou a favor do prazer a qualquer custo, principalmente, quando o custo deste prazer é a saúde (a minha ou a sua).

Apesar de ter uma posição a respeito do tema, quis antes conversar com alguns amigos da área médica, que somente reforçaram o que eu já sabia.

Todos foram unânimes em dizer que a coisa mais importante é respeitar a fisiologia da região íntima, e que negligenciar certos cuidados pode ter um preço alto para a saúde.

Quando se fala em lubrificação ou limpeza da região íntima, é muito importante ficar do olho do pH do produto.

Resultado de imagem para filhar de olho gif

Você já ouviu falar em Bacilos de Doderlein? Eles fazem parte da microbiota da região íntima e são responsáveis pela regulação protetiva.

Não entendeu? Peraí que eu explico:

Eles fazem parte do “exército de proteção” da região íntima e são extremamente importantes na prevenção de DSTs e outras doenças comuns ao trato geniturinário feminino.

Quando você utiliza produtos que não específicos para a região íntima e não tem pH balanceado, você altera o seu pH natural e muda a microbiota da região. A consequência disto é que você fica mais suscetível à aparição de doenças como: vulvites, vulvovaginites, aparecimento de candidíase e Infecções urinárias de repetição.

Sabe o que mais? Nunca é recomendado se utilizar alimentos na região como chantilly, leite condensado, e, neste caso, o óleo de coco. Como eles são utilizados na alimentação, podem servir também de alimento para outros tipos de fungos ou bactérias prejudiciais à região. (Existem produtos bem legais que podem dar mais sabor ao sexo, inclusive sabor de leite condensado, sem prejudicar sua saúde).

Cuidado com modismos, estamos vivendo um momento em que todo mundo fala de tudo, mas é muito importante checar a fonte. Sempre questione qual a formação de quem dá recomendações e não coloque sua saúde em risco porque está na moda.

O Prazer está diretamente relacionado com Saúde e Bem-estar. Nada vale o risco de se expor a nenhum tipo de doença.

Sexo seguro faz bem à saúde não traz arrependimentos.

Raquel Cruz
Química Responsável – Feitiços