Sáude e Utilidade Pública campanha de vacinação contra sarampo e a poliomielite, começa neste sábado (8) e vai até o fim do mês

Sarampo - Post
Começa neste final de semana, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (Paralisia Infantil), em todo o país A iniciativa vai até dia 28 de novembro em várias cidades brasileiras. Na oportunidade, os pais podem aproveitar para atualizar a carteira de vacinação dos filhos.Devem ser vacinados no caso do sarampo, crianças de 1 a 5 anos. Já no caso da poliomielite, a vacinação deve ser aplicada em bebês de 6 meses a menos de 5 anos de idade.

Em São Paulo, serão disponibilizados 5.900 postos de vacinação – entre fixos e volantes – com funcionamento das 8h às 17h. Devem ser imunizadas do sarampo cerca de 2,1 milhões de crianças. Já para casos de poliomielite a porcentagem gira em torno de 95% de imunizações segundo a Secretaria do Estado de Saúde.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
O sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Até mais, Gigi

Fontes: folha e Agência Brasil