TPM E AUTOCUIDADO: CONFIRA 5 DICAS PODEROSAS PARA AMENIZAR A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

Tire o poder da sua vilã mensal e alivie os sintomas da TPM com essas dicas!
TPM e autocuidado feminino

Você sente que a TPM tem o poder de dominar seu corpo e suas emoções? Então talvez esse post seja para você! 

Alguns até dizem que é frescura, mas o fato é que só quem sente a intensidade dos sintomas da TPM, sabe que não é pra qualquer um. 

Se você, assim como grande parte das mulheres, também busca maneiras simples de aliviar esses sintomas, continue lendo!

O QUE É A TPM?

A tensão pré-menstrual ou TPM é uma das etapas presente no ciclo reprodutivo da mulher, sendo o período que precede a menstruação. 

Por conta da grande alteração hormonal, durante esse período há uma forte interferência no sistema nervoso central do organismo, e é daí que surgem os sintomas psicológicos e físicos, que costumam desaparecer no primeiro dia do fluxo menstrual.

O que acontece, é que existe uma certa conexão entre os hormônios sexuais femininos (que são produzidos durante todo o ciclo), as endorfinas (hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar) e os neurotransmissores (como a serotonina), isso explica as alterações emocionais e físicas durante essa fase.

QUANTO TEMPO DURA A TPM?

Depende. Como cada mulher percebe e sente os sintomas de maneira diferente, o tempo médio de duração da TPM varia de 15  a 1 ou 2 dias antes da menstruação de fato chegar. 

Assim como a duração da TPM, a intensidade dos sintomas, o fluxo e duração menstrual também varia de mulher para mulher, sendo que algumas nem chegam a sentir algo diferente enquanto outras, precisam ser até mesmo hospitalizadas para conter as dores.

O QUE A MULHER SENTE DURANTE ESSE PERÍODO?

Mas falando das que sentem os sintomas de maneira mais intensa, vamos relembrar quais são as sensações mais comuns durante a tensão pré-menstrual?

Quais são os sintomas mais comuns da tensão pré menstrual?

Não que esses sintomas sejam menos desconfortáveis ou mais leves (longe disso) mas segundo um artigo publicado pela University of Virginia Health System, o mais comum durante a TPM é apresentar quadros de irritabilidade, ansiedade, agitação, acessos de raiva, insônia e dificuldade de concentração.

No que tange o físico, os sintomas são cansaço ou fadiga intensa, inchaço, surgimento de acne, ganho de peso, dor e sensibilidade nas mamas, dor nas costas, dores de cabeça e pressão no abdômen inferior.

O QUE PODE AGRAVAR A TPM?

Ainda segundo o artigo, alguns fatores pré existentes podem intensificar a TPM, são eles: transtornos convulsivos, com mais crises que o habitual, doenças do tecido conjuntivo, como lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) ou artrite reumatoide.

Distúrbios respiratórios, como alergias e congestão nasal e das vias respiratórias, enxaquecas, transtornos de humor, como depressão ou ansiedade, distúrbios do sono, tais como dormir muito ou não dormir o suficiente, também podem desencadear sintomas mais intensos durante a TPM.

5 DICAS PARA ALIVIAR OS SINTOMAS DA TPM

Evite doces

Sim, eu sei! Um docinho é tudo o que nosso corpo pede na TPM mas saiba que os excessos podem acabar piorando cólicas e dores durante o período menstrual.

Isso porque, durante essa fase há uma queda nos níveis de magnésio, cálcio, ferro e serotonina, isso faz com que o desejo por doces e açúcares aumente durante a TPM. 

Contudo, de acordo com especialistas, ingerir gorduras em excesso faz com que o organismo aumente a produção da prostaglandina (substância responsável por provocar contrações) e consequentemente, provocar um aumento na intensidade das cólicas menstruais.

Use a água a seu favor

Seja na hidratação, compressas ou banhos relaxantes, para aliviar os sintomas durante a TPM você precisa de água.

A hidratação permite com que o organismo iniba o hormônio antidiurético (ACTH). Isso acontece pois a água estimula a diurese e facilita a eliminação de líquidos retidos, um prato cheio para diminuir o inchaço e sensibilidade nas mamas. 

Além da ingestão, a água quente ou gelada em compressas são grandes aliadas na hora de aliviar as dores da TPM. Isso porque, enquanto a compressa com água quente relaxa a musculatura da região e reduz as contrações uterinas, a compressa fria, é capaz de retardar a resposta da dor, deixando os impulsos nervosos mais lentos e, diminuindo as cólicas.

Use roupas confortáveis

Use esse momento difícil como desculpa para o seu corpo relaxar, porque é disso que ele precisa! Ao usar roupas muito apertadas, a tensão da região que já está fragilizada aumenta ainda mais.

Além disso, roupas muito justas aumentam o desconforto e dificuldade na hora de se higienizar e de quebra, abafam a região íntima que, provavelmente, já vai estar fechada e sem respiro por conta dos absorventes descartáveis.

Então se possível, separe aquele pijama fofinho, sua compressa quentinha e vá assistir sua série até a dor passar.

Faça um escalda pés

Essa dica segue a mesma ideia do calor com compressas no abdômen. Para fazer, basta colocar água morna em uma bacia e adicionar um chá, erva aromática ou o produto esfoliante. A água deve preencher a altura do tornozelo.

Você sabia que os sais de banho da Feitiços também podem ser usados como escalda pés? Eles atuam sobre o organismo, eliminam impurezas e tensões do seu dia, ajudam a purificar o corpo e a mente e transformam seu momento em um delicioso ritual de bem-estar.

Para escalda pés, banhos de banheira ou chuveiro!

Vai um cházinho aí?

Além de super hidratantes, existem muitos chás com extratos naturais que possuem ação anti-inflamatória, calmante, analgésica e relaxante como o chá de camomila, erva-doce, hortelã, lavanda, agoniada, alecrim, algodoeiro, hortelã e dong quai.

A TPM é a fase que antecede o período menstrual e normalmente é cercada de oscilações hormonais e sintomas incômodos. Mesmo que sua duração e intensidade não seja a mesma para cada mulher, sempre vale o lembrete de como aliviar os sintomas e encontrar conforto nessa fase tão sensível.

Por isso, nossa parte é te lembrar de cuidar da saúde em qualquer etapa do seu ciclo. A sua, é compartilhar essa matéria e ajudar outras mulheres a aliviar os sintomas da TPM!