O sexo normalmente traz uma sensação de prazer e relaxamento para as pessoas. Esse estado de bem-estar costuma permanecer por algum tempo tanto para o homem quanto para a mulher. Contraditoriamente algumas mulheres podem sofrer de tristeza profunda, frustração e até mesmo angústia, fenômeno que é conhecido como disforia pós-coito ou depressão pós-sexo.
Um estudo revelou que 46% das mulheres já sofreram ou sofrem com depressão pós-sexo. A pesquisa realizada com 230 estudantes de diferentes etnias, constatou que 5% delas disseram ter sofrido com o problema nas quatro semanas anteriores à entrevista.
Levantamentos anteriores já haviam revelado que 10% das mulheres tiveram ansiedade, crises de choro e melancolia depois de uma transa, mesmo ela tendo sido satisfatória.
Os estudos ainda não foram comprovados, sobre a causa da disforia pós-coito. Os fatores que levariam uma mulher ao estado de depressão pós-sexo seriam: alterações hormonais ocorridas logo após o ato e históricos de abuso sexual e psicológico.
Lembrando que o sexo pode ser muito bom, estes são apenas estudos que ainda precisam de comprovação.
Até mais, Gigi