VOCÊ SABIA QUE O MUNDO FASHION TEM DICIONÁRIO? CONFIRA EXPRESSÕES

Já se sentiu um estranho conversando sobre um determinado assunto? Pois é, existem alguns temas que possuem vocabulário próprio. Esse é o caso do glamoroso mundo da moda que apresenta palavras bem diferentes. Os significados são bem específicos deste universo. Assim, para você ficar por dentro do vocabulário do mundo fashion, trazemos algumas expressões importantes para não ficar perdido quando conversar com a galera. Confira:

mequetrefismos extra afropunk DrielySAFROPUNK3

Afropunk – Como o próprio nome diz, mistura a rebeldia do movimento punk com elementos afro. Cores, peças étnicas e outras formas de manifestações como o rock, fazem parte do afropunk. Os cabelos são representados por modelos black powers, coques, tranças, moicanos e coloridos.

vida secreta amish alexandre taleb 2Urban

Amish – É um tipo de look que teve origem no movimento anabaptista suíço no início do século XVI. O estilo traz roupas simples, feitas de fibras naturais e em cores também naturais. Essa forma de expressão chamada farmer do amish ressalta peças do jeanswear em tamanhos grandes. Bolsas e toucas aparecem lisas e estampadas para mulheres e os chapéus de aba larga para os homens. A bolsa feminina é carregada como uma bíblia.

emporio armani pre fall 2012 01

Andrógeno – Uma mistura entre o feminino e o masculino num único look. A pioneira desse estilo foi Coco Chanel que, na década de 20, causou polêmica ao trazer elementos do masculino para o universo feminino. As peças desse estilo são sapatos oxford, chapéu panamá, coletes suspensórios, gravatas, paletós, peças masculinas com cores, texturas e brilhos bem femininos.

427 forum 03 20150410 162434

Atleta urbano – É o uso de roupas do estilo esportivo em situações cotidianas numa forma de se vestir bem despojada.

chola+famamaclothing cholas

Chola – O termo chola foi criado para designar a miscigenação latino-americana ocorrida nos EUA. Algumas características são peculiares desse estilo que é bem exagerado. Sobrancelhas ultrafinas, lábios delineados com tons de batons mais claros, camisas abotoadas até o topo, correntes de ouro com crucifixo, mexas de cabelos enroladas, entre outros, traços são comuns.

clubbers3

Clubber – Cada roupa utilizada nesse estilo tem um significado. Alguns exemplos são os Alfinetes, contra o aborto. All Star humanidade, baixa renda. All Star cano alto, contra o militarismo. All Star branco: só usa quem sabe todas as ideologias. Cabelos em pé, contra o armamento nuclear. Cabelo moicano, contra a matança. Cadarço branco, a favor do homossexualismo ou sem preconceito. Calça rasgada, anti-social. Calça xadrez, contra o racismo. Piercing nos lábios ou no queixo, contra as drogas. Piercing na língua, contra a fome. Roupas de nylon, a favor do modernismo. Roupas de vinil, a favor da moda e evolução.

40

Cosplayer São os adeptos do Cosplay (observação de costume play) e indica a caracterização fiel de um personagem feita por seus fãs. Os personagens mais comuns são os mangás, comics e até mesmo grupos musicais. A caracterização costuma ser muito bem feita e quase não é possível perceber a diferença entre o Cosplay e o personagem.

doninha

Doninha – É aquela que vai até a janela da própria casa e dá uma olhada no look da mãe de sua vizinha.

Miss Famecapa

Drag queen – Costuma-se usar uma roupa toda característica. Sutiã com enchimento e uma calcinha bem apertada para esconder os seus genitais. Nesse ambiente é preciso ser homem. Raspar os pelos de seu corpo nas paetês e no strass é comum. Também são usados vestidos metálicos, penas como acessórios cílios postiços extralongos e maquiagem a prova d’água.

23.09.2012 1c9cd8e31aa94fa676ac1cc82a3b0e87

Emo – Roupas escuras, xadrez e com listas, tênis All Star, piercings, cabelos coloridos e franja caída nos olhos. Surgiu na década de 1980 nos EUA, com raízes no rock e no punk emocore, este é um gênero que mistura hardcore com músicas românticas.

8646fb9cbe9275b40b3f29f1a8a82aacd2772213a6f7cd4c54802c241ca086bcfranja12

Flopper – Os modelos deste estilo remetem diretamente à era do All that Jazz. Plumas e franjas são boas apostas para as festas mais badaladas. Costuma ser um look bem diferente e ousado.

b0d99fb735accb42ac5864944831dd766bb6feab8cfcd1e92da33a3e44c12d3a

Fruit – Nasceu da criatividade radical da moda de rua em Tóquio, que se projetou fortemente através de uma exposição de fotos do idealizador da revista Fruits, Shoichi Acki, que vem evidenciando esse cenário desde 1997. Suas fotos mostram adolescentes e jovens que criaram uma excêntrica subcultura baseada na reinvenção de elementos típicos japoneses misturados a elementos ocidentais e peças de segunda mão.

Agora você já pode conversar de igual para igual com os “habitantes” do mundo da moda.

Até mais, Gabriel Ábalos

*Este dicionário foi publicado pelo publicitário Celso Finkler em matéria publicada para a revista Tudo, edição 65. O texto é adaptado por mim, Gabriel Ábalos.