10 DICAS PARA TER UMA VIDA BEM PLANEJADA

Business Idea Concept

Nos dias atuais, a vida está cada vez mais corrida. Conciliar trabalho e família, ter uma empresa organizada não é nada fácil. As pressões diárias por melhores resultados e as demandas são cada vez maiores. Por isso a palavra planejamento se encaixa perfeitamente em diversos contextos. Em uma empresa, por exemplo, planejar significa também a otimização do trabalho e a esperança por um maior faturamento. Na família, planejamento significa tempo, qualidade de vida e mais fluidez nas atividades do dia-a-dia. Você precisa saber lidar com imprevistos, isso só irá o ajudará em suas tarefas. Empresas que ignoram essas ocorrências, deixando os fatos acontecerem naturalmente, podem se dar mal, pois imprevistos sempre aparecem.

Na área financeira pessoal, planejamento significa um bom futuro e mais tranquilidade. Afinal, quem se preocupará com você em sua velhice? Ao que parece, não conta-se com os governantes, não é? Então, daí a importância de se planejar. Veja 10 dicas de planejamento financeiro pessoal:

planejamento 2Planejando as receitas e despesas

Uma dica interessante é manter o controle do que entra e do que sai em termos de dinheiro. Assim você terá um balanço de suas contas, não contará com a sorte, ficando mais tranquilo.

Compare preços

Compare a diferença de preço do que deseja comprar. Normalmente, os valores não são iguais, pesquise. Hoje com a internet, tornou-se mais viável fazer isso através do site Buscapé.

Faça uma lista

Faça uma lista só com o que deseja comprar. Os shoppings estão cheios de armadilhas para fazer você comprar mais do que deve. Organize-se, não caia nessa.

Tenha desconto

Se receber um bom desconto, tente comprar à vista. Essa pode ser uma maneira de economizar dinheiro, é só se planejar.

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma grande ferramenta para a compra. Entretanto, pode se tornar uma dor de cabeça desnecessária, pois os juros cobrados pelos bancos são muito altos. Cuide-se na hora de gastar com cartão.

planejamento 3Estabeleça metas

Estabeleça metas financeiras, assim você também terá um maior controle do que está gastando.

Não abuse do seus ordenados

É sempre bom ter uma reserva de dinheiro. Saiba que em tempos de crise, gastar muito não é um bom negócio. Previna-se, assim não passará necessidades.

Faça bons investimentos

A poupança está rendendo abaixo da inflação, vá até seu banco e procure por formas de investimentos mais rentáveis. Um especialista poderá ajudá-lo nessa tarefa. Não hesite, mas invista com cuidado.

Padrão de vida

Não queira ter um padrão de vida mais alto do que você realmente pode. Seguramente isso fará com que você gaste mais do que ganha, e corra riscos de contrair dívidas elevadas.

planejamento 4Objetivos

É importante rever seus objetivos financeiros mensalmente, assim você se atualiza sobre o que pode ou não gastar.
Planeje-se, dessa forma garanto que dormirá mais tranquilo.

Até mais, Gabriel Ábalos