VARIEDADES – A HISTÓRIA DO DIA DA MENTIRA

Dia da Mentira 1
Diz a lenda que a história do dia da mentira tem origem na França, no século XVI. Essa data era também conhecida como dia dos bobos, e anteriormente comemorada no dia 25 de março. As festividades se estendiam até 1º de abril e somente em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano fosse comemorado no dia 1º de janeiro. Zombadores passaram a ridicularizar o dia 1º de abril enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Uma outra versão diz que o dia da mentira foi inspirado na natureza, que costumava enganar as pessoas na virada de março para abril com mudanças climáticas repentinas. Ao serem feitas de bobas pelo tempo, as pessoas também adotaram a brincadeira.

E quem não se lembra do personagem Pinóquio? Quando ele mentia, seu nariz crescia . O filme veiculado pela Disney foi a primeira experiência e abordagem do tema mentira no Brasil (em desenho). A história do Pinóquio foi escrita em 1883, pelo escritor italiano, Carlo Collodi.

Você já pregou alguma mentirinha hoje? Já se arrependeu de contar alguma mentira? Me conta, eu irei adorar!

Até mais, Gigi.