USE SAl NA MEDIDA CERTA – CONHEÇA UM POUCO DE CADA TIPO DO PRODUTO

O sal é um tempero bastante usado na alimentação das pessoas. Se bem administrado na hora da comida, certamente não irá fazer mal à saúde. Entretanto o consumidor precisa buscar opções de condimentos para dessa forma evitar o sal. Uma boa opção é, a salsinha e todo tipo de tempero fresco. Evite o consumo de alimentos industrializados, pois eles costumam conter bastante sal e consequentemente uma grande quantidade de sódio o que não faz bem para ninguém.

20160303

Falando um pouquinho de história, a origem da palavra salarium em latim, vem da palavra sal. Tudo isso porque os soldados nas batalhas, recebiam dinheiro para comprar sal. Daí vem o sagrado salário. Antigamente o sal era um produto que atribuía status para quem o tivesse. Quanto mais a pessoa possuísse dessa especiaria, mais respeito ela teria dos outros já que era costume dos romanos, por exemplo, servi-lo às visitas como símbolo de poder.

Conheça sobre alguns tipos de sal:

Light – 197 mg*

 sal grosso

É composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, e por isso, é o mais indicado a hipertensos. Não deve ser usado por pessoas com problemas nos rins e quem têm a tendência de acúmulo de potássio no organismo.

Rosa do Himalaia – 230mg*

grosso1

Considerado o mais puro dos sais marinhos tem quase metade do sódio que é encontrado no sal comum. É rico em minerais, como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro.

Rosa do Peru – 250mg*

sal rosa

Tem coloração rosa-clara e sabor acentuado. É muito utilizado em pratos típicos do país andino. Por seu baixo teor de sódio, também é indicado para hipertensos.

Havaiano – 390mg*

Não é refinado, tem sabor suave e quase a mesma quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Sal refinado – 400mg*
shutterstock 147455495

Conhecido como sal de cozinha, é o mais popular. É extraído da água do mar e depois refinado – processo que o faz perder parte das propriedades nutritivas.

Sal grosso – 400mg*

salgrosso2

Tem a mesma composição química do sal de cozinha e a mesma quantidade de sódio. Use com moderação para não salgar demais os alimentos.

Marinho 420mg*

sal marinho

Também chamado de sal azul, e quimicamente semelhante ao refinado. Os grãos, mais irregulares, dão aos alimentos forte sabor salgado. Cuidado com a elevada quantidade de sódio.

Flor de sal – 450mg*

imgHandler

Não refinado e considerado nobre, é utilizado também em receitas doces, como caramelo com flor de sal. Mas, atenção, pois é o que contém mais sódio.

Agora que já conhece os tipos de sais, pode usá-los com mais critério.

Até mais, Gigi

Fonte: Revista Delboni Auriemo

 

*Quantidade de sódio por grama (g) de sal