Sabemos muito bem que a alimentação influencia e muito na nossa saúde e também na nossa pele, não é atoa que existe aquele velho ditado que: Somos o que comemos e com certeza é a pura verdade a nossa saúde e nossa pele dependem muito da nossa alimentação.
Alguns alimentos que consumimos podem e muito aumentar a oleosidade e até desencadear uma acne se não ficarmos atentos ao seu consumo. Os alimentos que tem alto teor glicêmico , como os açúcares e carboidratos, faz o organismo produzir mais insulina para quebrá-los, mas a insulina quando é presente em grande quantidade gera um processo inflamatório que acaba por influenciar a elevação na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, levando ao excesso de oleosidade e podendo levar ao aparecimento da acne.
Alguns alimentos se ingeridos em excesso com certeza aumentam a oleosidade da nossa pele se consumidos constantemente, mas se o consumo for apenas uma vez ou outra não trará grandes problemas. Vamos conhecer alguns alimentos que podem ser danosos se consumidos em excesso aumentando a oleosidade e trazendo problemas para a sua pele:
– Leite, isso mesmo o nosso inocente leite pode causar a elevação da insulina no sangue,aumentando uma reação inflamatória no corpo e a oleosidade.
– Chocolate, o problema do chocolate é o açúcar que pode conter que pode elevar o nível glicêmico com rapidez, levando a uma rápida produção do hormônio insulina, que incentiva a produção sebácea.
– Frituras e alimentos com grande quantidade de gordura, acabam por deixar a sua pele mais oleosa.
– Álcool, se transforma em glicose durante a digestão, interferindo na secreção das glândulas sebáceas.
O ideal é você maneirar no consumo destes alimentos e investir no consumo de muita água, alimentos como as frutas e verduras e evitar o consumo excessivo de frituras, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e doces.
É importante ressaltar que uma alimentação saudável é com certeza uma boa direção para ter uma pele bonita e perfeita, mas é necessário associar a isso bons hábitos de higiene, fazendo uma boa higienização da pele todos os dias com produtos apropriados para o seu tipo de pele como os sabonetes faciais para controlar a oleosidade em excesso.
Fontes
VARELA, Thais. Como a alimentação pode influenciar na oleosidade produzida pela pele. 2409-2018. 2018. Disponível em: <https://m de mulher. abril .com.br>. Acesso em: 05 out. 2018.