O prazer solitário

A masturbação é um importante instrumento de autoconhecimento e independe da idade. Por séculos, foi vista como proibida e patológica, especialmente rejeitada pelas mulheres, mas aos poucos, esse quadro vem mudando. Cada um tem uma percepção individual do corpo e descobre suas zonas erógenas de forma e intensidades diferentes.
Com o passar do tempo, nosso apetite sexual tende a mudar e a masturbação pode ser um aliado poderoso na descoberta de novos gostos, pois quando estamos sozinhos, nos tocamos de maneira mais livre, nos libertamos mentalmente para fantasiar nossos desejos e dar vazão aquilo que às vezes não nos sentimos à vontade em compartilhar.
O ato pode ficar muito mais divertido com a ajuda de produtos voltados para a melhora do desempenho sexual. Óleos, géis, lubrificantes podem ajudar muito nas novas descobertas porque potencializam os sentidos: aquecem, esfriam, tornam a superfície mais sedosa, trazem odores agradáveis entre tantas outras sensações.
A masturbação é um excelente aliado da vida sexual, independentemente da idade, pois é através dela que podemos levar nossas necessidade e desejos de maneira mais clara e direta para o(a) parceirx.
No entanto, tudo deve ser feito com parcimônia, a masturbação inclusive. Lembre-se, ela é um aliado do ato sexual e não necessariamente o objetivo em si. Masturbar-se é bom, alivia as tensões, mas não podemos deixar de fazer outas atividades ou envolver-se com outras pessoas por acreditar que se masturbar é melhor.
Por isso, siga meu conselho: masturbe-se! Use de tudo, solte a imaginação, mas não deixe de incluir sempre alguém para realizar suas fantasias, pois como diz o ditado: um é pouco e dois é bom demais!
Alguma dúvida? Quer compartilhar alguma experiência? Escreva para mim!
Facebook: Dra. Ligia Rodrigues – Gineco
Instagram: @ligarodsantos