Como prevenir a AIDS (Guia 2022)

A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que é causada por vírus e que afeta o sistema imunológico... Veja dicas de como prevenir a AIDS!
Como prevenir a AIDS

A Aids é um vírus que ataca o sistema imunológico da pessoa, sendo resultado da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (em inglês, Acquired Immunodeficiency Syndrome). A principal característica de quem é afetado pelo vírus, como o próprio nome sugere, é que o sistema imunológico fica enfraquecido, tornando a pessoa mais vulnerável a doenças como a tuberculose, a toxoplasmose e alguns tipos de câncer. 

O que é a aids?

A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que é causada por vírus e que afeta o sistema imunológico, ou seja, as defesas do corpo da pessoa. Diariamente, nosso corpo combate diversos tipos de microorganismos e nos defende de infecções. Com  a Aids, esse sistema imunológico fica muito fraco, tornando a pessoa mais sujeita a outras infecções. Os linfócitos T CD4+ são os mais atingidos por esse vírus,

Quais os tipos e variantes?

Existem alguns vírus mutantes (variantes) do HIV que foram surgindo ao longo do tempo. Eles são mutações menos perigosas do HIV identificado originalmente, sendo as mulheres as mais expostas ao vírus. De acordo com estudo norte-americano, os vírus do HIV têm muitas variações, sendo que quanto mais recente a contaminação, mais contagiosa a variante é. 

História do HIV

História do HIV

Estima-se que o vírus do HIV tenha sido transmitido do chimpanzé para o ser humano a partir da caça do animal na África Central. Ao entrar em contato com o sangue do chimpazé, o ser humano pode ter se contaminado a partir de uma ferida aberta na pele, contraindo o vírus que viria a ser chamado de HIV.

Em 1981, os primeiros casos em seres humanos foram reconhecidos. Em 1983, identifica-se que a síndrome é causada por vírus, além de serem identificados casos em crianças e o primeiro caso no Brasil também ser notificado. 

O processo de entendimento do vírus levou a muito estigma e preconceito, sendo inicialmente associado a pessoas homossexuais e a profissionais do sexo. Entre 1991 e 1992, campanhas são iniciadas para criar maior conscientização sobre o vírus. Apenas em 1997, é iniciado o uso de coquetel antiviral para o tratamento do HIV. 

Existe cura para a AIDS?

Ainda não existe cura para a AIDS, mas o tratamento permite diminuir a carga viral a um nível em que a pessoa consegue ter a vida prolongada e com mais qualidade. Além disso, se a carga viral da pessoa estiver baixa o suficiente, ela não transmitirá o vírus.

Como o vírus do HIV age?

O vírus do HIV age atacando o sistema imunológico, entrando sobretudo na célula do linfócito T-CD4, absorvendo a proteína da célula e integrando-a ao vírus. A partir daí, há alteração do DNA da célula, o que permite que o vírus se reproduza. Depois da reprodução, os linfócitos são rompidos para que o vírus busque outras células para a reprodução, o que gera o ciclo de reprodução do vírus e destruição de células super importantes para o sistema imunológico. 

Qual a diferença da aids e HIV?

Enquanto a AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome) é a síndrome da imunodeficiência adquiria, o HIV é o vírus em si, que causa a Aids. Assim, a diferença é que a AIDS é uma IST,ou seja, uma infecção sexualmente transmissível, enquanto o HIV é o seu agente causador.

Quais são os sintomas da AIDS?

Como prevenir a AIDS

Duas semanas após a infecção pelo HIV, podem surgir os seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça
  • Febre baixa
  • Cansaço 
  • Ínguas inflamadas
  • Garganta inflamada
  • Dores nas articulações
  • Aftas ou feridas na boca
  • Suor noturno
  • Diarreia

Há pessoas que são assintomáticas, podendo ficar por até dez anos sem nenhum sintoma, estando o vírus se multiplicando silenciosamente pelo corpo. Quanto mais cedo o vírus é identificado, melhor, pois as baixas concentrações no organismo tornam mais fácil controlar o desenvolvimento da síndrome, além de evitar que a pessoa transmita para outras pessoas, pois ela saberá que deve utilizar preservativo.

O que são doenças oportunistas?

Há microorganismos que, ao entrar em contato com pessoas com imunidade adequada, não chegam a desenvolver doenças, enquanto em pessoas com a imunidade baixa causam doenças e infecções graves. Essas são as chamadas doenças oportunistas. Em pessoas vivendo com HIV, essas doenças podem ser muito perigosas, pois é justamente o sistema imunológico da pessoa que é afetado pelo vírus. Assim, além do controle do próprio vírus do HIV em si, a pessoa deve também ter cuidado com doenças oportunistas que podem causar problemas em várias partes do corpo. 

Como o Aids é transmitida?

A Aids é uma síndrome sexualmente transmissível, sendo suas formas de transmissão as seguintes:

  • Sexo sem camisinha, seja ele oral, vaginal ou anal
  • Uso compartilhado de seringa por mais de uma pessoa
  • Transfusão de sangue contaminado
  • De mãe para filho (a mãe vivendo com o vírus pode transmitir na gravidez, no parto e na amamentação também)
  • Instrumentos que penetrem a pele, furando ou cortando, que não estejam esterilizados.

Como é feito o diagnóstico da AIDS?

Como é feito o diagnóstico da AIDS?

O diagnóstico do vírus é feito a partir de testes anti-HIV.  Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo o tratamento e a possibilidade de qualidade de vida, caso a pessoa tenha sido infectada. 

Imunoensaio

Um dos métodos de diagnóstico do vírus é o imunoensaio, que consiste na detecção da presença de um complexo antígeno-anticorpo na amostra biológica em testagem. É um teste que busca saber se o corpo está se defendendo contra o vírus, apontando sua presença.

Testes complementares

Os testes complementares são aqueles realizados após o teste inicial com resultado reagente ao vírus. Eles servem para fazer a confirmação do teste, para que haja certeza de que o resultado é correto e que a pessoa é soropositivo.

Testes rápidos

Os testes rápidos são feitos a partir da coleta de sangue, que pode ser uma gota do dedo, ou a partir de fluido oral. O material é submetido a reagente e o resultado sai em cerca de 30 minutos. Esses testes costumam ser feitos gratuitamente em postos de saúde da rede pública. 

Testes caseiros (ou autotestes)

Os testes são feitos em casa, a partir de um pequeno dispositivo que coleta a saliva da pessoa e a submete ao reagente do HIV, que tem resultado em até 20 minutos. 

Detecção direta do HIV

Os testes feitos em laboratório são feitos a partir da detecção dos seguintes marcadores:

  • ácido ribonucleico (RNA) ou ácido desoxirribonucleico (DNA) proviral;
  • proteína p24
  • anticorpos anti-HIV, que é a detecção mais direta do vírus. 

Como se prevenir da AIDS?

O método mais importante de se prevenir da AIDS é usando camisinha em todas as relações sexuais, inclusive para sexo oral e anal. Além disso, é preciso ter cuidado ao utilizar seringas, sempre se certificando que elas estão sendo de uso único e descartadas após o seu uso. 

Como funciona o tratamento da AIDS

O tratamento da Aids funciona a partir do uso de coquetéis antirretrovirais, que são medicamentos combinados que controlam a reprodução do vírus, impedindo que ele siga destruindo o sistema imunológico. Ao aderir ao tratamento corretamente, o paciente tem maior qualidade de vida e mais longevidade. Além disso, quanto mais cedo o vírus é descoberto, mais sucesso se obtém com o tratamento. 

Confira também nosso artigo: O que é sexualidade?

Conclusão

A AIDS é uma infecção sexualmente transmitida que pode ser prevenida principalmente pelo uso de preservativos durante relações sexuais. Além disso, quando se tem alguma relação sem prevenção, é possível buscar um posto imediatamente para tomar os coquetéis que reduzem as chances de contaminação. É preciso se conscientizar sobre