A ciência por trás da ação do álcool em gel

Atualmente vemos todos os canais de mídia enfatizando a importância do uso do álcool em gel como um importante agente contra bactérias e vírus, especialmente o Covid 19. Porém, saber como é a sua ação e também sua eficácia, pode nos deixar mais atentos à relevância do seu uso constante não só em épocas de pandemia.

Uma dúvida que pode surgir com essa bomba de informações que recebemos todos os dias, é querer entender por que o álcool 70% é mais eficaz que o álcool absoluto (99,6%). A resposta não está na concentração, mas sim no efeito, pois a água presente na solução do álcool 70% o ajuda a penetrar mais facilmente no núcleo de vírus e bactérias, facilitando a desnaturação das proteínas do microrganismo.

Para saber se está comprando um álcool em gel de qualidade, é preciso estar atento à data de validade, se o rótulo está legível e com todas as informações e, principalmente, se tem Registro na Anvisa e um Responsável Técnico que responde pela fabricação do produto. Também é importante verificar se a embalagem está sem defeitos. A procedência é muito importante porque, ao adquirir um produto suspeito, você pode estar comprando uma falsa sensação de proteção.

Vale lembrar também que para objetos como o celular, carteira e chaves, o ideal é limpar com o álcool líquido é mais eficaz, pois, por possuir um carbono a mais, ele não mistura tanto com a água, preservando seus itens de uso pessoal.

E para a limpeza da casa, pode usar os mesmos desinfetantes e desengordurantes já usados antes. Eles já possuem a finalidade de eliminar os vírus e bactérias presentes na superfície, então eles continuarão sendo úteis nesse momento.

Também é possível que você se pergunte: em qual momento eu devo passar o álcool em gel? Quando se está fora de casa e não existe uma pia por perto para lavar as mãos o uso do álcool em gel se faz necessário, mas se estiver em casa ou próximo de um banheiro, lave bem as mãos e pulsos e você estará livre de ser infectado.