A importância do Novembro Azul para todxs

Muito se fala sobre o Outubro Rosa, mas pouco se fala sobre o Novembro Azul. As campanhas voltadas para a saúde de homens e mulheres vão muito além das questões de gênero. A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em decorrência do dia 17 de novembro, data da conscientização do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Dessa forma, no ano de 2003, teve início a campanha que levaria milhares de homens aos hospitais e postos de saúde em busca de exames e diagnósticos.

Resultado de imagem para novembro azul

Atualmente, através do exame de sangue, é possível encontrar alguma anormalidade, que só então é encaminhada para um urologista, no qual é feita a confirmação. Ainda assim, alguns homens sentem vergonha de procurar um médico, já que o diagnóstico mais eficaz é feito através do exame de toque. Embora para muitos possa parecer invasivo, é necessário, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior chance de cura e menor o sofrimento do paciente.

Quais os principais sintomas do câncer de próstata?

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são:

– Vontade frequente de urinar;

– Dificuldades de micção;

– Necessidade exacerbada de urinar durante a noite;

– Urina ou sêmen com sangue;

– Dificuldades de ereção;

– Dormência ou falta de força nos membros inferiores;

– Em casos em que a doença já se alastrou, são comuns dores nos ombros, costas, quadris, coxas, e demais ossos.

Mas é importante frisar que nem sempre o câncer de próstata apresenta sintomas, portanto, é de extrema necessidade realizar o exame anualmente, principalmente para pessoas acima de 50 anos ou com histórico familiar da doença.

Para além do câncer de próstata

No mês de novembro, a mídia sempre alerta para o cuidado com a próstata, mas não é apenas o câncer de próstata que a campanha alerta. Embora muitas pessoas não saibam, o câncer de mama também é um problema para os homens cis e trans, cerca de um a cada mil homens possui câncer de mama, e esse é um número que deve ser levado à sério.

Os principais sintomas do câncer de mama em homens são:

– Inchaço ou caroços que podem ser, ou não, indolores;

– Ondulações ou enrugamento da pele nas mamas;

– Encolhimento dos mamilos;

– Pele da mama, ou mamilo, vermelha e ou descamando;

– Inchaço nos linfonodos da axila, formando caroços.

É importante lembrar que não é apenas o câncer de mama que causa esses sintomas e na persistência, um médico deverá ser consultado. Além disso, segundo dados, em homens negros a doença tende a ser mais severa. Apesar do grande número, o Instituto Nacional do Câncer não possui estimativas para a doença em pessoas do sexo masculino.

Câncer de próstata e mamas: Vulnerabilidade social

Pessoas em situação de rua dificilmente conseguem atendimento em hospitais públicos ou unidades básicas de saúde, já que é necessário comprovação de endereço. A população carente também encontra dificuldades de iniciar e realizar todo o tratamento, já que grande parte mora longe e não tem dinheiro da condução para chegar até o hospital.

Além disso, número de mulheres trans e travestis vítimas de câncer de próstata é grande, já que a maioria não procura o sistema de saúde por conta do preconceito e por falta de cuidados adequados. Assim como o nível de homens transgêneros com câncer de mamas, que não procuram o sistema de saúde por vergonha e por medo de sofrer transfobia.

É importante que o alerta para as questões envolvendo a saúde em relação ao câncer, sejam propagadas para todas as pessoas e que o sistema de saúde público tenha mais incentivo, para que dessa forma, chegue a toda a população.