A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DAS CICLOVIAS NO BRASIL

A importancia da Ciclovia Post
Quem nunca na infância já quis ganhar uma bicicleta para brincar? Pois é, esse “brinquedo” simples para muitos, evoluiu ao longo do tempo, deixando de ser apenas um objeto de brincadeirinha e tornando-se uma grande opção de locomoção para muita gente. Existem pessoas que até preferem deixar o carro de lado priorizando o veículo de duas rodas que em meio ao trânsito caótico de uma cidade tão grande como São Paulo, por exemplo, representa agilidade e ganho de tempo.

Mas como tornar possível o uso da bicicleta, sem que isso se torne um transtorno tanto para o ciclista quanto para o pedestre e o motorista? Bem, para isso é preciso investir em infraestrutura de ciclovias e ciclofaixas. Um exemplo disso, no exterior, são os chamados países baixos  (Holanda) e Bélgica que são muito desenvolvidos e tem grandes políticas em favor do ciclista. A grande diferença é que nessas nações essa consciência já está disseminada a muitos anos.

No Brasil, já existem locais que contam com ciclovias e ciclofaixas prontas na sua totalidade ou em obras. Isso ilustra bem o quanto ainda temos que crescer nesse ponto.

Na capital paulista, o prefeito Fernando Haddad já começou a desenvolver um projeto que dará aos paulistanos 400 km de ciclovias o que será uma grande evolução para todos. Vejamos alguns números:

Infraestrutura cicloviária

A cidade de São Paulo conta com 149,1 km de malha cicloviária, sendo:
Ciclovias – 141,3 km (dos quais 78,3 km foram implantados nessa gestão/ em 2014)
Ciclofaixa Definitiva – 3,3 km
Calçada compartilhada Centro – 4,5 km

Além disso, a cidade dispõe ainda:

Ciclofaixa de Lazer –120,8 km
Ciclorrotas – 67,5 km

Implantados em 2014:

Ciclovias – 58,3 km (até 06/09/2014)
Ciclorrota – 9,50 km de extensão (até janeiro de 2014)
Ciclovia Rio Pinheiros Margem Oeste: 2,80 km de extensão (fevereiro de 2014) – do governo estadual

Esperamos que com essa disponibilidade da prefeitura, possamos sentir segurança e descobrir o prazer de andar de bicicleta

Até mais, Gigi