A influência do emocional em tempos de crise

Com a chegada do Covid 19 no Brasil e as rápidas medidas preventivas que foram tomadas, uma nova rotina surgiu: Ficar em casa, somente saindo se necessário. Se adaptar a esse nosso estilo de vida pode ser extremamente complexo e estressante, principalmente se estivermos cercados pelo medo da nova pandemia.

Já são conhecidos os efeitos colaterais do estresse pontual que temos em nosso dia a dia, mas com o cenário atual o estresse e medo contínuos trouxeram novas preocupações, como liberação de hormônios que atacam a nossa imunidade e nos torna mais vulneráveis ao vírus.

O desespero, pensamentos negativos, foco em notícias ruins e esperar sempre o pior são ações que nos deixam em estado de alerta constante, liberando desenfreadamente a adrenalina e o cortisol, ação que estimula a depressão do sistema imunológico.

Para manter a mente e corpo saudáveis, devemos nos aproximar e adaptar aos novos hábitos e dar uma atenção maior a nós mesmos. É essencial para uma boa rotina em casa:

· Alimentação equilibrada para que o corpo funcione perfeitamente. Alimentos ricos em ferro, muitas frutas e legumes são esseciais para uma boa refeição;

· Prática de exercícios físicos para aumentar a imunidade e também liberar endorfina, hormônio do bem estar;

· Sono regulado e com 7 a 8 horas para que a mente descanse;

· Evitar ao máximo se aproximar do que causa estresse. O ideal é assistir os noticiários para se informar e manter a par do mundo, mas passar o dia assistindo notícias negativas que passam pode ser muito prejucial para a saúde mental e, consequentemente, física.

Agora é o momento perfeito para descobrir novos hobbies, desejos e vontades, para se aproximar de quem divide a vida com você e se dedicar a fazer as tarefas que foram procrastinadas por tanto tempo. Brincar com os filhos, separar roupas para doação, jogar fora o que só ocupa espaço podem ser tarefas satisfatórias para ocupar a mente de forma saudável e ainda se sentir bem por ter colocado as pendências em dia.

Usar a tecnologia a nosso favor também é algo essencial nesse momento. Fazer uma chamada de vídeo com uma amiga que não vê a muito tempo e ligar para os parentes distantes são formas de não se sentir completamente isolado nos tempos de quarentena em que não podemos simplesmente sair e encontrar as pessoas na rua.

Aproveite a fuga da rotina corrida e estressante para relaxar e descansar. Agora é o momento de se reconectar consigo, redescobrir e aproveitar ao máximo as partes boas que o isolamento social pode trazer. Focar no que é positivo e no que acrescenta em nossa vida pode ajudar a trazer a paz de volta não só esse cenário, mas para todos os outros também. Fique em casa e torne-a seu ponto de equilíbrio.