A depilação íntima total, chamada por muita gente de depilação brasileira, por ser um costume de muitas mulheres e homens de nosso país, é feita constantemente. Porém é necessário estar atento a alguns riscos que esse tipo de procedimento realizado de formas diferentes pode trazer à saúde. Veja uma lista de tipos de depilação e as precauções a serem tomadas para evitar riscos de infecção:
Depilação com cera
Manter a região íntima limpa e realizar a depilação em locais adequados, especialmente dedicados a essa tarefa, é primordial. Lembrando que os kits para esse tipo de procedimento você compra em lojas de produtos de beleza. Não são muito confiáveis, pois podem causar desconforto cortes e irritação. Se tiver qualquer inflamação, consulte um médico.
Depilação com lâminas
A depilação com lâminas pode causar infecções na região íntima por conta de pequenos cortes causados na pele. Para evitar isso, você pode usar uma loção lubrificante.
Estes pequenos cortes podem aumentar o risco de herpes, pois o vírus pode entrar e infectar a área em pouco tempo. Você deve estar ciente de que os pelos pubianos se destinam a proteger a área genital de atritos e lesões, além de ser uma barreira protetora contra as bactérias.
Depilação usando creme
A depilação com cremes é a maneira menos dolorosa para remover o pelo, pois não produzem puxões e, geralmente, não faz mal a pele. No entanto também carrega alguns riscos, especialmente se não respeitar os tempos estabelecidos, o que pode causar inflamação na pele e deixá-la vermelha.
Os produtos químicos que são utilizados no creme depilatório não devem tocar em hipótese alguma a área genital (os lábios e o interior da vagina), pois pode ser motivo para infecções muito dolorosas, uma vez que a pele dessa região é extremamente sensível.
A depilação também pode transmitir as DST (doenças sexualmente transmissíveis). Cuide-se mantendo a higiene necessária nos locais e nos apetrechos para esse fim.
Estas são algumas dicas, qualquer que seja o método utilizado, deve-se tomar as precauções cabíveis.
Até mais, Gigi
Fonte: sobrebeleza.com e portal terra