ALIMENTAÇÃO – PEQUENINAS MAS POSSANTES, AS OLEAGINOSAS FAZEM MUITO BEM À SAÚDE

 

Não são só frutas, verduras e legumes que fazem bem à saúde. Elas são pequenas e discretas, parecem inofensivas, mas a verdade é que se adequadamente consumidas, tem um valor inestimável para o bom funcionamento do organismo. Sim, falo delas, as oleaginosas. Dessa família fazem parte sementes como: avelã, amendoim, macadâmia, pistache, amêndoa, noz, castanha-do-pará, a castanha-de-cajú, etc… Leves e não perecíveis, a categoria apresenta grande quantidade de vitaminas e em alguns casos proteínas e fibras, sem dizer da suas gorduras mono e poli-insaturadas que contribuem para a fortificação do organismo. São as chamadas “gorduras do bem”.

oleaginosas

Para a saúde:

Estudos mostram que o consumo das oleaginosas trazem diversos benefícios à saúde. Podemos citar alguns: redução da incidência de doenças do coração, de diabetes(tipo2), colesterol e de processos inflamatórios da pressão arterial. Também os fitoquímicos presentes nesses alimentos podem diminuir os riscos de alguns tipos de câncer como os de “mama, próstata, cólon, esôfago, estômago e reto”, como destaca Mônica Spinelli, nutricionista da Universidade Presbiteriana Mackenzie em depoimento concedido à revista do laboratório Delboni Auriemo.

Vale lembrar que não se deve consumir essas sementes em grandes quantidades pois engordam. Para se ter uma ideia, a castanha-do-pará, por exemplo, pode conter cerca de 660 calorias em apenas 100g. Segundo a American Heart Association, a ingestão diária recomendada é de 30g. Uma boa dica é levar “as pequenas” separadas em saquinhos na bolsa, assim você terá alimento onde estiver.

Onde consumir:

Boas opções para comer oleaginosas são com iogurte, em bolos ou até sozinhas. Destacando que cada uma delas são ricas em nutrientes diferentes, por isso é recomendável consumir vários tipos.

Como se pode constatar, as pequeninas são fortes e poderosas. Quer se sentir assim? Então experimente.

Até mais, Gigi