Câncer de Próstata Campanha de prevenção contra a doença abre o mês de Novembro e ilumina cidades Brasileiras

Novembro - Post
O câncer de próstata é resultado da manipulação desordenada das células desse órgão do corpo humano. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial a doença não tem sintomas. Em 95% dos casos os cânceres desse tipo aparecem em estágio avançado. Portanto, exames de prevenção são fundamentais na tentativa de erradicar o problema e descobrimento tardio da enfermidade podendo assim combatê-la com tempo. Homens a partir de 46 anos de idade (ou 40, se houver antecedentes de câncer de próstata na família),devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames de prevenção. Um desses exames é o de toque retal, ele é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Num segundo momento, se houver problema, o médico pode solicitar outros procedimentos e exames. Só depois disso é dado o diagnóstico.
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. No Brasil, 69 mil novos casos estão previstos para o ano de 2014. As causas reais da doença, ainda são desconhecidas, embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos idade As chances de desenvolver o problema aumentam em 50% se já existir um caso na família. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada, a base de gordura animal e pobre em frutas, legumes e verduras, podem favorecer o aparecimento da doença.
Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e quebrar paradigmas com relação à ida dos homens ao médico, o instituto Lado a Lado pela Vida, criou em 2008, a campanha Um Toque, um Drible. Ela permaneceu ativa durante todo o ano de 2012 e ajudou na criação de outra iniciativa o movimento Novembro Azul que atinge todo o país. Em Brasília, por exemplo, o Palácio do Planalto está iluminado com luzes azuis em alusão ao Novembro Azul. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor da mesma forma. Tudo isto faz parte dessa grande iniciativa.
Mas gostaria que as amigas mulheres ajudassem os seus parceiros nesse processo de quebra de preconceito e incentivem seus maridos a irem ao urologista previnindo-se de um mal perfeitamente combatível, se bem diagnosticado e tratado.
Muitos homens têm vergonha em fazer o exame de toque retal, mas se vocês, mulheres, mostrarem a eles tudo de bom que esses exames podem trazer, quem sabe teremos homens mais conscientes e saudáveis.

Até mais, Gabriel Ábalos

Fonte: novembroazul.com.br