CARNAVAL – SAIBA UM POUCO DA HISTÓRIA DESSA FESTA

SS
CARNAVAL – SAIBA UM POUCO DA HISTÓRIA DESSA FESTA

O carnaval é uma festa popular e seu principal sentido era dar “adeus à carne”, um período onde, se fazia jejum e até hoje na quarta-feira de cinzas muita gente não come carne.

Estima-se que a festa tenha surgido na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Os gregos faziam seus cultos e agradeciam pela fertilidade do solo e pela produção. Em 590 d.C. foi adotada como festa pela Igreja Católica, antes da Quaresma.

O carnaval veneziano é um dos mais importantes da Europa, sua principal característica é o uso de belas máscaras que estiveram durante centenas de anos, associadas à tradição e algumas se tornaram famosas, fazendo mesmo parte da “Commedia dell Arte” ( um tipo de teatro cômico surgido na segunda metade do século XVI ) que, se opunha ao teatro clássico rígido e formal e que imortalizou personagens como o Arlequim, a Colombina e a Pulcinella ou Pantalone.

No Brasil, os bailes de Carnaval foram antecedidos pelos bailes de máscaras vindos da Europa, sua repercussão foi tanta que muitos outros vieram depois deste.As diferenças sociais que existiam na sociedade brasileira: de um lado, a festa de rua, ao ar livre e popular; do outro, o carnaval de salão que agradava sobretudo à classe média emergente no país.

Dos salões, os bailes passaram a ser celebrados nos teatros, animados principalmente pelo ritmo da polca – primeiro gênero a ser adotado como música carnavalesca no Brasil – e depois, envolvidos pelo som da quadrilha, da valsa, do tango, do “cake walk”, do “charleston” e do maxixe. Até então, esses ritmos eram executados apenas em versão instrumental. Somente por volta de 1880 os bailes passaram a incluir a versão cantada, entoada pelos coros. O Carnaval de Salão também é marcado pela presença de crianças, por conta da maior segurança em locais fechados. Os bailes infantis fazem a animação da criançada e em 1907, foi realizado o primeiro baile infantil, dando início às famosas matinês.

O estrondoso sucesso dos bailes de salão, foi na esfera popular que o carnaval adquiriu formas genuinamente autênticas e brasileiras, com a constante repressão ao entrudo, o povo viu-se obrigado a disciplinar as brincadeiras de rua, passando a utilizar a organização das procissões religiosas para a comemoração do carnaval: apareciam então os blocos e cordões, grupos que originariam mais tarde as escolas de samba.Nos dias atuais, o Carnaval de Salão continua sendo uma ótima opção, pois você pode ir com os amigos e a família, curtir, se divertir até altas horas e, ainda ter segurança.

As marchinhas de carnaval marcaram época, reinaram ao longo de muitos anos e assim foram transmitidas de geração em geração, tendo como principais aliados à divulgação radiofônica, embora, pouco realizadas no Carnaval de Rua, ainda resistem no salão, assegurando a tradição carnavalesca.

O Carnaval de Olinda surgiu no começo do século XX, sua origem está diretamente ligada ao surgimento de clubes carnavalescos como, por exemplo, Clube Carnavalesco Misto Lenhadores (origem em 1907) e Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas (origem em 1912). A tradição dos desfiles de bonecos surgiu no começo da década de 1930. Foi no ano de 1932 que o boneco “Homem da Meia-Noite” foi pela primeira vez para as ruas da cidade animar o carnaval.Os desfiles de rua são animados com muito samba e frevo, embora surgido no Recife, o frevo já faz parte do carnaval de Olinda há várias décadas. É o frevo que anima e contagia os foliões pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta. A arte popular conta com frevos, afoxés, caboclinhos e outros gêneros.

Minas Gerais tem como principal característica o Carnaval de Rua em cidades como: Ouro Preto, Muzambinho, Diamantina e muitas outras.

Na Bahia, o Carnaval de Rua com trio elétrico, conta com muita música regional dançante (axé e música afro), as pessoas festejam em lugares como Dodô, Osmar, Batatinha e Afrodromo.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o samba rola solto no Sambódromo e na Sapucaí, a cada ano as escolas de samba trazem temas novos e animados. O carnaval de avenida como é nos dias de hoje, começou no Rio de Janeiro, local mais tradicional para esse tipo de evento. Entre as escolas estão a Beija – Flor, a Imperatriz, a Mangueira e outras, em São Paulo também tem evoluído bastante e se faz bem presente no cenário nacional, entre as escolas estão, Vai-Vai e Gaviões da Fiel, entre outras.

O carnaval é conhecido no mundo todo e respeita as tradições de cada lugar. Caia na folia e curta a festa.

 Máscaras típicas Depositphotos 11205838 mMáscaras típicas usadas durante o Carnaval de Veneza, Itália

Fontes: Wikipedia, blog.festasbox.com.br e suapesquisa.com

Até mais, Gabriel Ábalos

cleardot