COMO CRIAR METAS REAIS PARA ATINGIR RESULTADOS INCRÍVEIS

O início de um Novo Ano é a oportunidade de um recomeço, revisitamos nossas memórias, tentamos deixar de lado o que não deu certo e aproveitamos para focar no que realmente queremos. Durante a virada do ano é o momento no qual promessas são feitas, mas é necessário comprometimento para que, depois de 12 meses, elas não tenham sido apenas promessas vazias.

Neste texto, apresentamos uma ferramenta de fácil utilização para que você desenhe metas que possa atingir com motivação e persistência.

O que são metas S.M.A.R.T?

Resultado de imagem para smart empreendedorismo


O método Smart é uma espécie de checklist, como se fosse um roteiro para que você defina metas e que  seja capaz de alcançá-las. A palavra SMART vem do inglês e significa esperto/inteligente é um acrônimo, ou seja, se alinharmos as letras de forma vertical, elas serão as iniciais de 5 palavras das quais precisamos lembrar para criar uma meta “esperta”.

S  – Specific (eSpecífica);

M – Measurable (Mensurável);

A – Attainable (Atingível);

R –  Relevant (Relevante);

T – Time (Temporal).

S – eSpecífica: uma meta deve ser específica naquilo deseja alcançar. Se a finalidade é fazer uma viagem com a família, é necessário ser prático e objetivo, definindo o lugar e a data que pretende fazer a viagem.

M – Mensurável: desde o momento que é claro seu objetivo, o próximo passo é criar uma forma de medir se essa meta foi atingida. Como saberemos que a meta foi atingida? É vendo o resultado do que foi planejado, caso seja a viagem em família você perceberá após tirar uma foto no lugar que desejaram estar. 

A – Atingível: não adianta criar metas ousadas se elas não forem atingíveis. Atingir resultados incríveis é o que todos desejam, contudo, é necessário conhecer e compreender a realidade, na viagem em família, por exemplo, é necessário lembrar das idades dos filhos e se eles querem viajar. Outro ponto para entender é que vale a pena começar por metas menores. Planeje primeiro uma pequena viagem para daqui a um mês, pense em todos os detalhes envolvidos e faça acontecer na data prevista, do jeito que planejou. Isto fortalecerá nos planejamentos maiores e mais elaborados.

O mesmo vale para aquisição de bens. Você possui como meta o carro dos sonhos, mas pode começar criando pequenas estratégias, como iniciar com um veículo inferior e trocando até chegar no desejado. Outra estratégia é ir poupando dinheiro, mas precisa ser mensurado (em um ano quero ter tal valor, em dois anos, preciso ter outro valor, e assim por diante). A dica aqui é que você divida uma meta grande em pequenas etapas e vá se dando “pequenos prêmios” para comemorar cada etapa atingida. A meta atingível trabalha com base na realidade, mas também deve ser desafiadora para tirar da zona de conforto.

R – Relevante: se a meta não for relevante, nem mesmo você vai se empenhar para chegar lá. Pode ter certeza de que sempre vai acontecer alguma coisa mais importante e que desviará do caminho. Quando se trata de uma meta que envolve mais pessoas, todos precisam estar comprometidos e todos precisam entender a importância de atingi-la. Desta forma, você vai se manter sempre no caminho e não cairá na tentação de desistir ou buscar atalhos.

Se a meta é só sua, pode ser mais fácil, mas se envolve mais pessoas, é importante uma negociação para que todos estejam empenhados. Por exemplo, no nosso caso fictício de viagem, talvez, mudar o destino para um lugar que a maioria queira, possa ter mais engajamento de toda a família e assim a meta se atingirá mais facilmente, porque é relevante para todos.

T- Temporal: o último quesito é extremamente importante. Seja qual for a meta traçada, ela deve ter prazo, ou seja, precisa ter uma limitação de tempo, porque uma meta sem prazo não faz sentido e não é levada a sério.

Neste caso, volte ao primeiro item (S) e seja o mais eSpecífico possível: “quero viajar com a família, para a Disney” (talvez você tenha mudado o destino, para ser um lugar Relevante para todos), “no dia 20 de dezembro de 2021” (e talvez tenha “esticado” o prazo para que ela seja Atingível). Também você pode entender que para Mensurar se a meta foi atingida você precise tirar uma foto com a família, em frente ao Castelo da Cinderela, no dia 21 de dezembro de 2021.

Trouxemos aqui um exemplo fictício, mas de uma situação real, para mostrar como se aplica a ferramenta S.M.A.R.T. para criar metas. Como é possível ver, é fácil e só exige que pare para pensar a respeito.

Algumas dicas para atingir bons resultados:

Resultado de imagem para atingir

Comece por metas menores, elas são mais fáceis de atingir e estimulam a continuar;

– Concentre-se em duas ou três metas, para não dispersar a energia;

– Alterne em metas mais curtas e outras de longo prazo;

– Divida metas grandes em fases, e se presenteie como estímulo para continuar  até chegar ao grande prêmio, que é concluir a meta;

– Monitore sempre o desempenho das suas ações;

– Mantenha todas as pessoas envolvidas estimuladas;

– Apresente os resultados parciais para manter todos motivados.

Por fim, desejamos que você comece bem o ano de 2020. E que utilizando as metas S.M.A.R.T. consiga muitas realizações.

Gabriel Ábalos