Como diferenciar sangramento de menstruação de sangramento de gravidez?

Como diferenciar menstruação de sangramento de gravidez: Diferenciá-los não é uma tarefa fácil, o ideal é procurar por um médico. Confira algumas dicas.
Como diferenciar menstruação de sangramento de gravidez

Como diferenciar menstruação de sangramento de gravidez? Diferenciá-los não é tarefa fácil. O ideal é sempre buscar um médico tanto para fazer um teste de gravidez quanto para investigar possíveis distúrbios hormonais ou problemas de saúde que possam ter o sangramento como sintoma. 

Apesar disso, há alguns sinais que ajudam a diferenciar um sangramento de menstruação de um sangramento de gravidez. O sangramento de menstruação se dá, em geral, pela nidação. A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina, que pode causar um leve sangramento. Além da nidação, em casos de gravidez já identificada o sangramento pode ser sinal de que algo está errado. 

Já o sangramento da menstruação é mais intenso e ocorre com a descamação do endométrio quando não há fecundação do óvulo, indicando o recomeço do ciclo menstrual. Veja quais são as principais diferenças do sangue de menstruação e de nidação ou outros sangramentos abaixo.

Como diferenciar menstruação de sangramento de gravidez

Coloração

De forma geral, um sangramento marrom, com aspecto de borra, não é um sangramento de menstruação. Ele pode vir um dia ou alguns dias antes da menstruação, ou vir em algum dia não-habitual. É preciso estudar se é um sangramento de gravidez ou algum problema hormonal ou de saúde. 

Fluxo

O fluxo também é bem diferente. Enquanto na menstruação há um fluxo mais constante e pode conter alguns coágulos, um sangramento por algum problema de saúde ou por gravidez é pontual.

Duração

A nidação, quando o óvulo fecundado fixa na parede uterina, é um sangramento de no máximo três dias, além de não ser um fluxo contínuo. Já a menstruação dura de 2 a 7 dias em um fluxo mais contínuo. 

Sintomas

Tanto na nidação quanto na menstruação podem haver cólicas. Por isso, a cólica não é uma distinção que defina se o sangramento em questão é ou não menstrual.

Sangramento durante a gravidez

Como diferenciar menstruação de sangramento de gravidez

Durante a gravidez, há diversas situações que podem ocasionar um pequeno sangramento, ainda que nem sempre seja o mais saudável. Cerca de 20% a 40% das grávidas experienciam ao menos um sangramento no primeiro trimestre da gravidez, o que pode ser confundido com uma menstruação. Entretanto, caso já se tenha ciência da gravidez, é preciso ter uma alimentação saudável e evitar grandes esforços físicos para evitar esses sangramentos. 

É importante salientar que não existe menstruação durante a gravidez. A menstruação é, em si, um resultado da não fecundação do óvulo. Por isso, não se pode falar em menstruação durante a gravidez. Entretanto, a nidação pode ser confundida com a menstruação, por isso é relativamente comum ver mulheres que só descobrem a gravidez depois de três ou quatro meses. 

Se você está grávida e teve algum sangramento, ele pode ter diversas causas, como por exemplo:

  • nidação
  • lesões ou feridas na região íntima (vagina, vulva, ou útero)
  • risco de abortamento ou abortamento
  • gravidez ectópica (quando o óvulo se fixa em outras estruturas que não sejam o útero)

Apesar de ser comum algum sangramento durante o primeiro trimestre, é preciso procurar o médico para se certificar da saúde da gestante e do feto. Além disso, a atenção deve ser redobrada no último trimestre, quando um sangramento pode representar a dilatação uterina ou o início de um trabalho de parto. Em todo caso, esses sangramentos são bem diferentes de um sangramento de menstruação e requerem cuidados. 

Anticoncepcional, Nidação e Menstruação

O anticoncepcional ocasiona um sangramento que simula a menstruação. Por isso, não existe menstruação, por assim dizer, em mulheres que tomam anticoncepcional. Justamente por isso há casos em que mulheres grávidas continuam tendo sangramentos durante alguns meses. Não se trata nem da nidação nem da menstruação em si, é um efeito criado pelo anticoncepcional.

Por isso, mulheres que estejam tomando anticoncepcional e que tenham dúvidas sobre estar grávidas devem fazer o teste de gravidez ainda que tenham tido o sangramento, pois pode ser apenas resultado do anticoncepcional, sem que a mulher saiba e tenha os devidos cuidados com a gravidez. 

O que devo fazer, então?

Se a sua menstruação veio mais avermelhada, com fluxo constante e, possivelmente, com coágulos de sangue, é provável que esteja tudo bem. Nem sempre o atraso na menstruação significa gravidez, pois fatores como mudanças hormonais e estresse podem adiantar ou atrasar o ciclo menstrual.

Contudo, o ideal é comprar um teste rápido de gravidez ao ter dúvidas quanto ao ciclo menstrual, o que diminuirá sua ansiedade, e então procurar um médico caso haja mudanças significativas em seu ciclo para identificar possíveis problemas. 

Confira também nosso artigo: Qual a idade ideal para engravidar

Conclusão

Nem sempre é fácil saber como diferenciar menstruação de sangramento de gravidez . EM geral, o sangue de menstruação é mais rosado ou avermelhado, tem um fluxo contínuo e duração de 2 a 7 dias, além de ocorrer dentro de um ciclo de cerca de 28 dias. Já o sangue de nidação tem a duração de no máximo três dias, coloração mais próxima ao marrom e costuma ocorrer cerca de 7 dias após a relação sexual que tenha resultado em fecundação. 

A intuição feminina ajuda a entender o próprio corpo. Entretanto, em caso de dúvidas ou desvios do padrão de sua menstruação, procure um médico para se certificar de que sua saúde ginecológica esteja em dia.