COMO EMAGRECER DE FORMA CORRETA

Quem nunca sentiu que estava acima do peso? Aquelas gordurinhas que incomodam e fazem pensar: “Estou engordando”. Naturalmente, logo após os pensamentos e os questionamentos a respeito do que está acontecendo vem em mente sempre uma outra pergunta: “Como faço para emagrecer de forma correta e eficaz?”

Resultado de imagem para emagrecer

Pensando nisso, abordamos o tema emagrecimento com uma profissional muito experiente, a nutricionista Ângela Hayash fala sobre o assunto, inclusive esclarecendo mitos e verdades sobre a alimentação como, por exemplo, é bom comer muito no café da manhã e  deixar o almoço e o jantar em segundo plano? É necessário fazer exercícios físicos para emagrecer? Veja as respostas a seguir:

 Por que é importante comer corretamente para emagrecer?

A elaboração de uma dieta personalizada, permite controlar o consumo dos alimentos em relação aos seus gastos calóricos. Casos com patologias associadas requerem uma análise mais aprofundada para a seleção correta de alimentos e nutrientes. Ter o emagrecimento como objetivo pode tanto ser uma questão de estética quanto de preservação de sua saúde. Por isso, é essencial procurar um profissional habilitado.

Você poderia listar alimentos para emagrecer da forma correta?

Os alimentos de menor teor calórico podem fazer parte de uma dieta que vise o emagrecimento, mas para atingir seus objetivos de forma saudável e equilibrada não basta apenas saber escolhê-los. A quantidade consumida (porções), relação com demais alimentos e rotina diária também fazem parte deste processo. Alguns exemplos: alimentos integrais e com baixo teor de gorduras, frutas com baixo teor de açúcar, consumo diário de legumes e verduras.

Para emagrecer, além de uma dieta, é necessário fazer exercícios físicos?

Depende. É tudo uma questão de adequação entre o que se consome e o quanto se gasta de energia (calorias). Um erro comum é imaginar que por estar fazendo exercícios, poderá consumir mais do que o normal. Seguramente, a realização de exercícios adequados pode ser utilizada para complementar os resultados que se pretende atingir.

Quais alimentos devem ser evitados?

Alimentos com alto teor calórico (exemplo: gorduras, carboidratos e açúcar em excesso), mas também é preciso observar a quantidade consumida (porção).

A nutricionista também comentou sobre alguns mitos e verdades em relação algumas atitudes muito comuns na hora de começar uma dieta:

  1. Mitos:

i.      Comer muito no café da manhã, almoçar mais ou menos e jantar quase nada;

ii.      Fazer dieta leva a transtorno alimentar;

iii.      Fazer sempre a mesma dieta leva sempre aos mesmos resultados.

iv.      Comer de três em três horas faz emagrece.

b.      Verdades

i.      Comer mais calorias que se gasta ao longo do dia vai fazer engordar.

ii.     Casos patológicos requerem uma dieta personalizada;

iii.   Comer de forma errada de três em três horas vai fazer engordar.

Esclarecidas as dúvidas? Estas são algumas dicas que trouxemos para você, mas nossa recomendação é que, antes de fazer qualquer dieta maluca, procure a ajuda de um profissional

Por: Gabriel Ábalos