COMO FAÇO PARA PROSPERAR FINANCEIRAMENTE? 5 ATITUDES NEGATIVAS QUE TE IMPEDEM E 5 POSSÍVEIS SOLUÇÕES

O objetivo deste texto não é trazer soluções mágicas ou fazer um manual de controle das suas finanças e sim, fazer uma provocação para que se possa repensar as atitudes cotidianas que nos impossibilitam ver as situações de maneira diferente. Sem falar de certos comportamentos extremamente nocivos e sabotadores que podem agravar mais ainda a situação financeira que você está vivendo. Lembre-se sempre que tudo são fases, então vamos lá, pensar diferente:


Atitude negativa*: Reclamações constantes do seu trabalho e de sua situação financeira.

Ficar reclamando não te levará a lugar nenhum! Entenda que a *solução* mais eficaz para os eventuais problemas da vida é ter sempre gratidão pelas pequenas coisas boas que acontecem no seu dia-a-dia, como um obrigado, uma declaração de amor, ou observar uma bonita paisagem que você vê ao sair de casa, coisas que fazem você estar vivo e com saúde todos os dias, sem isso qualquer outra aventura na vida não seria possível. Além disso, é preciso ter paciência com as fases que você está enfrentando nesse momento, sendo elas boas ou ruins. Tudo é passageiro no fluxo contínuo chamado Vida. Com paciência, você será capaz de enxergar uma luz no final do túnel, o que pode te levar a descobrir novas formas de fazer dinheiro e de se planejar melhor para pagar suas dívidas e sair do vermelho.

A chave da mudança: GRATIDÃO

Imagem relacionada

Atitude negativa*: Competição acirrada com colegas de trabalho.

No mundo atual, constantemente somos incentivados a ser melhores em tudo, inclusive com relação ao nosso ambiente de trabalho. Porém, esse incentivo constante à competitividade pode não colaborar para a formação de bons profissionais, mas sim para o desenvolvimento de atitudes oportunistas e egoístas, levando o indivíduo a acreditar ser melhore em tudo, sentindo prazer quando o outro fica para trás.

A solução para esse problema é o incentivo à colaboração, ela é capaz de fazer com que as pessoas aprendam umas com as outras e cresçam juntas. O cliente final escolherá o profissional que for de sua maior confiança e mais justo possível, logo, um oportunista egoísta, com certeza não estará entre esses que optam pela colaboração e empatia com o próximo. 

A chave para mudar esta atitude é: COLABORAÇÃO E EMPATIA

Resultado de imagem para COLABORAÇÃO

Atitude negativa*: Sensação de incapacidade

Este é outro fator que constantemente impossibilita as pessoas de prosperarem financeiramente. Essa sensação é gerada de uma enorme insegurança e faz com que você não seja capaz enfrentar os desafios de seu trabalho, seu relacionamento ou e seu cotidiano. A solução pode estar mais perto do que você imagina, e ela se baseia em conhecer e desafiar os seus limites, para que você saiba muito bem até onde pode chegar com seu esforço e sua capacidade e o que é necessário você fazer. Com essa sinceridade consigo mesmo você não se frustra com as limitações prévias que te impõem e sabe que pode conseguir ótimos resultados com o seu trabalho porque VOCÊ É SIM CAPAZ de dar o seu melhor.

A chave para este item é AUTO-CONHECIMENTO

Resultado de imagem para AUTO-CONHECIMENTO

–  Atitude negativa:  Avareza

Muitas pessoas pensam que a ideia de desejar dinheiro – e uma vida boa –, deve ser um mantra diário para você conseguir obter sucesso. Porém a avareza desenfreada faz com que o dinheiro seja o seu Deus e que você não meça esforços para consegui-lo a qualquer custo, considerando inclusive por em prova a sua ética na relação com outras pessoas para conseguir dinheiro. A solução para esse problema é ser sempre humilde.  Não se precisa de muito para viver, porque o muito hoje pode fazer com que você viva para acumular dinheiro e não tenha tempo para ser feliz. A humildade faz com que a sua vida seja uma eterna busca para acumular momentos felizes e não para conseguir dinheiro desenfreadamente.

A chave para este desafio: HUMILDADE E LEVEZA

Resultado de imagem para simplicidade



Atitude negativa: Desorganização e acúmulo.

A desorganização do seu espaço de trabalho faz com que você se desmotive e não sinta ânimo para trabalhar no que você gosta. Além disso, o ditado sempre diz: casa organizada, vida organizada! Além disso, nenhum tipo de acúmulo é um bom negócio, seja ele de bens materiais ou acúmulo de sentimentos. O acúmulo faz com que você viva por quantidade e não por qualidade, além disso, o acúmulo só atrapalha sua vida e faz com que você se encha de coisas que não vai utilizar,  e nem sabe como aproveita-las verdadeiramente.

As palavras chaves que servem de soluções para esses problemas são: ORGANIZAÇÃO e DESAPEGO

Resultado de imagem para desorganização

Essas são algumas dicas para você que está em meio à uma crise financeira e não vê soluções possíveis. Lembre-se sempre que os pequenos atos e, principalmente, nossas reflexões diárias nos permitem olhar a vida de uma maneira diferente, mais positiva e nos permite sentir mais leveza e força para superar os desafios.

João Santana