COMO PLANTAR ERVAS AROMÁTICAS EM CASA

As ervas aromáticas são uma ótima opção para se cultivar em casa. Com elas, além de desfrutar do seus cheiros, podemos usá-las como temperos para a comida ou ainda em alguns casos como remédios caseiros.

Fizemos uma lista de ervas que você pode ter em casa e, usando a criatividade, desfrutar de suas qualidades. Veja a seguir:

Alecrim
alecrim

Com um grande número de propriedades, o alecrim é bastante utilizado na cozinha. Dá sabor a numerosos tipos de pratos, como por exemplo, uma carne. Também pode ser usado como repelente protetor de insetos ou ainda aromatizantes em armários e gavetas. Esta planta aromática pode ser plantada facilmente em casa, tanto em vasinhos como em um arbusto no jardim. Precisa de muito pouco cuidado e adapta-se a todo tipo de climas, apesar de preferir os mais cálidos e secos.

Manjericão
manjericao beneficios e propriedades

O manjericão é outra planta aromática entre as mais comuns para cultivar em casa e que pode ser usada também na cozinha, por exemplo, para fazer molho Pesto. E que há melhor do que usar manjericão fresco e cultivado por nós mesmos? É muito simples de plantar, só é necessário colocá-lo onde receba sol direto e regar frequentemente. O que devemos considerar é que se trata de uma planta anual, ou seja, que devemos plantar de novo cada ano. Uma das formas de plantar é fazer um viveiro para depois transplantá-las a um vaso ou jardineira.

Salsinha
a7

Por outro lado, a salsinha plantada em casa será sempre mais saborosa do que a comprada, porque poderemos cortá-la bem na hora que precisarmos, e não estragará na geladeira. Com um vaso, um pouco de terra, umas sementes, regando com frequência e oferecendo uma boa dose de sol, poderemos cultivar salsinha de maneira rápida e simples.

Tomilho
F01FA86D1E86155FF6F31374B98C4 h450 w598 m2 q90 cZYsLcZaA

Como remédio natural para muitas e diversas doenças, usa-se o tomilho. Este arbusto também conhecido como Timo, cresce em solos secos e onde bate o sol, especialmente na zona mediterrânea. É uma planta que podemos plantar na nossa casa, em vasos ou diretamente no jardim; cresce bem rápido e não precisa de muitos cuidados.

Menta
menta 4

A menta também é muito usada em remédios naturais e, além do mais, repele formigas, pulgas e outras pragas comuns nas plantas. Trata-se de uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano e precisa de poucos cuidados, por isso é ideal para ter em casa.

Hortelã
hortela

Muito similar à menta, encontramos a hortelã, uma planta aromática muito usada em diversos lugares como infusões ou também em coquetéis, como por exemplo, para preparar o famoso Mojito. Adapta-se muito bem a diversos climas e só precisa de luz e muita umidade.

Lavanda
lavanda flor 202

Outra das ervas aromáticas que predomina na zona mediterrânea é a lavanda. É uma planta muito resistente que se adapta a qualquer terreno onde predomine a luz solar, podendo ser plantada tanto em vasinhos como diretamente no solo. Seus usos são muitos e bem diversos, apesar de ser uma planta conhecida pelo cheiro que desprendem suas flores azuis ou violetas, que algumas pessoas costumam secar para usar como aromatizante de armários, gavetas ou da casa no geral. Trata-se de uma planta que não precisa de cuidados especiais

Orégano
am 883231 6857716 910836

O orégano é o tempero de muitos pratos e em qualquer estabelecimento podemos encontrar suas folhas secas e prontas para enfeitar a comida, mas sempre será bem mais saboroso se nós mesmos o plantamos. O orégano é uma planta muito resistente, por isso não será nada complicado para você cuidá-la para que ela cresça forte e saudável.

Essas são algumas de nossas dicas. Aproveite-as

Fonte: casa.umcomo.com.br