Como trabalhar o empoderamento feminino

Toda mulher hoje em dia busca, de alguma forma, sentir-se empoderada. Confira dicas incríveis de como trabalhar o empoderamento feminino.
Como trabalhar o empoderamento feminino

Toda mulher hoje em dia busca, de alguma forma, sentir-se empoderada. Confira dicas de como trabalhar o empoderamento feminino.

A busca por autocuidado, autoconhecimento, história do feminismo e empoderamento são muito fortes. Entretanto, ainda há um longo caminho a se percorrer. Ser uma mulher empoderada requer autoconhecimento, entendimento da história de si e do mundo, além de compreender as amarras sociais a que estamos vinculadas.

É preciso estar atenta para o que nos faz bem. Ao longo da história, as mulheres foram ensinadas a serem doces e gentis, suprimindo suas vontades para não serem firmes e vistas como megeras. Uma mulher empoderada é aquela que impõe limites e define sua própria história. 

O que é empoderamento feminino?

É um conceito que vem do feminismo em que mulheres buscam sua força para alcançarem direitos iguais. É uma forma de consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres de todas as classes e cores, buscando sempre desenvolver a equidade de gênero.

Esse empoderamento foi desenvolvido ao longo da história e ainda está em desenvolvimento. A conquista do direito de trabalhar, de ter propriedades, direito ao voto são alguns dos exemplos de coisas que mulheres empoderadas podem fazer juntas. Hoje, a luta continua com temas como igualdade salarial, violência doméstica, subjugação sexual e entre outros.

Contudo, outros aspectos perpassam o conceito de empoderamento feminino. No âmbito individual, esse conceito se refere ao poder da mulher de se impor, de quebrar amarras machistas como a competitividade feminina, almejando sucesso nos diversos âmbitos da vida e impondo sua capacidade de escolher o que é melhor para si apesar do julgamento social.

Qual a importância do feminino?

O feminismo é um fator chave no processo de empoderamento. Conheça o feminismo, suas teorias e pontos de apoio (casas de mulheres, cursos, etc). Você com certeza acabará fazendo parte de uma rede de mulheres que se apoiam e se ajudam no processo de empoderamento e de autoconhecimento, facilitando a sua jornada. 

Qual é o objetivo do empoderamento feminino?

O empoderamento de cada grupo minoritário é fundamental para alcançar a igualdade. No caso do empoderamento feminino, não é diferente. 

Dicas de como trabalhar o empoderamento feminino

Como trabalhar o empoderamento feminino

Tornar-se uma mulher empoderada depende de um longo processo que envolve estudar o feminismo e o feminino, a história do mundo, além de se conhecer melhor e buscar formas de se cuidar e de se empoderar para fazer escolhas. Isso significa investir em si, investir em conhecimento e em independência tanto financeira quanto emocional em relação a outras pessoas. 

Pratique o autoconhecimento

Conhecer a si mesma é fundamental para o seu empoderamento. Conhecer-se envolve conhecer sua história, suas origens, o que te torna quem você é, quais dos seus medos são seus e quais são impostos pela sociedade para poder quebrar amarras e empoderar-se.

Tenha espirito de liderança

Uma mulher empoderada precisa tomar as rédeas de sua vida. Infelizmente, quando nem tudo é favorável, às vezes é preciso impor o que se quer, pois mudanças requerem liderança, autonomia e força de espírito.

Reivindique Igualdade de oportunidade

Questionar o status quo é fundamental para conseguir se empoderar. Por isso, sempre que sentir-se injustiçada ou em uma situação de desigualdade, reivindique seus direitos e busque por igualdade de oportunidades. 

Ame-se

Ao conhecer sua história, seu corpo, e seu ser como um todo, você deve encarar suas falhas como parte de si e amar-se apesar delas. Todos nós temos pontos a melhorar e pontos que não conseguimos mudar, e é preciso amar-se de todo modo para que façamos o que é melhor para nós

Não se cale

Não se cale diante de situações que sejam desconfortáveis para você ou para outra mulher. Se você está passando ou conhece alguém que esteja sofrendo abusos (físicos, psicológicos, assédio ou machismo), reaja e não se cale diante de injustiças.

Não tente mudar quem você é

As mudanças acontecem de forma natural na vida, mas não tente se encaixar em determinados padrões para agradar outras pessoas. Conheça-se e saiba os seus porquês, lutando por si ao invés de tentar se encaixar.

Acredite que você é capaz

Estudos revelam que as mulheres tendem a não aplicar para determinados cargos quando não preenchem todos os requisitos, enquanto os homens o fazem frequentemente. Esse é apenas um exemplo dentre vários outros sobre como as mulheres às vezes podem duvidar de sua capacidade, muitas vezes até por estarem tentando entrar em ambientes majoritariamente masculinos. 

Se você quer se empoderar, invista em conhecimento, em amor próprio e em autocuidado e acredite que esse investimento lhe trará resultados para assim aceitar os desafios. Todos somos capazes de ser qualquer coisa, então acredite em si!

Pare de buscar aceitação

Se a sociedade trata mulheres de forma diferente e a subjuga, sempre haverá padrões e imposições sociais que não conseguiremos alcançar. Por isso, pare de buscar por aceitação: as pessoas sempre terão algo a dizer, a sugerir ou a impor. Saiba quem você e aceite-se você mesma. 

Seja você mesma

Tentar ser outra pessoa, seja para se encaixar ou até mesmo para se empoderar, pode causar muita frustração e sofrimento. Conheça quem você é, invista em si mesma e mudanças ocorrerão naturalmente sem necessidade de tentar ser outra pessoa. 

Invista em qualificação

Em um mundo capitalista, a porta de entrada do empoderamento é a independência financeira. Por isso, invista em qualificação, estudos, experiências e tudo o que for possível para que você alcance os seus sonhos. Crie condições propícias para ter ferramentas para reivindicar seus direitos e conquistar o mundo!

Conclusão

O empoderamento feminino é um processo gradual, circular e comunitário pelo qual as mulheres conhecem a si e ao mundo. Ele permite se impor, se conhecer e ser feliz consigo e com suas decisões apesar de todo o machismo do mundo e de todas as imposições feitas a mulheres.