Coronavírus: Uma mão lava a outra – mas tem jeito certo

Não tem mais jeito, o Novo Coronavírus é uma realidade que precisa ser enfrentada pelos brasileiros. O país já tem mais de 1.965 casos diagnosticados e a tendência é aumentar.

Mas vamos tentar manter a calma, ok? Uma das melhores formas de se prevenir contra o vírus é lavar (muito bem) às mãos.

Este é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias.

Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, viroses e agora o Coronavírus.

Ter as mãos limpas é tão importante para a saúde que tem até uma data dedicada a isso: 15 de outubro, o Dia Mundial de Lavar as Mãos.

Mas antes da gente te mostrar um passo a passo de como lavar suas mãos direitinho. Vamos te contar uma curiosidade da história da medicina que quase ninguém sabe.

Você sabia que o hábito de lavar as mãos, foi um dos mais revolucionários de toda a história da Medicina.

Em meados do século 19, os médicos não tinham o costume de lavar as mãos, nem mesmo entre procedimentos cirúrgicos.

Eles acreditavam que o ato da lavagem fosse tirar a proteção da pele. Foi um médico húngaro que descobriu que as taxas de morte durante a cirurgia reduziam se estivessem com as mãos lavadas. Estranho não é mesmo?

E você sabe lavar as mãos?

Então vamos para o que interessa. Não adianta lavar as mãos de qualquer forma, é preciso ter cuidados e seguir alguns passos simples para realizar uma higienização eficaz.

Nós vamos te mostrar que em 7 passos simples vocês irão conseguir estar seguros contra as bactérias e também contra o novo Coronavírus (Sars-CoV-2).

infografico 1

Passo 1

Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos. Tire todos os anéis e pulseiras – o recomendado é nem usar as peças pelos próximos dias.

Molhe um pouco as mãos. Dedique cerca de 15 a 20 segundos só no ato de esfregar.  Não precisa ficar contando, cantar o “Parabéns a você” duas vezes que dá o tempo certinho.

infografico 2

Passo 2

No passo dois você precisa começar a dar atenção para cada parte da sua mão. Vamos começar pelas palmas. Esfregue uma da outra e depois faça o mesmo processo na parte de cima.

Segundo o manual da Anvisa você precisa esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.

infografico 3

Passo 3

No passo três você precisa se dedicar na limpeza entre os seus dedos. É essencial que você dê atenção para cada junta dos seus dedos.

Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

infografico 4

Passo 4

Agora você vai dedicar um tempinho para os seus polegares. A gente não percebe mas utilizamos eles como apoio para muitas tarefas rotineiras.

Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimentos circulares.

infografico 5

Passo 5

Quase no fim pessoal! Nós já falamos sobre lavar o dorso das mãos, mas agora além delas vocês também precisam esfregar os punhos de ambos os braços.

A lavagem segue o mesmo método: Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, fazendo movimentos circulares. Repita o processo com a mão direita também.

infografico 6

Passo 6

Penúltimo passo: É hora de lavar as pontas dos dedos e debaixo das unhas. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.

infografico 7

Passo 7

Chegamos ao fim, não parece mais esses 7 passos devem durar ao máximo 50 segundos – toda lavagem. Agora você só precisa enxaguar e secar as mãos, mas tenha atenção.

Retire todo o excesso de produto, mas se a torneira não for automática, use uma toalha de papel para fechá-la ou antes de iniciar a lavagem, higienize a torneira com sabão ou álcool em gel 70%.

Após isso, o recomendável é secar as mãos com toalhas de papel descartáveis para evitar a contaminação de terceiros.

Se você sofre com mãos ressecadas, o ideal é utilizar um creme hidratante após algumas lavagens. Pois isso, isso vai evitar que você crie rachaduras que dão acesso direto ao vírus no seu corpo.

Quando lavar as mãos?

A recomendação é de sempre lavar as mãos antes e após o preparo de alimentos. Antes de comer, antes e após tratar qualquer machucado, principalmente em crianças.

E o básico que todos sabem: antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes, sempre depois de usar o banheiro ou após voltar da rua.