Cuidados durante a gravidez

A gravidez pode ser um momento emocionante para algumas mulheres, e a preocupações com os cuidados durante a gravidez são constantes.
Cuidados durante a gravidez

A gravidez pode ser um momento emocionante para algumas mulheres, e a preocupação com os cuidados durante a gravidez são grandes. Apesar de ser importante ter cuidado e se orientar sobre o que se pode fazer ou não durante a gravidez, esse não deve ser um momento de grande estresse. É preciso aproveitar e viver bem com esse momento tão importante, curtindo os momentos bons, entendendo que há também muitos momentos menos glamurosos do que filmes e revistas dizem, e buscando sempre se manter saudável e confortável. 

Alguns cuidados são necessários, mas não são motivo para grande alvoroço. As principais ações necessárias durante a gravidez estão listadas aqui. Ainda assim, é importante falar com seu médico, tirar suas dúvidas, e sempre manter os exames e consultas em dia. Para gravidez de risco, é preciso ter ainda mais cuidado. As precauções listadas aqui podem não ser o suficiente para esses casos. 

Além disso, é fundamental se informar e manter as consultas em dia para se ter certeza do que fazer nesse importante momento. Confira neste artigo quais são os principais cuidados para a gravidez sem riscos. 

Como funcionam os trimestres na gravidez?

Já viu alguma grávida falando sobre estar em tal semana da gravidez? Todo mundo se perde quando isso acontece, mas essa é uma contagem muito importante para a grávida. A gestação dura quarenta semanas. Essas semanas são, por conveniência, divididas em três trimestres. Isso facilita o acompanhamento médico e as orientações sobre o pré-natal, sobre a fase da gravidez e sobre as consultas e exames. 

Quais são os primeiros sintomas de uma gravidez?

Quais são os primeiros sintomas de uma gravidez

Há alguns sinais que podem indicar uma gravidez. O primeiro e mais comum é a ausência de menstruação. Entretanto, há outros que também podem indicar a gestação, como por exemplo:

  • Menstruação atrasada ou ausente

Esse é o sintoma ao qual as mulheres mais se atentam. A alteração da menstruação ou sua ausência podem significar uma gravidez. É preciso fazer um teste e consultar um médico para se ter certeza do que está acontecendo.

  • Corrimento vaginal rosa

Há muitos tipos de corrimento, mas o corrimento na cor rosa pode indicar vestígios de sangue da implementação do óvulo fecundado. Esse corrimento pode ocorrer até 3 dias após a relação sexual, podendo ocorrer, inclusive, minutos após a relação.

  • Corrimento mais espesso 

As alterações hormonais da gravidez podem gerar um corrimento mais espesso do que o comum. Por vezes, esse corrimento pode até mesmo ter cheiro. Entretanto, esse não é um sintoma suficiente para atestar uma gravidez: é preciso consultar um médico para investigar suas causas. 

  • Sono excessivo

A partir da segunda semana de gestação, um dos sintomas comuns é o sono excessivo. Com o corpo trabalhando para fornecer energia para o desenvolvimento do bebê, a gestante pode experimentar um cansaço e sono bem maiores do que o comum. De forma geral, a gestante precisa de mais de dez horas de sono para realmente repor a energia gasta durante o dia.

  • Mamas sensíveis

Os seios podem ficar muito sensíveis durante a gestação. Sobretudo nas primeiras semanas, os hormônios produzidos sensibilizam as glândulas mamárias, podendo ocorrer também o escurecimento da auréola. 

  • Aversão a cheiros

O olfato fica um pouco alterado durante a gestação, sobretudo nas primeiras semanas. Por isso, a mulher pode ter aversão a cheiros fortes, sobretudo de perfumes, gasolina, ou outros cheiros mais fortes.

Quais os cuidados que a gestante deve ter durante a gravidez?

Se você confirmou a gravidez, é hora de ter alguns cuidados para que esse período saia bem. É preciso cuidar de si e do bebê, incluindo algumas coisas na rotina e abdicando de outras durante esse período. Confira quais são os principais cuidados a se tomar.

Pré-natal

Fazer um acompanhamento médico é fundamental nessa etapa. Cada trimestre da gravidez terá suas especificidades, tornando necessário o acompanhamento por um profissional para que tudo ocorra da melhor forma possível. São várias consultas e exames que mantêm a saúde da gestante e do bebê. O acompanhamento ajuda também a entender as diferentes fases da gestação e a lidar melhor com elas.

Bateria de exames

Há uma bateria de exames que deve ser feita durante cada fase da gestação. Inicialmente, exames como a tipagem sanguínea, hemograma, exame de urina, identificação de possíveis DSTs, testosterona, ureia e creatinina fazem parte dessa bateria de exames do primeiro trimestre. Depois disso, é preciso acompanhar dados como a altura do útero, a curva glicêmica, hemograma periódico, etc. O trimestre final exige exames como o de hepatites, análise de cultura vaginal e retal. São muitos exames, mas é necessário mantê-los em dia para acompanhar sua saúde e a do bebê durante a gestação. 

Alimentação balanceada

Manter uma alimentação saudável também é muito importante durante a gravidez. Grávidas estão mais propensas a problemas como aumento de pressão, além de que o bebê precisa desses nutrientes de uma dieta saudável para se formar. Por isso, acompanhar sua alimentação e quais vitaminas e nutrientes você está ingerindo é muito importante. 

Atividades físicas

Fazer atividades físicas leves é muito bom para a gestante. Para melhorar o sistema cardiovascular, evitar o ganho excessivo de peso e ter benefícios para a mãe e para o bebê, é possível fazer exercícios leves como alongamento, yoga, hidroginástica, natação, ou caminhadas e exercícios em bicicletas ergonométricas. 

Repouso

Durante a gestação, é preciso garantir o descanso adequado, com horas suficientes e qualidade do sono. Além disso, o repouso durante a gestação inclui evitar carregar peso.

Quais os principais exames de gravidez no primeiro trimestre?

Quais os principais exames de gravidez no primeiro trimestre

O primeiro trimestre é o que exige mais exames à gestante, pois é quando seu quadro será definido, o médico a conhecerá e prescreverá as melhores instruções de acordo com os resultados de seus exames. Os principais exames desse período inicial são:

  • Papanicolau (citologia cérvico-vaginal)
  • Tipagem sanguínea e fator Rh; 
  • Teste de Coombs indireto nas pacientes Rh negativo; 
  • Hemograma; 
  • Exame de Urina 
  • Urocultura e antibiograma
  • Exame de fezes
  • Sorologia as principais DSTs e para hepatites
  • VDRL
  • Sorologia para toxoplasmose (IgG e IgM); 
  • Testosterona
  • Cortisol basal
  • Painel diagnóstico da doença hipertensiva específica da gestação (DHeG)
  • TGO
  • TGP

A partir desses exames iniciais, o médico e a gestante conhecerão melhor o estado da gravidez, tomando cuidados direcionados quando necessários.

O que não pode fazer durante a gravidez?

Há algumas abstenções necessárias durante a gravidez, dentre as quais pode-se citar não consumir bebidas alcóolicas ou cigarro, não se automedicar, ter cuidado com quais chás tomar e em que quantidade. Veja em detalhes abaixo.

Bebidas alcoólicas

O álcool pode ser muito prejudicial para a formação do bebê, sobretudo se ocorrer a Síndrome Alcoólica Fetal. Essa síndrome pode causar retardo mental e malformações perigosas para o feto. Por isso, não se deve ingerir nem um pouco de álcool durante a gravidez. 

Bebidas alcoólicas
Cigarros

Cigarros

O cigarro prejudica tanto a gestante quanto o bebê. Podem ocorrer malformação aumenta a chance de o bebê nascer antes do tempo, além de aumentar o risco de trombose venosa profunda da gestante. Nada de cigarros durante a gestação!

Não se automedicar

Automedicar-se não é adequado para ninguém. Durante a gestação, é ainda mais importante ficar atento a isso, não tomando nenhum medicamento por conta própria. Uma sugestão é desde o início já questionar seu médico sobre quais analgésicos podem ser tomados em caso de uma dor de cabeça ou muscular, ou quais medicamentos tomar em casos de dores que não necessitam consulta. 

Não se automedicar

Isso porque muitos medicamentos podem ser prejudiciais tanto para a gestante quanto para o feto. Só o médico poderá dizer quais medicamentos são adequados para se tomar durante sua gestação.

Consumo excessivo de chás e cafeína

Consumo excessivo de chás e cafeína

É preciso atentar-se à quantidade e a quais chás se toma durante a gravidez. Isso porque alguns chás podem ser abortivos, sobretudo quando tomados em excesso. Converse com seu médico para saber a frequência e os sabores de chá adequados para a gestação. Além disso, evite o excesso de cafeína, pois o seu excesso aumenta os riscos de um aborto espontâneo ou de baixo peso do bebê.

Sintomas normais durante a gravidez

Há alguns sintomas que são bem comuns durante a gravidez e que ocorrem por causa das mudanças que ocorrem no corpo. Dentre esses sintomas, podem ser citados: 

  • Dor nas costas. Sobretudo nos últimos meses de gravidez, é comum sentir dor na lombar. Para aliviar a dor, recomenda-se exercícios leves como a hidroginástica ou o alongamento, sempre acompanhados por um profissional. 
  • Falta de ar. Também comum nas últimas semanas, a falta de ar ocorre porque o útero expandido pressiona o diafragma. 
  • Dor de cabeça. A mudança do eixo de postura da gestante causa tensão muscular e, comumente, dor de cabeça na grávida. Alongamentos no pescoço e acupuntura são algumas formas de aliviar a dor, mas é importante consultar o médico para checar se tudo está bem. 

Todos esses sintomas, além de alguns outros conhecidos como cólicas e enjoos, são comuns durante a gestação. Ainda assim, a grávida não deve omitir nenhum sintoma ou desconforto de seu médico, sempre garantindo que ela seja orientada sobre o que é melhor fazer para seu caso em específico.

Quais as dores mais comuns na gravidez

Quais as dores mais comuns na gravidez

As dores mais comuns durante a gravidez são dores nas costas, dor de cabeça e desconforto ou inchaço nos pés. Além disso, é comum ter alguma falta de ar, que costuma amenizar e ficar suportável quando a gestante está em repouso. Também é comum ocorrer alguns poucos sangramentos em pequena quantidade, mas o médico deve ser informado sobre qualquer um desses sintomas. 

Qual a fase mais crítica da gravidez?

O primeiro trimestre é o mais sensível da gravidez. Em geral, é nesse período em que problemas podem aparecer no embrião, sendo a fase em que defeitos que possam comprometer a vida do bebê são mais suscetíveis de ocorrer. Ainda assim, muitas mulheres falam sobre o risco de um parto no oitavo mês de gravidez, e temem o parto prematuro, mas é o início da gravidez que é considerado o mais crítico. 

Como evitar estrias na gravidez

As estrias de gestação são temidas pela maioria das mulheres. Elas são marcas naturais do esticamento da pele pelo crescimento da barriga, e podem surgir apenas no final da gestação. Se você é uma das mulheres que quer evitar essas estrias, hidratação é a palavra-chave do seu autocuidado. 

Em primeiro lugar, beba muita água. Manter a pele saudável não é só sobre cremes, mas também sobre uma alimentação e muita, mas muita água mesmo. Além disso, abuse de hidratantes sobretudo os mais espessos. Óleos e massagens circulares também são recomendados. Crie um ritual próprio para usar esses produtos ao menos três vezes ao dia, e não dispense produtos específicos para evitar estrias durante a gestação. É muito mais fácil evitar estrias – ainda que requeira muita disciplina para usar os produtos adequadamente. 

Confira também nosso artigo: Como evitar estria na gravidez

Conclusão:

A gestação é um período muito bonito, mas que requer alguns cuidados. Não só a preparação para a chegada de seu bebê, para a criação de uma nova vida são preocupação das gestantes, mas também sua própria saúde, sua autoestima e cuidado durante os nove meses de gestação são questões que ficam na cabeça das grávidas. 

Por isso, é preciso colocar-se em situações confortáveis, cobrando menos de si, evitando carregar peso, abrindo mão de cigarro e álcool durante esse período, além de tomar cuidados básicos e fazer acompanhamento médico. 

Também é importante ter pessoas que te façam bem por perto. É nessas horas que se sabe quem ficará em sua vida! Compartilhe todos os sintomas com seu médico e busque uma forma de extravasar tudo o que você sente com esse turbilhão de hormônios que estão sendo produzidos na gestação. 

Se informar é fundamental, sabendo quais são os riscos, quais exames fazer, o que se pode ou não fazer fica muito mais fácil ter uma rotina saudável e confortável para você. Cuide-se!