CURIOSIDADE – ESQUECER PARA LEMBRAR

 

Sabia que nossa memória apresenta algumas curiosidades? É isso mesmo, você sabia, por exemplo, que a memória saudável não necessariamente é aquela que se lembra de tudo? Na verdade é até bom que esqueçamos daquilo que não é importante. Existem pessoas que enfrentam problemas exatamente por se lembrarem de tudo a todo momento. Isso pode causar incômodos para esse indivíduo porque ele guarda fatos irrelevantes na cabeça.

41d77b0e85e4ab9a3729f7ba78be3b14a05ecb6aQuando esquecemos de algo, estamos renovando a memória deixando-a mais higienizada para acumular mais informação útil. É verdade que para se atingir esse tipo de conhecimento, temos de estar em constantes mudanças de atividade, proporcionando ao cérebro a oportunidade dele viver e armazenar experiências diferentes, fazendo assim um maior número de ligações entre os neurônios. Fazer sempre a mesma coisa atrofia o cérebro causando até perda da memória que você já possuía. Por isso é importante desenvolver atividades distintas ao longo do dia.

Outra coisa interessante é o fato de se preservar o descanso já que temos estágios diferentes do sono. Conseguindo atingir o estado do sono mais profundo estamos fazendo funcionar as ligações do cérebro, e também é uma forma de atingir os diferentes níveis de memória que existem no ser humano.

Descobri também que um método interessante para aprender um idioma é estabelecer uma rotina de estudo, estudar um tempo e depois ir descansar. Dessa forma a capacidade de absorção do conteúdo aumenta bastante.

Assim fica claro que o segredo para estar com a memória em dia, não é investir somente em um tipo de coisa, viver experiências diferentes é muito mais saudável para a mente e para o corpo como um todo.

Até mais, Gabriel Ábalos