Dias das bruxas halloween

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é uma data festiva americana em que crianças saem às ruas pedindo por doces. Além disso, muitas festas temáticas...
Dias das bruxas halloween

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é uma data festiva americana em que crianças saem às ruas pedindo por doces. Além disso, muitas festas temáticas acontecem na data de 31 de outubro para celebrar o Halloween, sendo esta data comemorada por pessoas de todas as idades em diversos países do mundo. Mas quando surgiu o Halloween? Qual é o seu significado, origem e como ele se popularizou? Confira todos os detalhes neste artigo super completo da Feitiços.

Origem do Halloween

A origem do Halloween é uma festa originária das Ilhas Britânicas que logo se popularizou nos Estados Unidos e se espalhou por diversos outros países. A teoria mais aceita é de que essa comemoração se deu a partir da comemoração dos celtas em homenagem aos mortos, em um ritual chamado Samhain. Essa comemoração celta marcava o fim do verão e a passagem de ano dessa cultura. 

Ainda assim, existem diversas outras teorias e origens em outras culturas que mostram como o Dia das Bruxas é popular. São várias formas de se celebrar – ou de se amedrontar – com o dia em que os mortos podem andar pela Terra.

Essa data é comparada, por exemplo, com o Dia de los Muertos mexicanos, que também é uma data em que se celebra a vinda dos mortos, ou com o Dia de Finados, em que se presta homenagem a quem não está mais entre nós. 

Origem pagã

Origem pagã

O ritual Samhain das Ilhas Britânicas é justamente o que é considerado a origem pagã do Halloween. Esse ritual consistia de uma semana de festividades, em que o dia dos mortos (o que se tornou o Halloween) era um dos dias mais importantes. Para o povo celta, a barreira entre o mundo dos vivos e o dos mortos se quebrava nesse dia, podendo os mortos vagar pela Terra nesta data. 

Fogueiras eram acendidas para comemorar o Samhain e também para manter afastados os mortos que vagavam pelo mundo.  As pessoas também se fantasiavam assustadoramente para espantar os espíritos. Esse é um dia também de celebrar a colheita na cultura celta e de concentrar uma série de festividades. Nessa cultura, o Halloween seria também um dia para celebrar a deusa YuuByeol, que era símbolo da perfeição celta.

Origem católica

paga halo

Há teorias que apoiam que o Halloween tem origens diversas para além da cultura pagã celta. Nessa teoria, o Dia das Bruxas teria origem na vigília do ano litúrgico para celebrar os mortos e os santos (hallows), além de celebrar outros mártires e os fieis que já morreram. A celebração desses santos e mártires, a All Hallow’s Eve, seria a origem do que conhecemos hoje como Halloween. 

Significado da palavra Halloween

Entende-se que a palavra Halloween é derivada da All Hallow’s Eve (Vigília de todos os Santos), que se desenvolveu para All Hallowed Eve e All Hallow Een, até se tornar a palavra Halloween. 

O que se comemora no halloween atualmente?

Atualmente, o Halloween é o dia das Bruxas, data em que se presta homenagem aos mortos, precedendo o Dia de Finados em muitos países. Além disso, é um festival popular em muitos países, em que crianças saem às ruas pedindo doces em casas, com a popular pergunta “doces ou travessuras”. Também é um festival tema de diversas festas, em que as pessoas se fantasiam e a decoração é bem característica: abóboras com rostos, morcegos, aranhas e fantasmas para dar o tema de Dia das Bruxas.  

Como o festival chegou à América?

Como o festival chegou à América?

A Irlanda passou por um período crítico por volta de 1845, conhecido como A Grande Fome. Mais de 1 milhão de irlandeses imigraram para os Estados Unidos para fugir dessa grave crise, levando várias tradições e festividades de sua cultura para a América.

Tradições do Halloween

Existem diversas tradições populares no Halloween. Decorar as casas com luzes, com abóboras com cortes de rostos assustadores, fantasias e várias outras tradições se tornaram fortes nos Estados Unidos e têm, cada vez mais, sido disseminadas mundo a fora. 

Trick or treat

A tradição de “trick or treat”, ou seja, doces ou travessuras, vem de um costume europeu em que os cristãos iam em busca de “soul cakes” (bolos de alma) para dedicar aos falecidos no dia de Finados. Ela se popularizou na forma de doces ou travessuras, em que as crianças ameaçam fazer travessuras em sua casa caso não lhes sejam dados doces. 

Trick or treat 1
fantasias

Fantasias

Como parte dos costumes para espantar os espíritos, criou-se a tradição de as pessoas se fantasiarem de diversas formas. As fantasias estão cada vez mais criativas, sendo algumas horripilantes, outras engraçadas, mas sempre com muitas ideias novas para as festividades.

Jack-o’-lantern

As Jack-o’-lanterns são as populares lanternas de abóbora em que se corta o formato de um rosto assombroso na abóbora e em que se tira o miolo para colocar uma lanterna dentro e fazer uma sombra assustadora. É uma tradição que surgiu nos Estados Unidos e que é símbolo do Halloween.

Jack o lantern
historias de terror

Histórias de terror

Outra tradição do dia das Bruxas é contar histórias de terror, sobretudo para crianças e adolescentes. Há histórias mais históricas passadas de geração em geração, ou histórias inventadas e novas. Algumas pessoas, inclusive, assistem filmes de terror no Dia das Bruxas.

Visita a locais mal-assombrados

E o que seria mais assustador para o Halloween do que visitar locais mal-assombrados? Cemitérios e casas abandonadas são os locais favoritos para enfrentar o medo e ir visitar lugares mal-assombrados no Dia das Bruxas.

locais mal assombrados
Festas tematicas halloween

Festas temáticas

Festas com o tema de dia das Bruxas são populares em vários países, inclusive nos Estados Unidos, contando com decoração temática, fantasias, ponches e bebidas, além de jogos e travessuras para todas as idades.

Símbolos do Dia das Bruxas

O Halloween é cheio de símbolos e ícones, sendo os mais populares os seguintes:

  • Bruxas e seres mágicos
  • Abóboras, velas e luzes
  • Gatos pretos
  • Morcegos
  • Aranhas
  • Fogo/fogueiras
simbolos halloween

Dia das Bruxas no Brasil

O dia das Bruxas no Brasil consiste, basicamente, em festas temáticas, onde as pessoas se fantasiam e reproduzem vários dos símbolos da celebração tradicional. Em alguns pontos do país, sobretudo em condomínios mais fechados e de classe alta, as famílias reproduzem a caça aos doces com temática similar à norte-americana. 

Confira também nosso artigo: Limpeza e energização de pedras e cristais

Conclusão

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma excelente data para quem gosta de fantasias, histórias de terror, e muita diversão. São várias simbologias e tradições que tornam a data super especial. A data pode ser comemorada pelas mais diferentes idades e, independente de sua origem ou tradição, pode significar muita diversão!