Ebola Doença se alastra pela África com focos na Libéria e Serra Leoa. Mundo está em alerta para risco da doença.

O Ebola é uma doença originada na África. Está enfermidade pode ser contraída por meio do contato humano. Seu principal sintoma é a febre hemorrágica causada por secreções e sangramentos. Atualmente existem vários casos de Ebola no continente africano, os números de mortes são divergentes, mas estima-se que 1,4 milhões de pessoas poderão contrair o vírus até Janeiro de 2015 se não forem tomados os cuidados de combate necessários. O maior número de mortos são pessoas africanas comuns e médicos daquela região. A maior causa das mortes, é a precariedade dos equipamentos médicos disponíveis na África. Mas, se bem tratada a efetividade de cura do ebola é de 50%.

Brasileiros que estão em território africano são em sua maioria médicos voluntários do programa ciências sem fronteiras e de entidades de saúde que estão mais bem equipados que os médicos locais.
Fora da África existem casos da doença nos Estados Unidos e Espanha. Segundo o Ministério da Saúde o Ebola é difícil chegar ao Brasil, pois não há vôos diretos Libéria/ Brasil e Serra Leoa Brasil. Contudo, o órgão, está atento para qualquer eventualidade.
Em minha opinião tem de haver uma grande mobilização das pessoas no combate do ebola. Existem entidades de saúde que estão recrutando médicos voluntários para ajudar no combate. A Avaaz está recrutando voluntários para a erradicação do ebola (secure.avaaz.org/pó/ebola). Devemos ajudar e ficar alertas.

Até mais, Philô