Para os leigos, o esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar um sentido supostamente oculto.
Derivado do grego, o termo esotérico vem da expressão esotérikos “interno”, “oculto”. Isso se contrapõe a exotérico, em grego exotérikos, “externo”, “público”. Antigamente, esotéricos eram tudo aquilo que não podia ser mostrado, somente iniciados tinham acesso; e exotérico era tudo aquilo que podia ser de conhecimento de todos. Esoterismo é uma filosofia ou doutrina que por sua unidade e generalidade, transcende todos os dogmas e todas as formas, em busca do sentido mais racional e inteligível da vida, e de seus fenômenos e poderes latentes, para esclarecer e conciliar os múltiplos aspectos da verdade.
Na vida atual são muitos os elementos desconhecidos de muitas pessoas. Um exemplo seria o misterioso universo das plantas que silenciosamente traz muitas descobertas para quem as observa. Sendo assim, poderíamos pensar que o ato de presentear alguém, por exemplo, com uma rosa, tem um aspecto de feitiço esotérico para o amor entre duas ou mais pessoas; carrega consigo até a faceta fraternidade e também possui, porque não, um lado oculto. Digo isto, porque embora seja um gesto concreto (dar uma flor para uma ou mais pessoas), o significado disso pode gerar várias interpretações por parte daquele que recebe o presente. Na minha visão, ser amigo, praticar o bem e lutar por um planeta melhor, faz parte da filosofia de vida esotérica. Isso porque, todas essas coisas citadas não necessariamente dominadas por nós, reservando sempre um lado oculto e de feitiçaria.
E você mulher, não se acanhe, onde poderia descobrir seu lado oculto esotérico? Aonde ele pode se manifestar? Será que todos nós temos algo de esotérico ou até exotérico? Por que não adotar um pouco desse estilo de vida? É para se pensar.
Até mais, Gigi
Veja também o tema Numerologia – Entenda essa história
Fontes: Wikipedia
http://www.alumiar.com