FEBRE CHIKUNGUNYA É PARECIDA COM A DENGUE – CONHEÇA A DOENÇA TRANSMITIDA PELO AEDES AEGYPTI

O Brasil está em guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Esse bichinho tão pequeno transmite vários, vírus dentre eles a dengue e aquele que vamos abordar mais profundamente nesse artigo, o da febre chikungunya. Essa enfermidade mata com menos frequência que a dengue, embora seja muito mais danosa ao corpo humano. Em pessoas idosas, associada a outros problemas de saúde, pode contribuir para a morte. Mesmo assim, normalmente complicações sérias são raras, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa (ouvido pelo portal G1), A maior concentração de casos do vírus está em pessoas que estiveram ou estão no Haiti trabalhando em missões de ajuda humanitária ou outras atribuições. Saiba mais detalhes sobre a doença.

aedes albopictus 3

Como se pega o vírus

O vírus apresenta os mesmos padrões sazonais da dengue, ou seja, pode ser contraído através da picada dos mosquitos Aedes aegypti e do Aedes albopictus.

Por onde circula o vírus

Vem aparecendo na África e Ásia, mas recentemente foram detectados casos na Europa. É bom ficar atento. No Brasil o vírus também está presente.

1d22dea379771850abc5f063f9cb4da3

Como prevenir o vírus

A prevenção do vírus chikungunya segue os mesmos padrões da dengue, portanto evite água parada, use roupas claras e esteja sempre limpo, pois o mosquito transmissor gosta do suor.

Quando surgiu o vírus

Surgiu na Tanzânia, na década de 1950, e ganhou esse nome por significar em idioma marconde “tornar-se dobrado ou contorcido”

O governo brasileiro vem tomando medidas públicas de urgência para acabar com o problema. Por isso devemos ajudar na medida do possível com ações individuais. Contribua também, assim venceremos essa luta.

Até mais, Gabriel Ábalos