Halloween: Conheça sua origem e tradições

No Brasil, conhecido como Dia das Bruxas, o dia 31 de Outubro é visto por muitos como um dia de azar, mas será que a data realmente tem uma definição de mal agouro, de má sorte? Há muitas divergências em relação à verdadeira origem do Halloween. Cada cultura traz um significado diferente para o dia. Conheça agora cada uma delas!

Resultado de imagem para halloween

Halloween na Irlanda

A comemoração de origem irlandesa existe há mais de dois mil anos, e acredita-se estar ligada à festa que os antigos povos Celtas realizavam para despedir-se do verão. Além disso, a festividade comemorava o início do ano novo desta comunidade e as colheitas do ano anterior.

Esse festival era chamado de Samhain, que em sua tradução literal significa “fim do verão”, mas também era conhecido popularmente como Dia das Almas, dessa maneira, os Celtas acreditavam que no dia 31 de outubro, o mundo espiritual se ligava com o mundo material.

Halloween nos Estados Unidos

Nos EUA, o Halloween é comemorado um dia antes de 01 de Novembro, o Dia de Todos os Santos (no inglês, All Hallow’s Eve). O feriado comemora o dia dos mortos, e com o passar do tempo e a chegada do mundo moderno, foi se tornando mais popular. As fantasias simbolizam as almas e entidades que perambulam pela terra nesta data. Dessa maneira, hoje podem ser encontradas muitas lanternas de Jack esculpidas em abóboras na entrada das casas, e você confere a lenda a seguir.

Lanternas de Halloween

A lenda das lanternas de Jack contam a história de um bêbado brigão que não se importava com nada além da bebida. A estória conta que o Senhor das Trevas apareceu para Jack alegando que era sua hora, e que levaria sua alma para o inferno e foi nesse momento que o homem pediu um último desejo para o Diabo, que era mais um copo de bebida, mas Jack estava sem dinheiro e pediu que o demônio se tornasse uma moeda.

Inesperadamente, o bêbado, querendo ser mais esperto, colocou a moeda no bolso, junto a uma cruz, e obrigou a entidade a lhe dar mais um ano de vida, em troca de sua liberdade. O Diabo aceitou e Jack tentou passar este um ano sendo um homem melhor. Parou de beber, ficou mais tempo com sua família e ia à Igreja. No entanto, ao final do prazo, em um dia 31 de outubro, o Príncipe das Trevas retornou para pegar sua alma.

Novamente, Jack solicitou um último desejo: comer uma maçã. Enquanto Satã subia no galho mais alto da macieira para pegar o fruto, o homem riscou uma cruz no tronco da árvore. Preso na macieira, o Diabo aceitou a proposta de Jack: mais 10 anos vivo. Infelizmente, devido à vida boêmia que levava, morreu antes do tempo. Entretanto, Deus não queria o bêbado no Céu, e o Demônio, humilhado, também não o queria no Inferno.

Todavia, com pena da alma rejeitada de Jack, o Diabo lhe concedeu uma lanterna, para ajudá-lo a encontrar seu caminho. Então, por isso, todo dia 31 de outubro, os países onde o Halloween é tradição, as pessoas colocam lanternas com o rosto de Jack, para que sua alma encontre a luz.

Doces ou travessuras

Acredita-se que o “Trick or Treat” tenha origem europeia, com o costume chamado de “souling”. No Halloween, as pessoas saíam de porta em porta pedindo um pedaço de alma, que na verdade era um bolo com cobertura de groselha. Assim, quem pedia o “pedaço de alma”, fazia uma oração para os familiares falecidos de quem deu o bolo. Mas com o passar dos anos, o costume foi mudando e deu espaço para as crianças, que em todo Halloween colocam fantasias e saem às ruas para pedir doces.