Limpeza e energização de pedras e cristais

Limpeza e energização de pedras e cristais: Os poderes espirituais das pedras e cristais são muito fortes. Confira como energizar e limpar.
Limpeza e energização de pedras e cristais

Limpeza e energização de pedras e cristais: Os poderes espirituais das pedras e cristais são muito fortes. São elementos da natureza que carregam grande potencial de cura, reenergização e vitalidade, limpando ambientes e auras para que a pessoa que os possui tenha maior evolução no campo espiritual. Essa limpeza varre toda energia negativa, afastas espíritos obsessores e permite a aproximação de energias e espíritos benevolente e prósperos.

As pedras e os cristais podem ser formados por diferentes minerais que possuem suas propriedades específicas, cada um com um poder diferente para curar diferentes campos da sua vida permitindo que floresça a prosperidade.

As pedras e cristais são grandes aliados para quem gosta de praticar meditação rotineiramente. Abre os chacras e permite seu realinhamento.

Além do uso das pedras e da meditação, deve- se imaginar um campo envolvendo todo seu corpo, com um raio mais estirado puxando o ponto mais alto da sua cabeça, esse campo possui cor violeta e dourada, que são as cores com o mais alto poder de cura. Mentalize essas cores enquanto medita e utiliza as propriedades das pedras e cristais.

As pedras e os cristais podem ser usados em ambientes, na prática de meditação, em banhos de limpeza e de reenergização, em jogos de tarot, como amuletos e muito mais.

Para cada pessoa há pedra, cristal ou mineral mais indicado, que também pode estar relacionado com os signos do zodíaco. Nesse texto iremos abordar algumas utilizações de pedras e cristais, as suas propriedades e como mantê-los limpos e com boas energias, bem como quais minerais podem ser utilizados juntos e quais devem ser usados sempre separadamente. Está pronto para adentrar o universo dos minerais?

Pedras, Cristais e Minerais: O que são?

Chamamos de pedra qualquer material natural inorgânico que possui qualquer tipo de composição e que sofreu algum tipo de erosão ou fragmentação. Pode ser composto por um mais minerais.

Define-se por cristal qualquer composto natural inorgânico que possui estrutura cristalina. Os cristais naturais são extremamente incríveis pois são perfeitamente lapidados pela própria natureza, podendo ter as mais diversas composições. Os cristais de cada mineral possui sua própria forma. Por exemplo, o cristal de quartzo é formado num sistema cristalino hexagonal, enquanto o zircão possui sistema cristalino tetragonal, isso reflete na sua estrutura externa.

Os minerais são estruturas inorgânicas naturais com sistemas cristalinos bem definidos, podendo ser formados por um único elemento químico ou por combinações de elementos. Por exemplo, temos o cobre, que é um mineral formado por um único elemento, e também temos a malaquita, que é composta por uma combinação de elementos, inclusive por cobre.

O que são pedras e cristais energizados

As pedras e cristais energizados são objetos com capacidade de limpar energias negativas de ambientes, pessoas e até mesmo animais de estimação, algumas são tão poderosas que conseguem transmutas energias ruins e converter em energias positivas. E  ainda há também as pedras capazes de atrair energias boas. 

Quase todas as pedras e cristais tem poderes, cada a sua forma, que auxiliam na evolução espiritual dos indivíduos. 

Para que seus poderes estejam sempre potencializados é necessário esporadicamente limpar as pedras e cristais, e em seguida reenergizá-los. Mas não precisa entrar em pânico com isso, porque é muito fácil e preparamos um guia mostrando o passo- a- passo para que você possa manter suas belezuras sempre emanando positividade e prosperidade. 

Algumas pedras indispensáveis para toda bruxinha que quer evoluir espiritualmente mas que ainda não está muito por dentro do assunto:

Cristal de Quartzo branco

O quartzo branco possui um alto potencial de limpeza, dos produtos esotéricos supera até mesmo o sal grosso quando se trata de limpar casa, pessoas e animais domésticos de energias negativas e obsessoras.

limpeza e energização de pedras e cristais
limpeza e energização de pedras e cristais

Vassoura de bruxa

A vassoura de bruxa é a cianita preta, uma pedra com alto poder de limpeza e proteção que pode ser usada para limpar aura e ambientes. É uma pedra indispensável para quem quer varrer da sua vida espíritos mesquinhos.

Ametista

A ametista é uma das pedras mais interessantes quando se trata de limpeza espiritual, ela possui o poder da transmutação, pois é capaz de transmutar energias negativas em energias do bem. Requer uma maior atenção quanto à sua limpeza e reenergização, mas que vale muito a pena.

limpeza e energização de pedras e cristais
limpeza e energização de pedras e cristais

Selenita

A selenita é um cristal muito peculiar e interessante. É variedade de calcita, possui aspecto vítreo e fibroso. É a pedra da paz sendo considera o mineral mais puro do ponto de vista espiritual. Altamente recomendada para uso como amuleta, além de ser linda, podendo ser usada como pingente num colar.

Olho de tigre

É uma pedra de caráter fibroso com coloração amarela, castanha e preta. É uma pedra muito relaxante e que ao mesmo tempo possui poder de estimular o intelecto. Ajuda a aflorar talentos pessoais, afasta inveja e reforça parcerias. Fala sério, o que você tá esperando para conseguir uma imediatamente?

limpeza e energização de pedras e cristais
limpeza e energização de pedras e cristais

Quartzo Rosa

O quartzo rosa é considerado a pedra do amor, trazendo para perto o bem amado e também adocicando relacionamentos, além de facilitar o desenvolvimento do amor-próprio. Essa pedra transmite amorosidade incondicional e vale a pena tê-la no seu lar, ou utiliza-la como amuleto.

Pedra da Lua

A pedra da lua é uma das pedras mais lindas e serenas que existe. Pode e deve ser usada como adorno e amuleto pela exuberância e por exalar feminilidade. Ajuda aflorar e equilibrar a energia feminina que cada ser carrega em si. É uma pedra da natureza dos cancerianos.

limpeza e energização de pedras e cristais
limpeza e energização de pedras e cristais

Pirita

A pirita, apesar de ser conhecida vulgarmente por ouro de tolo pelo de muitas pessoas confundirem-na com ouro, é um sulfeto de ferro que da perspectiva esotérica é considerada a pedra/cristal da prosperidade.

Hematita

Essa pedra auxilia na harmonização da mente, ajuda a eliminar crenças limitante e promove um enorme crescimento pessoal. Materializa elementos espirituais em forma física e ajuda a tratar compulsões. Não deve ser utilizada por longos períodos de tempo.

limpeza e energização de pedras e cristais

Porque tenho que limpar e energizar

As pedras e os cristais são elementos naturais com um grande poder de curar por filtrarem/absorverem energias ruins, ou mesmo transmutá-las e dessa forma devem ser limpas de tempos e tempos para que nenhuma energia indesejada permaneça ali. A limpeza é simples e evita que em algum momento você corra o risco de reavivar essas energias no seu lar, ou permitir que elas atraiam mais negatividade pra sua vida.

Após realizar a limpeza, é necessário reenergizá-las para que suas propriedades curativas possam continuar lhe ajudando no seu autoconhecimento e evolução tanto pessoal quanto espiritual.

Como limpar pedras e cristais

As pedras e cristais são filtros essências para retirar energias negativas do seu lar, da sua aura e de perto dos seus bichinhos de estimação, dessa forma é imprescindível que você tome os devidos cuidados para que elas continuem lhe auxiliando para que sua jornada seja próspera e harmônica. É necessário salientar que após o processo de limpeza elas devem ser reenergizadas para que suas propriedades curativas sejam devidamente reestabelecidas.

  1. Coloque os cristais e pedras separadamente em um recipiente, se possível de vidro.
  2. Ponha água mineral ou filtrada até que cubra totalmente os cristais ou pedras.
  3. Deixe-as de molho durante um dia inteiro (24 horas)
  4. Lembre de marcar no relógio o horário exato em que foram submersas para garantir que ficarão exatas 24 horas de molho sendo limpas.
  5. Após 24 horas despeje na terra a água utilizada e seque suas pedras e cristais com um pano branco limpo.
  6. Pronto. Suas pedras e cristais estão limpos!

Bom, como bem sabemos, há pedras e cristais de todo tipo de composição química e dessa forma, alguns não podem ser colocados na água pois isso pode deteriorá-los ao longo do tempo, como é o caso da calcita, que é um mineral relativamente susceptível a ser diluído em água por ser um carbonato. Mas não se desespere, vamos te ensinar uma outra forma de limpar esse tipo de material.

  1. Coloque sua pedra/cristal num recipiente bem limpo, de preferência de vidro.
  2. Coloque sal sobre o cristal até cobri-lo por completo.
  3. Deixe o material soterrado pelo sal pelo período de 24 horas.
  4. Marque o horário em que a pedra ou cristal foi “soterrado” no sal, garantindo que você possa saber o horário exato de retirá-los no horário certo após 24 horas exatas.
  5. Se possível, coloque-os num local que permita que estejam sob a “observação celestial”, ou seja, com a janela aberta, ou porta, ou mesmo deixe-os descansar na sua varanda
  6. Após as 24 horas, retire as pedras do recipiente.
  7. Jogue o sal na terra, ou enterre em algum vaso de um plantinha que você tenha e casa
  8. Passe um pano branco e limpo nas pedras e cristais.
  9. Pronto! Suas pedras e cristais estão limpos de toda e qualquer energia maligna!

Limpar com qual frequência

A frequência com que cada cristal deve ser limpo varia de acordo com o seu uso. Cristais e pedras que são usados no corpo devem ser limpos antes e após cada uso.

Já as pedras e os cristais utilizados em ambientes podem ser limpos diariamente, semanalmente ou mesmo quinzenalmente, ou anda mensalmente. Essa frequência varia de acordo com sua disponibilidade e com as energias que você estiver sentindo em seu lar. Se as coisas estão difíceis, tente limpar com mais frequência. Se tudo estiver ok, não problema em diminuir a frequência das limpezas. Apenas não esqueça de realizar esse processo, pois ele é muito importante, assim como a reenergização.

Como energizar pedras e cristais

Como energizar pedras e cristais

As pedras e os cristais são elementos naturais formados por processos inorgânicos e possuem as mais variadas composições. Anteriormente, apresentamos passo-a-passo de como limpá-los. Após garantir que não há mais nenhuma energia indesejada nesses objetos, tendo seguido o nosso guia rápido de limpeza de cristais e pedras, iremos ensiná-lo como energizá-los novamente para que possam reestabelecer suas propriedades de cura, limpeza e purificação.

Sol

Nada mais reenergizante seja para animais, plantas ou mesmo pedras do que a exposição ao sol. Deixe suas pedrinhas sob a luz solar durante um dia inteiro que dessa maneira elas estarão prontas novamente para serem utilizadas mantendo as energias à sua volta de forma harmônica.

Lua

Uma fonte poderosíssima também de energia é a luz do luar, você pode deixar seus cristais sob o toque sereno de um intenso luar uma noite inteira que eles estarão cem por cento prontos para afastar de você, da sua família e do seu lar qualquer energia negativa. 

Terra

Um outra alternativa para energizar seus cristais é enterrá-los e deixa-los sob o acalanto da mãe Terra durante um dia inteiro. Esse processo ajuda a limpar resquícios de negatividade e a alimentar seus cristais de todos os nutrientes espirituais para que possam ser novamente utilizados como auxiliadores no seu processo de evolução espiritual e pessoal.

Incenso

Você também pode utilizar incensos energizantes para reestabelecer as energias das suas pedras. Defume-as com incenso como os de arruda e alecrim que elas estarão prontas para puxar positividade para junto de você.

Cristais

Também é possível utilizar outros cristais energizantes para reestabelecer as energia dos cristais e pedras que foram limpos, para isso é necessário o uso de drusas de cristais, que serão usadas para energizar pedras e cristais menores. A selenita também pode reenergizar outros cristais ou pedras.

Cristais que não podem ficar juntos

Para garantir o equilíbrio da sua mente e do seu lar é necessário conhecer a energia específica de cada cristal, dessa forma, alguns cristais, embora tenham boas energias, devem ser mantidos separados a fim de manter um bom equilíbrio entre essas energias. Afinal, todo excesso pode ser prejudicial.

Segue abaixo alguns cristais que devem ser mantidos distantes:

  1. Pirita;
  2. Bornita;
  3. Selenita;
  4. Turmalina;
  5. Cianita;
  6. Rosa do deserto;
  7. Topázio;
  8. Opala;
  9. Âmbar;
  10. Pedra da lua.

Tipos de pedras energizadas

Segue abaixo uma lista de pedras energizadas que você deve ter em casa para que sempre tenha boas vibrações em seu lar.

  1. Quartzo verde: Saúde
  2. Ágata: Cura
  3. Malaquita: Otimismo
  4. Rutilo: Abre caminhos
  5. Obsidiana: Proteção
  6. Água marinha: Tranquilidade
  7. Esmeralda: Jovialidade

Tipos de cristais energizados

  1. Turmalina Negra: Proteção
  2. Zircão: Cura e aterramento espiritual
  3. Citrino: Abundância
  4. Ametista: Transmutação
  5. Selenita: Purificação
  6. Aragonita: Equilíbrio
  7. Cianita: Poder de concretizar ideias

Confira também nosso artigo: O que é esoterismo

Conclusão

Cada indivíduo ao trabalhar no seu crescimento pessoal e na sua evolução espiritual colabora com o crescimento e a evolução espiritual de toda a humanidade. Existem várias maneiras de desenvolver-se e há vários recursos disponibilizados pela natureza para nos auxiliar, dentre esses recursos estão as pedras e os cristais, que foram apresentados aqui de uma forma bem sucinta. 

Esperamos que esse texto possa ajudá-lo a ter uma ideia de como os cristais trabalham para estabelecer o equilíbrio da mente e do corpo, como devem ser utilizados, quais cuidados ter com os mesmos, e os benefícios gerados pelo seu uso. A Feitiços Aromáticos agradece a sua leitura e deseja prosperidade e harmonia a você e à sua família.