NOVEMBRO AZUL CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul, Campanha de prevenção ao câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha que, surgiu na Austrália em 2003 e atualmente acontece em todo o mundo no mês de novembro para a conscientização e prevenção às doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata. No Brasil o Novembro Azul surgiu com o Instituto Lado a Lado pela vida, chamando a atenção para a necessidade dos homens se prevenirem contra o câncer de próstata. No Brasil inteiro prédios e monumentos são iluminados com a cor azul para dar ênfase à campanha lembrando aos homens a importância de se realizar exames preventivos contra a doença, que é a segunda mais comum entre os homens, que está atrás apenas do câncer de pele. Sendo um tumor maligno, é essencial a atenção para prevenir e evitar a doença que cresce a cada dia no Brasil.
Resultado de imagem para novembro azul homemSegundo o Instituto Inca (Instituto Nacional de câncer Jose Alencar Gomes da Silva) o câncer de próstata (adenocarcinoma de próstata): é considerado um câncer de terceira idade, porque atinge na maioria homens com mais de 65 anos de idade.

Como se prevenir do câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, localizada na parte baixa do abdômen, se situa abaixo da bexiga e à frente do reto e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é armazenada na bexiga é eliminada. A principal função da próstata é produzir uma secreção que serve de proteção para os espermatozoides (líquido prostático).

Um dos sintomas do câncer de próstata é o crescimento anormal da glândula, mas este câncer pode crescer lentamente permanecendo por vários anos sem sintomas, esse aumento da próstata leva à: dificuldade de urinar, jato de urina fraco, dor ao urinar e necessidade de urinar com frequência.  Não se sabe por que ele surge e entre os fatores de risco estão: Afrodescendência, história familiar positiva, obesidade, tabagismo.

A prevenção é a melhor maneira de evitar a doença, com exames como PSA (exame de dosagem sanguínea), ultrassonografia e toque retal, se pode detectar nas fases iniciais o problema e evitar a metástases que começa a provocar os sintomas.Resultado de imagem para novembro azul homem

O toque retal consegue identificar os tumores que crescem em direção ao reto, mas nem todos os cânceres iniciais são detectados por este método. É recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que os homens com mais de 45 anos com casos de doença na família ou negros e 50 anos para os demais, façam os exames de prevenção uma vez ao ano.

Quando um tumor de próstata é diagnosticado no início o paciente pode ser operado e fazer a radioterapia e se curar, evitando chegar a um ponto mais grave da doença. O importante é você homem, se conscientizar que deve cuidar da sua saúde sempre e fazer os exames de prevenção e estar atento a qualquer alteração anormal no seu corpo. Deixe de lado o preconceito e neste Novembro Azul, faça a diferença e se previna. O Tratamento, controle e prevenção da doença podem ser feitos gratuitamente pelo SUS (Sistema único de Saúde), ou consulte seu Urologista. Prevenir é tudo!

Até Mais

Por Fátima Mendes

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Novembro_Azul

http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata+/definicao

http://www.saude.mg.gov.br/saudedohomem