NOVEMBRO AZUL – DADOS COMPROVAM A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Começou  Novembro Azul, campanha que leva a bandeira da importância de se fazer os exames preventivos do câncer de próstata.

Para evidenciar o valor do Novembro Azul que começa no final do mês, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertam para a necessidade de se cumprir com a rotina de exames. O câncer de próstata é o sexto mais comum entre todos os tipos de cânceres existentes, representando 10% do total de diagnósticos da doença. Entre os homens é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele. Só por esse fato fica evidente a importância de se procurar um urologista.

Existem dois tipos de exames, o mais comum, o retal, não muito aceito pelos homens que, entre outros motivos, alegam medo de sentir dor e vergonha desse procedimento. O segundo tipo é o exame de sangue chamado PSA (antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela próstata e que apresenta níveis elevados nos casos de câncer). Os exames são complementares, a realização de um deles não exclui o outro. O PSA costuma falhar em 20%, já o toque retal por volta 35%. No entanto, a possibilidade de falha cai em 8% com a realização dos dois procedimentos.

Portanto não fique aí parado, é necessário estar atento a esse problema que prejudica a vida de muitos homens e pode ter seu risco de incidência reduzido com exames prévios. Apoie a campanha Novembro Azul, procure um hospital que adere à campanha que, repetindo, começa neste mês . Não perca tempo, respeite a sua saúde. A Feitiços Aromáticos apoia essa ideia.

Novembro azul VERSAO PORTUGUES