O PLANEJAMENTO ESSENCIAL PARA IR MORAR FORA DO PAÍS

Muitas pessoas tem como objetivo de vida um dia ir viver fora do Brasil, claro que sonhar é preciso, mas para realizar bem os sonhos e eles não se tornarem pesadelos é necessário um planejamento muito sério. Vamos abordar alguns pontos cruciais que não podem ser deixados de lado para alcançar os seus objetivos. Claro que tudo depende dos seus objetivos, sejam eles de estudo ou se mudar definitivamente para viver em um país novo o planejamento vem em primeiro lugar antes de qualquer outro passo para conseguir realizar seu sonho.

Falando-se em viagem uma das primeiras coisas é providenciar os documentos necessários e o principal deles é claro é o passaporte. Para fazer o passaporte se você não tem ainda deve faze-lo em algum Posto da Receita Federal, ou consultar o site da Receita Federal e buscar todas as informações que precisa.(http://idg.receita.fazenda.gov.br).
Resultado de imagem para morar fora do país

Dependendo do país que deseja ir uma coisa fundamental, principalmente se for viver nesse novo país é aprender bem a língua e sua cultura para ter uma boa integração no novo ambiente e sabendo bem a língua poderá conseguir trabalho  mais rapidamente. A língua é um fator muito importante para a adaptação e trabalho, então aprenda bem a língua do seu novo lar antes de partir, porque é a partir daí que tudo fica mais fácil para você. Para aprender a língua você pode frequentar cursos de idiomas, ou até mesmo fazer cursos gratuitos na internet ou até usar aplicativos no seu celular e também procurar cursos para estrangeiros no país onde estiver vivendo, existem muitos cursos que são gratuitos para os estrangeiros, procure se informar onde for viver.

Outra coisa imprescindível são os documentos relativos a seus estudos, vale lembrar que os diplomas e históricos escolares do Brasil, não valem fora do nosso país, para serem válidos é preciso validar esses documentos no Brasil antes de partir. O ideal é você procurar o Consulado do país que deseja ir no Brasil e se informar do que é necessário fazer antes de viajar. Mas já informo que vai precisar traduzir os documentos para a língua do país que deseja ir viver por tradutores juramentados e depois validar nos cartórios, mas tudo dependo do país que vai, por isso é de extrema importância se informar no relativo Consulado sobre todas essas regras burocráticas. Além de diplomas e históricos escolares, os documentos pessoais como certidões de casamento ou nascimento também precisam ser validadas antes de partir se for viver fora.
Resultado de imagem para morar fora do país

Para aqueles que tem uma profissão no Brasil e desejam exercer na nova pátria a sua profissão exercida no Brasil, o diploma relativo a essa profissão também terá que ser validado e você deve ver no consulado do país para onde deseja ir toda a documentação que você precisa providenciar para autenticar esse documento fora do país. É importante planejar bem, para evitar gastos desnecessários, porque pedir um documento quando você já estiver em outro país te sairá muito mais caro que providenciar tudo antes da partida.

Outro ponto importante que não deve ser esquecido é quanto a sua saúde, é aconselhável fazer um check up antes de partir para ver se a sua saúde está em dia e não ter surpresas depois e verificar se existem vacinas que são obrigatórias no país que você irá. Alguns países exigem vacinas que são obrigatórias e se você toma algum medicamento, deverá levar a receita médica com você e lembre-se de levar alguns medicamentos extras até conseguir a receita médica no país que for viver, porque em outros países muitos medicamentos só podem ser adquiridos com receita médica.

Se possue animais de estimação também deverá providenciar sua documentação, procure um veterinário que irá te dizer tudo o que deve fazer. O animal precisa estar com sua vacinação em dia para poder viajar e você precisa também ver com a companhia aérea as regras a seguir para poder levar seu animalzinho com você, mas veja tudo isso bem antes da data de sua viagem, poque pode demorar para conseguir essa documentação.

O dinheiro também é importante e o ideal é você ir se planejando nisso também e ir economizando para garantir um pouco mais de tranquilidade no país que você escolheu ir. O principal é você ter foco e metas para realizar seu sonho de viver fora, porque mesmo com tudo isso os primeiros meses podem ser bem duros, porque a adaptação é sempre uma transformação na sua vida. Lembre-se que terá que se adaptar com outra cultura com novos costumes e crenças diferentes dos seus, então se estiver com tudo em ordem terá mais tempo para se dedicar a conhecer a cultura e os novos hábitos do seu novo mundo.

Agora é só planejar bem e começar essa aventura de viver fora do país, que com dedicação e perseverança pode ser uma experiência maravilhosa com um bom planejamento e metas o seu sonho com certeza será realizado sem problemas.

E boa sorte!

Fontes:

http://idg.receita.fazenda.gov.br

http://viajandodireito.com.br/noticias/dicas-gerais-para-quem-vai-viajar-para-o-exterior-pela-primeira-vez