O que é Cisvestismo

Conheça um dos desejos das práticas da Parafilia. O Cisvestismo consiste na prática do uso de uniformes de profissões como fantasias sexuais.
o que cisvestismo

O cisvestismo é um fetiche em que a pessoa tem desejo sexual pelo uso em si ou em parceiros de fantasias, uniformes ou roupas específicas do gênero. É relativamente comum ver casais querendo apimentar a relação com roupas e role play, mas o cisvestismo atinge novos níveis. Confira tudo sobre o cisvestismo aqui.

O que significa Cisvestismo?

O cisvestismo é o impulso ou desejo sexual intenso por fantasias, uniformes, ou outras roupas temáticas como as de profissões, como fardas de policial, bombeiro, empregada, enfermeira, etc. Enquanto para alguns casais essa é uma prática para apimentar a relação, para quem tem a parafilia do cisvestismo o impulso é muito mais forte, assim como a excitação pelo uso dessas roupas. O uso de calcinhas por homens também é considerado um cisvestimo. 

Como funciona o Cisvestismo

Apesar de ser comum alguns casais quererem fazer role play com roupas especiais, o cisvestismo funciona como um impulso bem mais forte. O uso de calcinhas por homens, por exemplo, pode ser uma forma de reduzir a ansiedade e depressão, ou a canalização de outros impulsos que nem sempre são apenas sexuais. 

Qual a história do Cisvestismos

Não se tem data exata de um primeiro registro de cisvestismo, mas quem cunhou e estudou mais a fundo o tema pela primeira vez foi o sexólogo Magnus Hirschfeld. Desde então e também com o aumento da liberdade sexual, essa e outras parafilias têm sido mais estudadas. 

Principais fantasias da prática cisvestismo

O que é cisvestismo

As principais fantasias são: uso de calcinha por homens, fetiche em homens fardados (sobretudo policial e bombeiro), roupa de enfermeira, de empregada doméstica, e várias outras que remetem comumente a profissões ou cargos frequentemente estereótipos. 

Cisvestismo é considerado um transtorno psicológico?

Quando o comportamento fetichista é de uma amplitude menor, funcionando junto com o sexo consensual, não é considerado um transtorno psicológico. Em geral, o tratamento a fetiches é relacionado a impulsos de dimensão maior, não consensual ou que prejudiquem alguém. 

Parafilia e seus desejos

parafilias e seus desejos

Parafilia é todo comportamento onde o foco do prazer não é a cópula em si, não se baseia no prazer proporcionado pelos genitais, muitas vezes esses comportamentos podem ser tratados como doença ou como anormalidades. Porém, são mais comuns do que se pensa. Podem ser usados como preliminar ou como clímax para o prazer.

As pessoas que praticam alguma parafilia muitas vezes acabam sofrendo angústia pelo preconceito em torno do seu desejo. Qualquer prática sexual entre pessoas maiores de idade, plenas de suas faculdades mentais e com consentimento, devem ser respeitadas, desde que não prejudique outrem. 

Entretanto, existem os transtornos parafílicos, que são perversões e que devem ser tratados por psiquiatra, ou mesmo ter prejuízos legais, como a pedofilia, o voyerismo e o exibicionismo. Além disso, as parafilias quando se tornam uma perversão, ou obsessão devem ser tratadas por um especialista.

Sadomasoquismo

É uma prática que resulta da combinação entre o sadismo (prazer em causar dor/humilhação) e o masoquismo (prazer em sofrer/ser humilhado). Essa prática é uma das parafilias mais famosas e comuns, e muito diversa. Possui várias vertentes. Foi tema do filme Cinquenta tons de cinza, que ajudou a difundir a prática. 

Os sadomasoquistas utilizam da dominação um sobre o outro para atingir o prazer, podendo ou não ter uso de violência consentida, uso de chicotes, algemas, prática de bondage ou apenas humilhação ou subserviência. Alguns casais adotam essas práticas tanto na prática sexual quanto na vida cotidiana. 

Cada casal estabelece suas próprias regras, que devem ser seguidas. No caso em que o prazer é obtido pela dor física, costuma ser usada uma palavra de segurança que deve ser dita quanto o limite de dor é ultrapassado.

Travestismo

Prática que consiste em vestir-se caracterizado como o sexo oposto para obtenção de prazer. Não está relacionado com a orientação sexual. É mais comum em homens, que são chamados de “cross dressers”. Em alguns casos, o prazer é obtido individualmente.

Claustrofilia

A claustrofilia consiste no prazer em sexo em lugares fechados e apertados, podendo estar relacionado ao sadomasoquismo, utilizando jaulas e gaiolas para a transa. Pode ser usada como uma espécie de punição erótica.

Infantilismo

O infantilismo é a parafilia em que há o desejo em vestir-se como criança e agir como tal. Muitas vezes essa prática é confundida com a pedofilia, embora sejam totalmente distintas. No caso do infantilismo, o adulto desempenha um papel infantil. Pode ser praticado individualmente ou com o parceiro. Geralmente o infantilista será cuidado pelo parceiro, que terá de trocar suas fraldas e dar mamadeira.

Podofilia

A podofilia é a prática onde o foco do prazer está relacionado aos pés do parceiro. Os pés podem ser beijados, cheirados, lambidos e até mesmo utilizados nos genitais um do outro. Também há quem goste de ser pisoteado, ou que pulem em cima de si. É uma prática muito diversa. 

Para alguns, apenas olhar os pés já causa excitação. cada podólatra tem sua preferência, alguns curtem pés pequenos, outros pés gigantes. Há quem se excite com pés bem cuidados,e  outros com pés sujos. Há quem prefira ver a parceira num salto alto, e quem prefira pés descalços. Há uma gama de opções.

Flatofilia

Um vídeo adulto brasileiro com cenas de flatofilia viralizou há algum tempo, trazendo ao debate comum esse fetiche. A flatofilia consiste no desejo ou fetiche de ver, cheirar ou ouvir o parceiro enquanto ele solta gases É um tipo de parafilia e pode, por vezes, ser realizada com os próprios gases sendo soltos.

Odaxelagenia

Essa prática, embora muitos não saibam, também é um tipo de parafilia. Consiste em sentir prazer em morder ou ser mordido para obter prazer, porém sem causar sofrimento. Dessa forma não está relacionado a práticas sadomasoquistas.

Erotografomania

Consiste no desejo em ler ou escrever textos de amor ou eróticos. Alguns gostam de ler ou escrever e em seguida praticar sexo.

Confira também nosso artigo: O que é flatofilia

Conclusão:

O cisvestismo é um fetiche que não deve levar a maiores problemas dependendo de sua proporção. O importante é que os desejos e práticas sexuais sejam sempre consensuais, não prejudiquem ninguém e leve o casal ao prazer sem causar danos externos. Há vários tipos de fetiches, cada pessoa deve se conhecer e entender o que funciona para si.