O que é diversidade de gênero

Confira esse artigo e entenda melhor o que é diversidade de gênero e o que a ciência e os novos estudos dizem
O que é diversidade de gênero

Entenda melhor o que é diversidade de gênero e o que a ciência e os novos estudos dizem.

A diversidade de gênero é um assunto muito polêmico e pouco entendido pela maioria das pessoas. Costuma ser frequentemente confundido com  a orientação sexual do indivíduo, mas não é bem isso. Nesse texto explicaremos brevemente o que é a diversidade de gênero e os danos causados pelo preconceito contra a mesma.

A orientação sexual está relacionada ao qual gênero o indivíduo se sente sexualmente atraído. Por exemplo, um indivíduo heterossexual sente atração por um indivíduo do sexo biológico oposto ao seu, enquanto um homossexual é definido como o indivíduo que sente atração por pessoas do mesmo sexo.

Algumas orientações sexuais

Heterossexual

Atração por indivíduos do sexo oposto.

Homossexual

Atração por indivíduos do mesmo sexo.

Bissexual

Atração por indivíduos de ambos os sexos

Pansexual

Atração por pessoas independentemente do sexo ou da sua identidade de gênero.

Assexual

Não sente atração sexual por nenhum sexo ou gênero.

Agora que você sabe o que é a orientação sexual podemos começar a diferenciar do gênero. A diversidade de gênero pode ser compreendida resumidamente como a identidade de gênero com o qual o indivíduo se identifica, e isso não necessariamente interfere na sua orientação sexual. Por exemplo, um homem com orientação homossexual não necessariamente será feminino. 

É apenas um homem que sente atração por outros homens. Com relação ao gênero, podemos exemplificar com o caso de um indivíduo com sexo biológico masculino que não identifica como tal, suponhamos que sua identidade de gênero seja feminina. Dessa forma trata-se de uma mulher trans. Essa mulher trans pode sentir atração por outras mulheres ou por homens. Viu a orientação sexual e a diversidade de gênero são coisas completamente distintas?

Já sobre ostipos de gênero, existe muita diversidade..Estima-se que existam cerca de 31 gêneros.

Cisgênero

Trata-se do indivíduo que se identifica com o seu gênero biológico.

Transgênero

É um indivíduo que se identifica com o gênero biologicamente oposto ao seu.

Travesti

São indivíduos que se identificam com algumas características do sexo biologicamente oposto ao seu, mas que conseguem conviver com seus genitais sem que isso lhes traga algum prejuízo psicológico pelo órgão em si.

Intersexualidade

Ocorre quando o indivíduo nasce com o gênero biológico indefinido, podendo ter características dos dois sexos. Por exemplo, órgãos sexuais masculinos e órgãos sexuais internos femininos.

Mais à frente iremos explicar mais alguns gêneros conhecidos, afinal apenas a informação é capaz de contrariar o preconceito. No primeiro semestre de 2021 pelo menos 80 pessoas transexuais foram mortas brutalmente no Brasil por conta da sua identidade de gênero. Os indivíduos com gêneros diferentes dos biológicos ainda são muito marginalizados pela sociedade tendo assim poucas oportunidades de estudo e emprego.

Quando surgiu a identidade de gênero? 

O termo ideologia de gênero surgiu entre a década de 90 e os anos 2000. Foi utilizado em discursos de católicos fundamentalistas em reação ao movimento feminista, pois segundo eles o feminismo contraria os valores da família tradicional cristã. O termo ideologia de gênero não é utilizado no meio acadêmico, mas sim por grupos conservadores.

O conceito de identidade de gênero surge em 1968, quando o psiquiatra Robert Stoller estabeleceu as diferenças entre sexo e gênero. Para ele, o sexo era configurado por características biológicas, enquanto o gênero seria configurado por elementos sócio-culturais e históricos.

Robert Stoller realizou estudos com crianças hermafroditas ou intersexos e analisou os efeitos da criação das mesmas com sua identidade de gênero. As crianças que eram educadas a seguir os comportamentos de um determinado gênero seguiam agindo segundo o que lhes foi ensinado toda a vida, mesmo havendo cirurgias para designar biologicamente seu sexo, contrariando a sua educação, elas seguiam tendo o comportamento que foram ensinadas a ter. Stoller chegou à conclusão de que seria mais fácil mudar o sexo de um indivíduo do que o seu gênero.

De certa forma, suas pesquisas e conclusões vão de encontro à famosa frase de Simone de Beauvoir: “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”, revelando a influência dos aspectos sócio-culturais e históricos quanto à identidade de gênero dos indivíduos. Vale salientar que embora vários fatores possam influenciar na identidade de gênero do indivíduo não se trata de uma escolha. É algo que foge à sua vontade. Dessa forma, tentar negar sua identidade de gênero pode gerar muito sofrimento e até mesmo levar a pessoa a cometer até mesmo suicídio.

O que a ciência diz sobre gênero?    

Ainda não há consenso acerca da diversidade de gênero. São abordadas por diversas áreas do conhecimento como a psicologia, filosofia e biologia. Cada uma tenta entender e explicar essa diversidade à sua maneira, mas não há nenhuma teoria consolidada. A única coisa que tem-se consenso é de que o gênero não está relacionado apenas às características biológicas do indivíduo, e nem à sua orientação sexual. E que não trata-se de uma escolha auto-infligida.   

Quantas identidades de gênero existem?      

Quantas identidades de genero

Gender Bender (Gênero fronteiriço) 

Bi-Gendered (Bi-gênero)     

Indivíduo que se identifica com o masculino e feminino, ou que se mescla características de ambas.  

Cross-Dresser

Indivíduos que vestem-se de acordo com o sexo oposto no dia- a-dia ou para determinadas situações. 

Drag-King

Uso de elementos característicos masculinos para a performance de um estereótipo. 

Female-to-Male (Fêmea-para-macho) 

Homens trans em processo de redesignação sexual e tratamento hormonal. Também podem ser utilizados os termos Femme Queen ou FTM.

Drag-Queen

Uso de elementos característicos femininos para a performance de um estereótipo. A cantora Pabllo Vittar é uma drag queen.

Femme Queen 

Mulheres trans em processo de redesignação sexual e tratamento hormonal. Também podem ser utilizados os termos Female-to-Male ou FTM.

FTM

Sigla de Female-to-Male. Homens trans em processo de redesignação sexual e tratamento hormonal. Também pode ser utilizado o termo Femme Queen.

Male-To-Female (Macho-para-fêmea) 

Mulheres trans em processo de redesignação sexual e tratamento hormonal. Também pode utilizar o termo MTF.

Genderqueer

Indivíduos que não seguem estereótipos de gênero. Podem ser pessoas das mais diversos gêneros. Confunde-se com o termo Gender Bender/Blender.

MTF  

Sigla de Male-to-Female.

Non-Op   

O termo refere-se às pessoas transgêneros que não realizaram a mudança de sexo ou que não tem interesse em fazê-lo. Non-Op significa de forma abreviada Sem Operação.

Male-To-Female (Macho-para-fêmea) 

Hijra 

Termo utilizado para referir-se ao terceiro gênero exclusivamente na Índia. Entende-se como terceiro gênero a quebra de estereótipos masculinos e femininos para a expressão de gênero.

Pangender (Pangênero)         

Manifestação de diversos gêneros no mesmo indivíduos, alguns ainda sequer reconhecidos, podendo ocorrer simultaneamente ou um de cada vez. A modelo e atriz Cara Delegvigne é uma famosa que identifica-se como pangênero.

Transexual/Transsexual          

É um indivíduo que se identifica com o gênero biologicamente oposto ao seu. Valentina Sampaio é uma modelo trans famosa que foi a primeira transexual a tornar-se uma andel da Victoria Secrets.

Trans Person (Pessoa trans)  

É um indivíduo que se identifica com o gênero biologicamente oposto ao seu. É um outro termo para transexual/transgênero.

Woman (Mulher)

Indivíduo que nasceu com características biológicas femininas e se identifica com as mesmas. Está incluso na categoria cisgênero, assim como o homem que se identifica com seus órgãos masculinos de nascença.

Man (Homem)

Indivíduo que nasceu com características biológicas masculinas e se identifica com as mesmas. Está incluso na categoria cisgênero assim como a mulher que se identifica com seus órgãos femininos de nascença.

Butch/Bofinho

Mulheres com expressão de gênero masculina. Podem ser todas os gêneros, mas é mais comum serem lésbicas. Seguem um estereótipo masculino no dia-a-dia.

Two-Spirit (espírito duplo)

Termo utilizado para referir-se ao terceiro gênero, aquele que não segue estereótipos masculinos e nem femininos, nas tribos norte-americanas.

Third Sex (Terceiro sexo)

O terceiro sexo pode ser entendido como indicíduos que não seguem estereótipos de gênero seja masculino ou feminino. São conhecidos em diversas culturas por termos próprios, Pelos indígenas norte-americanos são chamados de dois espíritos e de Hijra pelos indianos. Existem outras definições em outras culturas, mas de forma geral iremos designá-las como terceiro sexo.

Trans

Trans é mais um termo para referir-se a indivíduos transexuais ou transgêneros, que como dito anteriormente, são pessoas que se identicam com o sexo biolocamente oposto ao seu de nascimento.

Agender (sem gênero)

São pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros conhecidos, seja por não se sentirem contempladas ou por desconhecerem sua existência. Podem ou não querer ser tratadas por pronomes neutros. Utiliza-se de roupas que podem ser consideradas unissex. Muitas marcas tem desenvolvido coleções com esse conceito.

Gender Fluid (Gênero fluido)

 Indivíduos com identidade de gênero fluida, podendo adotar um gênero para cada dia ou para cada situação, podendo ou não ser binário. Não necessariamente adotará o gênero feminino ou masculino. Pode ser qualquer um dos gêneros.

Androgyne (andrógena)

Pessoas que identificam-se com um gênero ambíguo, um meio termo entre o masculino e o feminino. Um famoso andrógeno é o vocalista do Culture Club, Boy George.

 Gender-Gifted

É um sinônimo para Genderqueer. Indivíduos que não seguem estereótipos de gênero. Podem ser pessoas das mais diversos gêneros.

Gender Blender

Indivíduos que não seguem estereótipos de gênero e ocorre uma mistura dos mesmos. É sinônimo de gender bender.

Non-Binary Transgender (transgênero não binário)  

Pessoas que não possuem identificação de gênero binária, sendo compreendidos nesse termo o conjunto de gêneros não- binários.

Femme

Mulheres que seguem expressão de gênero de acordo com o estereótipo feminino, podendo ser cis ou trans. Também pode ser usado para referir-se a lésbicas muito femininas, que também podem ser chamadas de lady.

Androgynous (Andrógeno)

Pessoas que identificam-se com um gênero ambíguo, um meio termo entre o masculino e o feminino. Um famoso andrógeno é o vocalista do Culture Club, Boy George.

Person of Transgender Experience (Pessoa em experiência transgênero)    

Sinônimo de transexual/transgênero/trans. Pessoa que vivencia a transgeneridade.

Confira também nosso artigo: O que é sexualidade

Conclusão

A desinformação e a ignorância geram o preconceito. Tentamos através desse texto elucidar brevemente o que é a identidade de gênero, explicar um pouco sobre os 31 tipos de gênero conhecidos até o presente momento e esclarecer as diferenças entre identidade de gênero e orientação sexual que geralmente costumam ser confundidas. 

É preciso salientar que tanto o gênero como a orientação sexual não são escolhas do indivíduo. Dessa forma, muitos sofrem e reprimem quem são por medo do que a sociedade lhes causa por não seguirem um estereótipo social. A cada dia, indivíduos com as mais diversas orientações sexuais e diversidade de gênero tem maior visibilidade, mas tudo a custo de muita luta e dor. 

A jornada tem sido longa e difícil e ainda há um longo caminho a se trilhar para que tenham um espaço na sociedade de igualdade e respeito. A diversidade de gênero não surgiu recentemente, ela sempre existiu, mas apenas agora ela começa a ser mais conhecida e abertamente exposta. Cada indivíduo tem o direito de ser que é e ser tratado com o devido respeito, bem como seguir qualquer que seja sua orientação social, independentemente de credos.

É inegável que a desinformação e o fundamentalismo religioso gera vários prejuízos e sofrimento a quem não segue determinados padrões. Não é de hoje que a religião serve como norte para manutenção de padrões algumas vezes absurdos, que geram dor e sofrimento, contrariando a mensagem essencial de todas as religiões e credos que é a prática do amor.